Neste 2º domingo da Páscoa (28/04), Dom Esmeraldo Barreto de Farias presidiu a Celebração Eucarística na Igreja do Senhor do Bonfim, comunidade do Bonfim em Santo Antônio de Jesus (BA), como tradicionalmente realiza anualmente neste período, oportunidade em que reencontra familiares, amigos e fiéis das paróquias onde já atuou como sacerdote, destacando as das cidades do Vale do Jiquiriçá.

Vale ressaltar que Dom Esmeraldo foi ordenado Sacerdote em 09/01/1977 nesta Comunidade onde nasceu, pelo então bispo da Diocese de Amargosa Dom Alair Vilar Fernandes e em sua trajetória sacerdotal serviu com grande fervor missionário as Paróquias de Jiquiriçá, Mutuípe, Ubaíra, Santa Inês e São Benedito em Santo Antonio de Jesus, dedicando-se com muito empenho à criação e ao fortalecimento das Comunidades Rurais e Urbanas às quais sempre se refere nestas oportunidades, testemunhando com satisfação as dificuldades enfrentadas no trajeto que fazia das cidades até as longínquas comunidades rurais. A sua ordenação episcopal aconteceu em 11/06/2000 pela imposição das mãos de Dom João Nilton, exercendo em seguida o seu presbitério na Diocese de Paulo Afonso, passou por Santarém do Pará e atualmente é Bispo-auxiliar na Arquidiocese de São Luis no Maranhão.

Dom Esmeraldo, na homilia desta celebração, enfatizou a importância de “Vivenciar o Evangelho onde quer que estejamos: Casa, trabalho, Comunidades, alertando também os fiéis acerca da Reforma da Previdência com a seguinte expressão: O que é direito conquistado, não será mais direito de ninguém”. A Celebração foi enriquecida com um momento em que os fiéis colocaram as fitas do Bonfim no crucifixo da imagem do padroeiro da comunidade e com estas os seus pedidos pessoais, entoando o hino do Senhor do Bonfim. Este momento celebrativo contou com a participação do Padre Daniel, pároco de Conceição do Almeida. Ao término Dom Esmeraldo agradeceu fraternalmente a presença de todos.

Texto: Maria do Carmo/ Tribuna do Recôncavo

SAJ: Dom Esmeraldo preside missa no Bonfim, sua terra natal - saj, noticias, destaque, catolico

Foto: Maria do Carmo

CNBB

O nome de Dom Esmeraldo Barreto de Farias é cotado para ser secretário geral da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A missão do responsável por esse cargo é se pronunciar em nome da CNBB e representá-la, bem como organizar os encontros dos bispos e coordenar os trabalhos das assembleias gerais que acontecem anualmente. O cargo de secretário geral é ocupado desde 2011 por dom Leonardo Steine. A eleição acontecerá durante a 57ª Assembleia da CNBB, a ser realizada de 1º a 10 de maio, em Aparecida-São Paulo.

Tribuna do Recôncavo