O Tribuna do Recôncavo ouviu nesta última sexta-feira (26), o senhor Damião Santana dos Santos, 60 anos, residente na localidade do Taquaro, próximo ao Barla-Vento, zona rural de São Felipe, no Recôncavo baiano.
Além de passar por sérios problemas de saúde, como uma ferida na perna causada por uma úlcera, Damião ainda enfrenta o desafio de cuidar de 85 gatos deixados pelo seu irmão Cosme dos Santos, que faleceu no mês de março, ambos eram gêmeos.
Segundo Damião, a maior dificuldade no momento é manter os felinos, pois, quando o seu irmão era vivo ambos dividiam as despesas. “Eu comprava um saco de ração e ele comprava outro. Hoje, se eu for dar só ração gasta uns R$ 450 reais por mês, porque três sacos de ração não dar para 30 dias”. Ainda de acordo como o idoso, que é aposentado, ele precisou fazer um empréstimo consignado e no momento está vivendo com apenas R$ 450 reais mensais.
Tendo que dividir o espaço com os animais e sem a menor estrutura, o senhor Damião vive em uma casa pequena, que não tem água encanada, não tem piso e não é rebocada. Ele carrega água em baldes e garrafas pets.
Interessados em adotar um ou mais gatos, que estão lindos e bem cuidados, ou em ajudar financeiramente, devem entrar em contato com Vavá da Muniz FM (75) 9 8877-9044 ou com Marlene Félix (71) 9 8697-0137.
Texto: Jéssica Santos | Revisão: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Deixe seu comentário