O Balé Teatro Castro Alves (BTCA), em ação conjunta com a Coordenação de Dança da Diretoria das Artes da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), abriu nesta segunda-feira, 19 de julho, as inscrições para o ano II do Laboratório de Criação e Realização em Artes Cênicas (LAB BTCA) – Solos. A inscrição é gratuita, voltada exclusivamente para artistas da Bahia e segue até o dia 25 de julho, domingo.
Para concorrer a uma das 15 vagas, as pessoas interessadas deverão preencher formulário disponível no link https://bit.ly/LabBTCASolos, que ficará disponível nos perfis da Funceb nas redes sociais (@funceboficial) e no site www.fundacaocultural.ba.gov.br. A participação nas aulas garante certificação e oferecem a experiência de criação de um produto artístico, incluindo as dinâmicas de gestão e produção.
Artistas iniciantes, desde que tenham mais de 18 anos e residam em território baiano, podem fazer sua inscrição. As atividades do LAB BTCA – Solos acontecerão remotamente, através da plataforma Zoom Meeting, ao longo do mês de agosto, com início dos trabalhos no dia 2, segunda-feira. As aulas serão às terças e quintas, das 17h30 às 19h. Esta ação objetiva consolidar um processo formativo de artistas empreendedores e realizadores, a partir de aulas, ensaios e mostra didática.
Serão realizados dois encontros virtuais semanais, momento em que os artistas participantes são instruídos pelos seus bailarinos-orientadores, integrantes do corpo artístico do Teatro Castro Alves (TCA). Ao final, haverá uma mostra virtual, apresentando os resultados das atividades. Já que todas as atividades acontecerão virtualmente, é imprescindível que os artistas participantes disponham dos aparelhos necessários e de conexão com a internet.
A equipe do BTCA e a Coordenação de Dança/DIRART da Funceb farão uma análise dos inscritos, considerando o tempo de experiência na dança e a disponibilidade para participar inteiramente do processo. O resultado será divulgado entre 29 e 30 de julho no site do BTCA e da Funceb.
O LAB BTCA tem parceria da Coordenação de Dança da Funceb e da Diretoria de Espaços Culturais (DEC) da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult/Secult), órgão responsável pelo desenvolvimento de políticas públicas culturais nos 27 territórios de identidade do Estado. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail da coordenação de Dança da Funceb ([email protected]).
BTCA – Companhia pública de dança contemporânea fundada em 1981, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) tem direção artística de Ana Paula Bouzas e é um corpo artístico estável do Teatro Castro Alves (TCA), vinculado à Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA). Conta no seu repertório com mais de 90 montagens de importantes coreógrafos. Em sua história recente, destacam-se “Lub Dub” (2017), “Urbis in Motus” (2017), “Tamanho Único” (2018), “CHAMA: Coreografia para artistas incendiárixs” (2018) e “A História do Soldado” (2019), esta em parceria com a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA). Em 2020, em meio à pandemia da Covid-19, BTCA e OSBA mais uma vez se conectaram para promover colaborações artísticas em parceria, estreando seis criações inéditas encenadas e transmitidas ao vivo pela internet e TVE Bahia, dentro do projeto “Voltando aos Palcos”.
Ascom/ TCA