Nesta última terça-feira, dia 19/10, aconteceu a eleição para administrador diocesano da Diocese de Amargosa, após está vacante com a transferência de Dom Valdemir Ferreira para a Diocese de Penedo, em Alagoas. Padre Nelson Franca, pároco da Paróquia Santo Antônio, em Santo Antônio de Jesus (BA), foi o eleito.

Em entrevista ao radialista Hélio Alves, na Clube FM 92.7, Padre Nelson falou que recebeu a notícia em clima de oração, de expectativa, de muita esperança e com a certeza que não está sozinho. “Temos um clero que estará conosco e juntos vamos fazer valer a alegria desse instante, transformando tudo isso em trabalho para o bem do nosso povo e de nossas comunidades”, disse.

Questionado por Hélio Alves sobre o papel do administrador diocesano, Padre Nelson reponde:

“O papel do administrador diocesano é governar a Diocese. Ele tem quase todas as prerrogativas do próprio bispo, algumas são reservadas exclusivamente ao bispo, mas a gente é chamado a dar vida, dar continuidade à trajetória de vida pastoral de uma diocese, para que a diocese não fique acéfala(…). A gente acolhe como um serviço a igreja, ao reino de Deus.”

Padre Nelson também fez um tributo ao bispo emérito Dom João Nilton:

“Dom João continua bispo da Diocese de Amargosa, ele é história na vida religiosa da igreja da nossa comunidade diocesana, então é preciso que a gente devolva a Dom João Nilton tudo aquilo que ele é(…)tudo aquilo que ele tem por uma vida dedicada a Jesus Cristo e ao seu reino. Vamos caminhar juntos e rezando a Deus que nos mande, nos envie um bispo santo que possa dar continuidade a essa história bonita da Diocese de Amargosa.

O repórter Hélio Alves também entrevistou na Clube FM Dom João Nilton que se pronunciou acerca da eleição:

“Momento de muita alegria, de muito contentamento e satisfação, uma vez que a diocese ficou vaga, então necessário se fazia a eleição para o administrador diocesano e este resultado da eleição do padre Nelson sem dúvida  alguma atende de maneira satisfatória a realidade da nossa diocese, pois ele conhece muito bem a história da nossa diocese, viveu de perto as etapas  de crescimento dessa diocese e toda dimensão pastoral. (…) A Diocese de Amargosa tem uma história bonita de pastoral, de engajamento na vida do povo de Deus; uma diocese que sempre foi dinâmica.(….) sendo o padre Nelson um conhecedor dessa história só podemos esperar o melhor nesse espaço de tempo, de vacância, que ele possa conduzir a nossas diocese que também tem os seus desafios nos dias de hoje, mas em comunhão com o clero se posas fazer os devidos encaminhamentos porque a diocese não pode parar. É a caminhada da igreja, que é conduzida pelo Espírito Santo de Deus, pela virtude da esperança. Motivo de alegria para toda a diocese.”

Matéria: Jocinere Soares/ Tribuna do Recôncavo