O Campus Governador Mangabeira do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) acaba de divulgar editais de seleção, com um total de 759 vagas disponíveis em cursos Técnicos nas modalidades Subsequente e Integrada ao Ensino Médio, presenciais e EAD.
As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas no período de 6 de outubro a 10 de novembro, tanto de maneira virtual (até às 23h59) através da página do processo seletivo, quanto presencialmente no Campus – Governador Mangabeira, nos dias e horários especificados nos editais.
Ao realizar a inscrição, os candidatos poderão optar por duas opções de curso, indicando a ordem de preferência, e selecionar a reserva de vagas em que desejam concorrer. O IF Baiano reserva 70% das vagas para candidatos que cursaram o Ensino Fundamental integralmente na rede pública de ensino. Das demais vagas, 25% destinam-se a candidatos da Ampla Concorrência e 5% para Pessoa com Deficiência.
Integrados ao Ensino Médio – Presencial
O campus receberá inscrições no período de 6 de outubro a 10 novembro, para o ingresso de estudantes em cursos técnicos integrados ao ensino médio. Estarão disponíveis 140 vagas, sendo 35 para o curso técnico em Agroindústria, 35 para o curso técnico em Agropecuária e 70 para o curso técnico em Informática. Os cursos terão duração de três anos, com aulas ministradas no turno integral.
- Agroindústria – 35 vagas
- Agropecuária – 35 vagas
- Informática – 70 vagas
Para cursar o nível médio junto com o técnico na instituição, é preciso ter concluído o ensino fundamental até a data da matrícula, que será divulgada através do edital de matrícula em 19 de dezembro de 2023. A seleção para cursos técnicos no IF Baiano é gratuita e os candidatos serão classificados dentro do número de vagas a partir da Análise do Histórico Escolar do ensino fundamental. Para informações detalhadas, os interessados devem consultar o edital.
Subsequentes – Presencial
Os Cursos Técnicos Subsequentes são voltados para quem concluiu ou está concluindo o Ensino Médio até a data da matrícula. São três opções de cursos: Técnico em Alimentos – Matutino e Vespertino (70); Técnico em Agropecuária – Matutino (35); Técnico em Manutenção e Suporte em Informática – Matutino e Noturno (70).
- Alimentos – 70 vagas
- Agropecuária – 35 vagas
- TMSI – 70 vagas
Os cursos terão duração de 18 meses, e as inscrições poderão ser realizadas pela internet, através do preenchimento do formulário de inscrição, onde o candidato irá anexar a documentação exigida no edital. Será classificado o(a) candidato(a) que atender aos requisitos do edital, sendo o direito à matrícula estabelecido pela ordem do preenchimento do formulário eletrônico de manifestação de interesse.
EaD (Educação a Distância)
O campus disponibilizará oportunidades em quatro cursos técnicos na modalidade de Educação a Distância: Técnico em Secretaria Escolar, Técnico em Informática, Técnico em Rede de Computadores, com duração de 18 meses e Técnico em Vendas, com duração de 12 meses. As inscrições poderão ser feitas online, através de um formulário digital, juntamente com o envio da documentação de matrícula conforme especificado no edital, que será disponibilizado nesta página, como também presencialmente nas Secretarias de Educação dos Polos participantes.
No total, serão oferecidas 444 vagas para o processo de admissão em 2024, abrangendo estudantes nos municípios de Santo Estevão, Amélia Rodrigues, Cachoeira e Governador Mangabeira.
Santo Estevão
- Secretaria Escolar – 40 vagas
- Informática – 52 vagas
- Rede de Computadores – 52 vagas
Amélia Rodrigues
- Rede de Computadores – 104 vagas
Cachoeira
- Vendas – 40 vagas
- Informática – 52 vagas
- Rede de Computadores – 52 vagas
Governador Mangabeira
- Rede de Computadores – 52 vagas
Para se candidatar, é necessário ter concluído ou estar concluindo o Ensino Médio até a data da matrícula, que será divulgada através do edital de matrícula em 19 de dezembro de 2023.
Todas as informações sobre o processo seletivo estão disponíveis neste link.
Para esclarecer dúvidas, é possível entrar em contato pelo e-mail: [email protected]
Ingresso de estudantes no IF Baiano em 2024
O IF Baiano possui 14 campi, distribuídos pelo interior da Bahia, nas cidades de Alagoinhas, Catu, Bom Jesus da Lapa, Governador Mangabeira, Guanambi, Itaberaba, Itapetinga, Santa Inês, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas, Valença, Uruçuca e Xique-Xique. Cada unidade lança seu próprio processo seletivo para preenchimento de vagas em cursos técnicos Integrados e Subsequentes. Para acompanhar outros campi com vagas abertas e os cursos disponíveis, acesse: concurso.ifbaiano.edu.br
Texto: Rhamayana Barreto.

Arte: Divulgação














Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay
Imagem de adaoaalves por Pixabay
Imagem de Parentingupstream por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Adriano Gadini from Pixabay
Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Foto: Marcelo Casal Jr/ Agência Brasil
Imagem de Simon Steinberger por Pixabay
Imagem de whekevi por Pixabay
Imagem ilustrativa de Alexas por Pixabay
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Imagem de Steve Buissinne por Pixabay
Imagem de fernando zhiminaicela por Pixabay
Imagem de mohamed Hassan do Pixabay
Imagem Ilustrativa de Anemone123 por Pixabay
Imagem ilustrativa de mike1497 por Pixabay
Imagem por Alexander Fox | PlaNet Fox da Pixabay
Imagem Ilustrativa by Free-Photos from Pixabay
Imagem de Fabricio Macedo Fabrício do Pixabay
Imagem ilustrativa do KM 37 na Serra do Frio | Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Michael Schwarzenberger do Pixabay
Imagem de Antonio Corigliano do Pixabay
Imagem de Marie Sjödin por Pixabay
Imagem de khamkhor por Pixabay
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Imagem de juanjo tugores por Pixabay
Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil
Imagem de ivabalk por Pixabay
Imagem de Липцо Козерога do Pixabay
IMAGEM: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
Image by Steve Buissinne from Pixabay


Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil


Imagem de Hatice EROL do Pixabay
Imagem de ErikaWittlieb por Pixabay
Imagem de Moondance por Pixabay
Imagem de tookapic por Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil
Imagem Ilustrativa | Foto: Djalma Ameida/ CPN
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Mohamed Hassan do Pixabay
Foto: Elza Fiúza/ Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Imagem de
Imagem de Daniel Reche por Pixabay
Image by Engin Akyurt from Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Fábio Pozzebom/ Agência Brasil
Foto: Reprodução/ Video/ Bahia Noticias e Salvador FM
Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Alberto Maraux/ SSP
Imagem de intographics por Pixabay
Imagem ilustrativa by Free-Photos from Pixabay
Image by Free stock photos from www.rupixen.com from Pixabay
Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
Image by Terri Cnudde from Pixabay
Imagem de Patou Ricard por Pixabay
Imagem ilustrativa de Free-Photos do Pixabay
Imagem por Karolina Grabowska de Pixabay