O processo eletivo nas escolas da rede estadual de ensino na Bahia foi finalizado, nesta sexta-feira (25), com a escolha dos líderes e vice-líderes representantes de cada um dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs). Assim como ocorreu nas etapas anteriores, as eleições territoriais mobilizaram toda a comunidade escolar por meio de votações on-line, protagonizadas pelos estudantes.
Em Riachão das Neves, o estudante Éric Ramiro de Oliveira, de 18 anos, 3º ano, do Colégio Estadual Professor Ivardo Pereira, após ser eleito líder de sua turma, da escola e do município, também foi eleito líder do Núcleo de Barreiras (NTE 11). “Fico muito gratificado, porque isso é um sinal de que meus colegas têm total confiança em mim. Como líder, irei desenvolver as competências socioemocionais para a vida dos colegas e, junto com os gestores, pretendo ampliar o uso das tecnologias na educação, valorizar o trabalho dos professores e o aprendizado dos alunos”, disse.
A estudante Ellka Souza, de 15 anos, 2º ano, do Colégio Estadual Dom João Muniz, localizado no município de Santana, foi eleita a líder do Núcleo de Santa Maria da Vitória (NTE 23) e, também, é líder de sua turma, escola e cidade. “Ser líder é uma responsabilidade enorme pelo fato de estarmos representando não só a escola, mas também diversos alunos da região. Ter sido eleita mostra que as ideias de propostas que eu e a minha vice tivemos juntas são positivas”, comentou.
As eleições estudantis começaram no dia 10 de maio com a escolha dos representantes de classe, passando também pelas etapas escolar e municipal. O processo faz parte das novas ações da Secretaria da Educação do Estado (SEC) para incentivar o protagonismo estudantil na gestão democrática da educação na escola, no município e no Território de Identidade.
Fonte: Ascom/ SEC