Monsenhor Juraci Gomes de Oliveira é nomeado bispo da Diocese de Amargosa

Monsenhor Juraci Gomes de Oliveira é nomeado bispo da Diocese de Amargosa - eventos-catolicos, destaque, amargosaFoto: Reprodução/ CNBB

O Papa Francisco nomeou na manhã desta quarta-feira, dia 31, o cônego Juraci Gomes de Oliveira – até então vigário-geral da Arquidiocese de Salvador – como o novo bispo da Diocese de Amargosa, na Bahia. O comunicado oficial foi feito pelo Cardeal Dom Sergio da Rocha antes da Santa Missa celebrada na Igreja Sagrada Família, da Cúria Metropolitana de Salvador, templo no qual o cônego Juraci pastoreia como capelão.

Na Diocese de Amargosa o anúncio foi feito na Igreja Matriz de Santo Antônio, em Santo Antônio de Jesus, pelo administrador diocesano Padre Nelson Franca. Na ocasião, Padre Nelson informou que a sagração episcopal de Juraci será realizada no dia 29 de julho em Salvador, enquanto a sua posse como bispo deverá acontecer em agosto – mês de aniversário da Diocese de Amargosa.

Vale lembrar que essa é a primeira vez, desde 2005, que um sacerdote do clero da Arquidiocese de Salvador é nomeado bispo pelo Santo Padre.

Biografia

Cônego Juraci Gomes de Oliveira é filho de Vicente Gomes de Oliveira e Rita Maria de Alencar. Nasceu no dia 19 de agosto de 1956, em Catolé do Rocha, na Paraíba. Ingressou no Seminário dos Capuchinhos em Maceió (AL), onde concluiu o Ensino Médio. Depois, foi transferido para Natal (RN) e, mais tarde, para Recife (PE), onde cursou Filosofia e Teologia. A formação teológica foi concluída fora do seminário. Em 1987, retornou ao seminário, ingressando na Sociedade Joseleitos de Cristo, na cidade de Tucano (BA). (mais…)

Papa Francisco completa uma década à frente da Igreja Católica

Papa Francisco completa uma década à frente da Igreja Católica - eventos-catolicosImagem de Günther Simmermacher por Pixabay

Em 13 de março de 2013, o arcebispo Jorge Mario Bergoglio se tornava Francisco, o Papa. Esta segunda-feira, dia 13, marcou os 10 anos de sua eleição para líder da Igreja Católica. Sucessor da abdicação inesperada de Bento XVI, seu pontificado tem sido de menor conservadorismo e maior aproximação aos fiéis. Aos 86 anos, Francisco superou os “dois ou três anos” que imaginou para seu papado, julgado inicialmente como de transição para um outro pontífice. O argentino, primeiro latino-americano a ser Papa, é considerado uma figura simples e de apelo popular, enquanto enfrenta certa oposição da ala conservadora da igreja.

Neste mês, em entrevista ao podcast Vatican News, Francisco disse que renunciaria caso graves problema de saúde o impedissem de administrar suas funções junto aos fieis. No entanto, pontuou também que os papas devem tentar manter sua atividade por toda a vida e que o título de Papa Emérito – adotado quando um papa decide abdicar, como foi o caso de Bento XVI – não poderia ser tornar “uma moda”. Durante sua primeira década de pontificado, tem feito pregações críticas ao modelo social e econômico pautado pelo neoliberalismo, com constantes reivindicações por maior justiça social, proteção da natureza e defesa dos migrantes.

Em janeiro, em uma entrevista à agência de notícias Associated Press, declarou que as leis que criminalizam a homossexualidade eram “injustas” e que “ser homossexual não é crime, mas pecado”. A fala gerou polêmica e o fez voltar atrás em nota, sublinhando que “toda criminalização não é boa nem justa”. “Quando eu disse que é pecado, estava simplesmente me referindo ao ensinamento moral católico que diz que todo ato sexual fora do casamento é pecado”, se explicou.

Metro1

Papa Francisco empossa 20 novos cardeais; dois são brasileiros

O papa Francisco participou no último sábado, dia 27, no Vaticano, da cerimônia de posse de 20 novos cardeais da Igreja Católica, dois dos quais são brasileiros: o arcebispo da Amazônia, Dom Leonardo Steiner, e o de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa.

O chamado Consistório Ordinário Público, reunião em que são empossados novos cardeais, foi realizado na Basílica de São Pedro, e pode ser visto na página da Santa Sé na internet. O consistório deste ano deve auxiliar o papa na decisão sobre pedidos de canonização.

Com as posses, o Brasil passa a ter oito integrantes no Colégio Cardinalício, corpo responsável por tomar as principais decisões e, na prática, ocupar cargos e funções ativas na administração do Vaticano.

