O Terminal Rodoviário da cidade de Ubaíra no Vale do Jiquiriçá está com um novo e atraente visual, graças a parceria da Prefeitura Municipal com a APROARTE (Associação dos Produtores e Artesãos de Ubaíra), que viabilizou a instalação do stand permanente com produtos artesanais, com destaque para o artesanato feito a partir da fibra da bananeira, realizado através do Projeto Mulheres de Fibra, gerando novas possibilidades de divulgação.

A Associação surgiu em 2015 inspirada em um modelo de um Projeto existente em feiras livres e funcionava na Praça São Vicente, centro de Ubaíra. A APROARTE faz parte do Núcleo Diretivo do Território do Vale do Jiquiriçá, do Conselho Gestor do Sebrae e preside a Federação de Associações de Artesãos do Estado da Bahia. Graças a esta Parceria, a Associação dos Produtores e Artesãos de Ubaíra  está com sua sede no Terminal Rodoviário Miguel Leal Andrade, desde o dia 26/01/2019, viabilizando novos rumos e a valorização dos produtos artesanais.

A Presidente da APROARTE, Ana Lisboa, também presidente da Federação de Artesãos do Estado da Bahia, reconhece que o escoamento do artesanato nas cidades pequenas é difícil, depende de outros fatores, incluindo a educação mercadológica, destacando portanto o empenho e a ação do prefeito Fred Andrade em prestigiar e valorizar a arte local, possibilitando a exposição e comercialização destes produtos neste local de acesso a cidade, permitindo uma nova visibilidade aos seus moradores e visitantes.

Ana Lisboa, incansável na luta pelo fortalecimento e valorização do artesanato, destaca também a atuação da Associação em outros segmentos da Cultura, promovendo e apoiando a realização de atividades no Território do Vale do Jiquiriçá como o 1ºMovimento Hip Hop e o 1º Festival de Economia Solidária do Vale do Jiquiriçá, demonstrando grande satisfação com esta parceria.

Texto: Maria do Carmo/ Tribuna do Recôncavo

Foto: Divulgação