SAJ: Prefeitura divulga boletim referente ao COVID-19

Até às 9h, do dia 20 de março, a Secretaria de Saúde registrou 8 casos suspeitos de COVID-19 (novo coronavírus) na cidade. Desse total, 5 (cinco) foram descartados.

Outros 3 seguem em investigação (suspeitos) aguardando o resultado de exames. Até o momento não há registro de nenhum caso confirmado da doença.

O Prefeito Rogério Andrade publicará um novo decreto nesta segunda-feira, dia 23, com mais medidas para evitar a disseminação da doença na cidade. Desde o início da pandemia, a Prefeitura já decretou uma série de medidas, como: (mais…)

SAJ: Igreja alega ter sido alvo de notícias falsas

Arte: Divulgação

A Igreja Caminho ao Deus Vivo, emitiu nota de esclarecimento, após ser flagrada descumprindo a medida preventiva contra o avanço do Coronavírus, decretada pela prefeitura de Santo Antônio de Jesus. Segundo o pastor Gilberto Ribeiro, a Igreja Caminho ao Deus Vivo foi alvo de notícias falsas disseminadas por meio das redes sociais.

De acordo com ele, os cultos foram suspensos desde o dia 20 de março, quando o decreto entrou em vigor e que apenas mantém a instituição aberta para que os fiéis, que assim quiserem, façam suas orações de forma individual. Além disso, a nota informa que, para que se faça valer as normas de vigilância sanitária, as pessoas responsáveis pela manutenção do templo assim como limpeza e higienização estariam trabalhando.

“O acesso ao Templo está sendo feita de forma controlada, evitando a aglomeração de pessoas. Consideramos que a igreja, principalmente em momentos de crise, deve estar sempre disposta a prestar socorro aos aflitos, respeitando, porém, às autoridades, pois entendemos que elas foram instituídas por Deus”, diz a nota.

Blog do Valente

SAJ: Prefeitura disponibiliza canais para denúncia de descumprimento de decretos

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus divulgou na manhã desta segunda-feira (23) canais para que os cidadãos possam denunciar os estabelecimentos que estão descumprindo os Decretos Municipais relativos ao período de enfrentamento ao COVID-19 (novo Coronavírus). A medida entra em vigor juntamente com o período de fechamento de estabelecimentos não essenciais e terá o apoio das polícias, Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Tiro de Guerra.

Para denunciar, basta ligar para os números 199 ou 0800.284.4706. O registro pode ser realizado de maneira anônima, com total sigilo. As denúncias podem ser realizadas ainda pelos perfis oficiais da Prefeitura no Instagram (@prefsaj) ou pelo Facebook (fb.com/Prefsaj).

Lembrando que de acordo com os decretos divulgados na última semana, todo o comércio de itens não essenciais deve se manter fechado, assim como igrejas, academias, clubes recreativos, bares, restaurantes e outros. Os decretos estão disponíveis no Diário Oficial do Município, no endereço: https://bit.ly/2JaZ7BD

ASCOM-PMSAJ

SAJ: Prefeitura inicia trabalho de casa em casa para vacinar idosos conta Influenza

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus deu início na manhã desta segunda-feira, dia 23, a Campanha de Vacinação Contra a Influenza. Nesta primeira etapa, os grupos prioritários são pessoas com 55 anos ou mais e profissionais de saúde.

A vacinação está sendo feita de casa em casa. A medida é para evitar aglomerações nas Unidades de Saúde, parte da estratégia de prevenção ao novo coronavírus. Para garantir um maior número de equipes na rua, a Prefeitura disponibilizou um número maior de veículos, carros de som e equipamentos de proteção individual (EPI’s) para as equipes.

A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para COVID-19, já que os sintomas são parecidos. Posteriormente serão realizadas mais duas etapas em datas distintas e para públicos diferentes.

ASCOM-PMSAJ

SAJ: Centro de Recuperação mantém atividades nesse período; saiba como ajudar

Fotos: Divulgação

O Centro de Recuperação Aprisco, localizado no Sítio Taitinga, Rio das Pedras, Zona Rural de Santo Antonio de Jesus, manterá suas atividades nesse período da pandemia do coronavírus, no entanto, sua equipe está tomando todas as medidas de prevenção.

O Aprisco busca ajudar as pessoas a se libertarem das drogas, reinserindo-as no convívio social. Seu diretor, Pastor Reinaldo Barreto, ressalta a importância das pessoas continuarem ajudando a insituição:

“Diante do isolamento social enfrentado, pedimos que não esqueçam que possuímos quase 170 pessoas que estão acolhidas em nossa instituição. Por isso, não esqueça de fazer sua doação em Alimentos. Continuaremos fazendo a nossa parte, nesta crise faça também a sua! Que Deus sare nossa nação!”

Quem desejar ajudar a unidade pode entrar em contato pelo número (75) 9 8182-8384 – falar com o Pastor Reinaldo Barreto.

Fonte: Tribuna do Recôncavo

Muitas pessoas em SAJ não estão levando a atual situação a sério, diz morador sobre o coronavírus

Por Cláudio Campos

Tive que sair hoje pra ir ao supermercado e comprar uma boia do tanque, ou seja, necessidades com o consumo de comida e de água. Coloquei máscara, um frasquinho improvisado de álcool spray no bolso (não encontro o tipo gel), sapato, meia, calça comprida e camisa de manga. Observei que muitas pessoas em Santo Antônio de Jesus não estão levando a atual situação a sério.

Ninguém usava máscaras e estavam sempre umas muito próximas das outras. As moças dos caixas dos supermercados trabalham de uma forma muito vulnerável: ficam sentadas em uma posição mais baixa que os clientes, pegam em cédulas de dinheiro, não usam álcool gel ou líquido; provavelmente, mal podem ir ao banheiro lavar as mãos.

Nas ruas, vi pessoas conversando muito próximas, correndo ou fazendo caminhadas. Nas praças, vi pequenos grupos (vi na praça do São Benedito). A Igreja do São Benedito, fugindo das suas tradicionais missas dos domingos, estava fechada – graças! Ao retornar para casa, tirei os sapatos e os deixei na varanda. Cheguei muito preocupado!

O virologista da UFBA, Gúbio Soares, em entrevista ontem, na BAND, demonstrou a sua grande preocupação: em Salvador as pessoas andam em ônibus cheios, jogam dominós nas praças e, até, marcam churrascos de final de semana nas lajes das periferias.

[Neste domingo] – 22/03/2020 –, daqui da minha casa, vi numa comunidade vizinha do meu condomínio, a distância, pessoas agrupadas cantarolando na varanda de uma casa e outras reunidas num barzinho simples, onde amigos de bairro costumam se encontrar aos domingos. Os moradores desta cidade, provavelmente os menos informados e os de menor discernimento, estão expondo a si e a outros ao perigo.

A Itália já tem quase 5.500 mortos. Neste domingo, foram detectados  cerca de 4.000 novos casos de covid-19. A região italiana da Lombardia é a que vem apresentando o maior número de óbitos em decorrência da covid-19. Não é à toa: foi a região  italiana que mais demorou para determinar o isolamento dos seus moradores.

É o meu relato, Cláudio Campos – Morador de Santo Antonio de Jesus, Bahia.