Metro1

Novenário inicia festejos de Santo Amaro de Ipitanga, padroeiro de Lauro de Freitas

Novenário inicia festejos de Santo Amaro de Ipitanga, padroeiro de Lauro de Freitas - noticias, lauro-de-freitas, eventos-catolicos, bahiaFoto: Divulgação

As celebrações do padroeiro de Lauro de Freitas, Santo Amaro de Ipitanga, começaram nesta quinta-feira, dia 06, com o início do novenário em homenagem ao santo. No próximo dia 15, a paróquia completa 414 anos. Durante nove dias os encontros acontecerão no Centro Paroquial São João Paulo II, às 18h30 de segunda a sexta, e no sábado e domingo às 18h.

A cada noite, um convidado fará a reflexão baseada no tema central “Santo Amaro, coração movido pela caridade” inspirado na primeira Carta de São Paulo aos Coríntios e na Carta Encíclica Deus é Amor, do Papa Bento XVI. O pároco da Igreja Matriz, padre Anastácio Gilberto de Jesus, Santo Amaro de Ipitanga destaca que o santo foi escolhido como padroeiro da cidade em 1608. “As pessoas escolheram o santo devido as suas virtudes da santidade, principalmente por aqueles que recorriam a ele para a cura do corpo e da alma. A fé dele e o desejo de servir a Deus o fez ser seguido por fiéis até hoje no município de Lauro de Freitas”.

As homenagens ao santo e à Igreja Matriz, que é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), acontecem respeitando os protocolos sanitários para evitar o contágio da gripe e Covid-19. É exigido o uso de máscaras e será disponibilizado álcool em gel.

G1/ Bahia

Padroeira da Bahia, Nossa Senhora da Conceição será homenageada em Salvador

A padroeira da Bahia, Nossa Senhora da Conceição, será homenageada na Basílica Santuário dedicada a ela, em Salvador. Serão realizados festejos e um novenário. A abertura da celebração será no domingo, dia 21. Já o novenário terá início no dia 29 deste mês e seguirá até 7 de dezembro.

No dia oficial da santa, 8 de dezembro, haverá missas a cada uma hora. Toda a programação será transmitida, ao vivo, pelo canal da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, na internet. A solenidade de Cristo Rei do Universo, celebrada no domingo, vai marcar a abertura da festa, com missa às 7h30, presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida.

Ainda no domingo, haverá o hasteamento das bandeiras e, em seguida, uma carreata, que vai sair da Basílica e passará pelo Comércio, Avenida Carlos Gomes, Corredor da Vitória, Barra, Ondina, Rio Vermelho, Amaralina, Pituba, retornando para a Basílica. Já de 29 de novembro a 7 de dezembro os devotos poderão participar da novena, que acontecerá sempre às 19h, mediante agendamento prévio através do telefone (71) 3038-6250.

G1/ Bahia

Cardeal Dom Sergio da Rocha receberá Pálio Arquiepiscopal pelas mãos do Núncio Apostólico no Brasil

Cardeal Dom Sergio da Rocha receberá Pálio Arquiepiscopal pelas mãos do Núncio Apostólico no Brasil - eventos-catolicosFoto: Thiago Leon/ Santuário Nacional

A vestimenta litúrgica é utilizada somente pelo Papa, por cardeais, bispos metropolitanos e primazes

O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, receberá o Pálio Arquiepiscopal no dia 6 de novembro, em Missa celebrada na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador, localizada no centro histórico da capital baiana, às 9h. A imposição do pálio será realizada pelo Núncio Apostólico, representante do Papa Francisco no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, e a celebração eucarística será transmitida, em tempo real, pelo canal youtube.com/arquidiocesedesalvador e pela Rede Excelsior de Comunicação (AM 840 e FM 106,1).

Derivado do latim (pallium), o pálio é uma vestimenta litúrgica que consiste em uma faixa de lã branca recebida por cada arcebispo metropolitano, dotada de rico simbolismo. Possui cerca de cinco centímetros de largura, dois apêndices, um na frente e outro nas costas, e seis cruzes bordadas com lã preta, recordando as chagas de Cristo. O pálio simboliza a unidade com o Papa, sucessor de Pedro. Colocado sobre os ombros do arcebispo, representa também a ovelha carregada pelo pastor, sinal da missão pastoral em comunhão com a Santa Sé.

Além do Papa, somente os arcebispos metropolitanos recebem o pálio, podendo usá-lo somente na própria arquidiocese e nas dioceses que compõem a sua província eclesiástica. A Província Eclesiástica de São Salvador da Bahia, além da própria Arquidiocese, é composta pelas dioceses de Alagoinhas, Amargosa, Camaçari, Cruz das Almas, Eunápolis, Ilhéus, Itabuna e Teixeira de Freitas-Caravelas. Um ano antes da confecção do pálio, dois cordeiros são criados pelos monges trapistas da Abadia de Tre Fontane, em Roma, para no dia 21 de janeiro, data em que a Igreja celebra a festa de Santa Inês, serem abençoados pelo abade geral, conforme acontece desde 1644. (mais…)