Mais uma obra de contenção de encostas foi entregue pelo governador Rui Costa na manhã desta terça-feira, dia 1°, em Salvador. Com a intervenção, que recebeu recursos da ordem de R$ 2,5 milhões, as chuvas não vão mais colocar em risco os cerca de três mil moradores do entorno da Rua José Hipólito, no bairro de São Caetano.
A obra foi realizada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder) e integra o Programa Estadual de Prevenção de Desastres Naturais, em execução pela companhia, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).
A solução proposta para a intervenção na Rua José Hipólito foi a execução de painéis com solo grampeado e com retaludamento e revestimento vegetal, além de passeio e serviço de drenagem com canaletas, tubulação e descida d’água.
Contenção de encosta
Desde que o programa teve início, em 2014, 68 localidades de Salvador e três de Candeias já foram beneficiados com investimentos que ultrapassam o valor de R$ 120 milhões. Nas obras de contenção realizadas pela Conder são utilizadas técnicas definitivas para construir a estrutura e, assim, evitar que ocorram deslizamentos nas 109 áreas de risco alto e muito alto que estão sob a responsabilidade da empresa, a exemplo dos bairros de Cajazeiras, Palestina, São Cristóvão, Castelo Branco, Bela Vista do Lobato, Liberdade, Paripe, Alto do Peru, Pau da Lima, Pirajá, Plataforma, Beiru, Coutos, ente outros. Em Candeias foram construídas contenções nas ruas Cajueiro, Santa Clara e Sarandi.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: Raul Rodrigues