SAJ: Feriado do Dia do Comerciário na segunda-feira de Carnaval será mantido, informa sindicato

Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Apesar do Governo do Estado decretar que não haverá ponto facultativo no período do Carnaval, a presidente do Sindicato dos Comerciários de Santo Antônio de Jesus, Anatália Mercês, informa que, mesmo não tendo festa de Carnaval, o feriado da segunda-feira será mantido, pois corresponde ao Dia do Comerciário, que seria em outubro e foi trocado para a conhecida “segunda-feira de Carnaval”.

O Governo do Estado da Bahia e a prefeitura de Salvador decidiram na terça-feira, dia 26, que não haverá ponto facultativo nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, ou seja, durante o período de Carnaval. A decisão foi tomada para evitar possíveis aglomerações, mesmo com o Carnaval oficial já cancelado. O prefeito da capital baiana, Bruno Reis (DEM), confirmou a decisão e fez um apelo para que as pessoas evitem qualquer tipo de aglomeração.

A Bahia seguiu o mesmo caminho do Piauí e do Ceará, que também suspenderam o ponto facultativo do Carnaval. A prefeitura de Belo Horizonte também já anunciou que a cidade não terá ponto facultativo no Carnaval neste ano. Segundo a Secretaria de Saúde da Bahia, a Bahia registrou 3.349 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas. No total, o Estado contabiliza 570.092 contágios e 9.920 mortes desde o início da pandemia, o que representa uma taxa de letalidade de 1,74%. Mais de 100.000 baianos já foram vacinados.

Blog do Valente

SAJ: Internado há um mês, Buda Chefe necessita de doação de sangue

Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

O presidente da Liga Santoantoniense de Futebol, Hernandes de Almeida Silva, está internado há um mês no Hospital do Subúrbio, em Salvador, após uma infecção pulmonar.

“Buda chefe”, como é conhecido, precisa de sangue Tipo O-, mas qualquer tipo sanguíneo pode ser doado, para que seja feita a reposição no banco.

As doações podem ser feitas no Hemoba de Santo Antônio de Jesus, localizado no Hospital Regional, informando o nome do paciente (Hernandes de Almeida Silva) e o hospital que ele está internado (Hospital do Subúrbio).

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Fonte: Blog do Valente

SAJ: Encontro entre gestão municipal e bancos busca estratégias para geração de emprego e renda

Foto: Luciano Almeida

O prefeito de Santo Antônio de Jesus Genival Deolino, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Wenderson Brito, e a secretária de Agricultura e Abastecimento Nil Correia, se reuniram nesta quarta, dia 27, com representantes de bancos para buscar parcerias para empreendedores e grupos produtivos como agricultores familiares.

O encontro com gerentes bancários teve como objetivo estreitar laços com o município que já dispõe de um espaço estratégico para atendimento aos empreendedores, a sala do empreendedor, podendo ser utilizado também pelos bancos para dialogar com os cidadãos sobre demandas financeiras como a aquisição de crédito.

Estiveram presentes na reunião bancários do Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Sicoob, Caixa Econômica e Itaú, que representaram as instituições e se colocaram à disposição para o estabelecimento de parcerias com o município.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: ASCOM-PMSAJ

Covid: SAJ registra 56ª morte e 78 novos casos no boletim epidemiológico desta quarta

Imagem de Vektor Kunst por Pixabay

O município de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano, registrou nesta quarta, dia 27, a 56ª morte em decorrência da Covid-19. Trata-se de um paciente do sexo masculino, 65 anos, com comorbidades associadas (doença pulmonar obstrutiva crônica e hipertensão arterial sistêmica).

O município também registrou nesta quarta, 78 novos casos da doença, que correspondem a um incremento de +1,4% em relação ao número total de casos registrados no dia anterior. A média da taxa de crescimento diário da COVID-19 nos últimos 7 dias foi de 0,8%

Agora, SAJ tem 5.548 casos confirmados – dos quais, 5.396 estão recuperados e 56 morreram em decorrência da doença, consolidando 96 casos ativos – desses, 87 estão em isolamento domiciliar e 9 estão internados. Há ainda 205 pessoas aguardando resultados de exames.

Fonte: Tribuna do Recôncavo

SAJ: Suspeito de tráfico morre em confronto com a polícia; outros três são presos

Três homens foram presos e um morreu em uma ação da operação Genesis realizada na madrugada desta quarta-feira, dia 27, em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), equipes da 4ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), do 14ª Batalhão de Polícia Militar (BPM) e das Rondas Especiais (Rondesp) Leste, localizaram o líder de uma quadrilha durante a execução de um mandado de prisão.

Três homens acusados de tráfico acabaram presos em flagrantes e o quarto, ao entrar em confronto com as unidades, foi atingido, encaminhado para o Hospital Regional, mas não resistiu aos ferimentos.  Ainda de acordo com a SSP, o homem morto possuía mandado de prisão por homicídio. Com os outros três rapazes, foram encontrados 10 quilos de maconha, porções de cocaína, um revólver calibre 38 e munições.

De acordo com o coordenador da 4ª Coorpin, Dr. Edilson Magalhães, o traficante que confrontou as equipes liderava uma organização criminosa. “Ele vinha sendo procurado pela polícia por ser um traficante de alta periculosidade”, relatou. O delegado caracterizou a ação desta quarta-feira como a primeira grande operação de 2021. A Genesis tem como intuito combater organizações criminosas envolvidas com tráfico de drogas e homicídios, no município de Santo Antônio de Jesus.

Bahia Noticias

SAJ: Documento de Arrecadação Municipal é entregue pessoalmente aos feirantes

Feira Livre de SAJ | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, em parceria com a Secretaria Municipal da Fazenda (SEFAZ), em Santo Antônio de Jesus (BA), está fazendo a entrega do Documento de Arrecadação Municipal (DAM) para feirantes referente ao ano de 2021.

Esta ação viabiliza a emissão do tributo para os comerciantes sobre todos os meses do ano corrente. O tributo não foi cobrado nos últimos anos, fator que prejudicou a arrecadação do município e também a manutenção do espaço de comercialização.

Feirantes ressaltaram a dificuldade para o deslocamento até a Secretaria Municipal da Fazenda, no Shopping Itaguari, o que inviabilizava o recolhimento do DAM que já se trata de um valor simbólico. Diante disso, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento assumiu a função e está entregando pessoalmente o DAM aos comerciantes da feira.

Redação: Tribuna do Recôncavo | Informações: ASCOM-PMSAJ