Morreu na manhã desta segunda-feira, dia 20, na cidade de Ilhéus (BA), o médico Gilmar Calasans Lima, 55 anos, primeiro profissional de saúde a falecer vítima do novo coronavírus na Bahia. Ele trabalhava no setor de internamento do Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, e foi diagnosticado com Covid-19 no dia 16 desse mês.
Natural de Salvador, Dr. Gilmar trabalhou no começo de sua carreira no Pantanal – como médico tenente, depois voltou para a Bahia, onde trabalhou em Ibotirama, posteriormente em Santo Antônio de Jesus, em 2019 em Alagoinhas e ultimamente estava trabalhando em Ilhéus.
Em Santo Antônio de Jesus Dr. Gilmar atendeu no Hospital e Maternidade Luís Argolo e no Hospital Regional. A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus emitiu uma nota de pesar em solidariedade aos familiares e amigos de Dr. Gilmar. “Neste momento de saudade e reflexão, manifestamos os nossos sentimentos a familiares, amigos, colegas e a todos que tiveram a oportunidade de conhecê-lo”.
Após testar positivo para Covid-19, Dr. Gilmar iniciou o processo de quarentena, mas como tinha histórico de hipertensão desregulada, apresentou um agravamento no quadro de saúde. Ele procurou ajuda no hospital onde trabalhava, mas não houve tempo para ser regulado.
Fonte: Tribuna do Recôncavo