O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB Sindicato) teme pela segurança dos integrantes da comunidade escolar nas unidades educacionais da Bahia e cobra do governo do estado a “criação de um ambiente em defesa da escola pública, no sentido de garantir e preservar a integridade das pessoas que compõem ela”, conforme Rui Oliveira, presidente do sindicato.
Com o objetivo propor diálogo com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC), e problematizar as questões de segurança e o medo vivenciado por alunos e professores nas escolas estaduais, a APLB Sindicato planeja realizar, ainda no mês de março, um seminário sobre violência nas escolas.
Ao citar como exemplo a tragédia da Escola Estadual Professor Raul Brasil, em Suzano, na Grande São Paulo, ocorrida na última quarta-feira (13), Rui Oliveira destacou o perigo a que os alunos, professores e demais funcionários estão diariamente expostos e atribuiu a insegurança à falta de políticas públicas. “O governo federal, ao invés de chegar e criar uma política de segurança quer responsabilizar professor e armar professor. É um absurdo”, disse.
“A responsabilidade pela segurança escolar deve ser do estado, e nós discutimos isso e vamos continuar discutindo”, defendeu Rui Oliveira.
Na avaliação da APLB Sindicato, algumas medidas, se adotadas pelo governo do estado, resultariam em maior segurança e consequente alívio para os agentes de educação. “Queremos que o governo intensifique com a ronda escolar, e com políticas públicas que é necessário diminuir a violência, não só dentro da escola, mas no entorno da escola”.
O sindicato e a SEC tem mantido diálogo, segundo Rui, mas ainda há questões que precisam ser debatidas: “A gente quer que o governo nas próximas rodadas coloque em pauta os projetos que visem garantir a integridade física de quem tá dentro de uma comunidade escolar”.
VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS DA BAHIA
A Secretaria de Educação do Estado da Bahia informou não possuir registros de atos de violência nas escolas da rede estadual no ano de 2018.
No entanto este dado torna pouco claro o modo como a pasta entende “violência”, uma vez que no último ano houve pelo menos três situações de violência em escolas estaduais. Em agosto, um homem invadiu o Colégio Estadual Manoel Devoto e atirou cadeiras contras estudantes; no mesmo mês, alunos relataram que sofreram um assalto dentro do Colégio Estadual Thales de Azevedo após um homem entrar no local com uma faca; já em setembro, uma professora teve o carro roubado dentro do estacionamento do Colégio Estadual Deputado Rogério Rego.
A Bahia possui um total de 1.245 unidades escolares estaduais. Destas, 473 (37,9%), localizadas em 17 municípios, possuem vigilantes patrimoniais. Desde 2016 apenas as unidades escolares estaduais em cidades baianas com número superior a 100 mil habitantes contam com esse serviço de segurança.
NOTA DA SEC
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia listou ações de segurança e prevenção desenvolvidas pela pasta: “Apoio da Polícia Militar que realiza a Ronda Escolar no entorno das escolas de toda a Bahia, através das Companhias Independentes de Polícia Militar (CIPM), dos Batalhões de Polícia Militar e da operação Ronda Escolar; ações de fortalecimento da segurança pública iniciadas em 2016, com a adoção da vigilância eletrônica, através do Centro de Operações e Inteligência de Segurança Pública 2 de Julho, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB); contratação de 2.246 Vigilantes e 1.117 porteiros que atuam nas escolas estaduais. A segurança também é feita com apoio de viaturas da empresa que faz a segurança patrimonial das escolas”.
Bahia Noticias


Foto: Leandro Alves/ Bahia10

Imagem de Roman Grac por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Arquivo Pessoal
Imagem de musiking por Pixabay
Crédito - Chaos PA
Advogada especialista em Direito Civil e Direito do Trabalho, Patrícia Bispo – Foto: Caio Teles
Video
Arquivo Tribuna do Recôncavo / 2019
Foto: Fred Pontes
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Darko Stojanovic de Pixabay
Imagem de Memin Sito do Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Daniel Meira Ascom
Imagem ilustrativa by PublicDomainPictures from Pixabay
Imagem de Antonio Corigliano do Pixabay
Foto: Marcelo Casal Jr/ Agência Brasil
Imagem ilustrativa de naeim a por Pixabay
Foto: Reprodução/Reconcavo no Ar
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Foto: Internauta do Tribuna do Recôncavo
Imagem de
Foto: Divonete Santana e Rosita Mayan
Foto: André Fofano
AQUIVO PESSOAL
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Reprodução/ Vídeo - Terra e Gente
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados
Foto: Victor Ferreira/EC Vitória
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Imagem ilustrativa | Foto: Vagner Casaes/ALBA
Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil
Foto: Paulo Mocofaya/ Agência ALBA
Image by Devanath from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Andreas Lischka por Pixabay
Image by Werner Heiber from Pixabay
Imagem de Uwe Baumann por Pixabay
Dettaios Comunicação
Imagem de spoiu23 por Pixabay
Foto: Vinícius Guimarães
Arquivo Pessoal
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa de 4711018 por Pixabay
Foto: Fábio Pozzebom/ Agência Brasil
Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Wokandapix from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Tiago Dantas / Seagri BA
Imagem de burlesonmatthew do Pixabay
Imagem de Tumisu por Pixabay
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Imagem ilustrativa de Sharon Ang do Pixabay
Imagem de MasterTux do Pixabay
Imagem Ilustrativa de sungmin cho por Pixabay
Imagem de Lisa Larsen por Pixabay
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil
Imagem Ilustrativa by David Mark from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de ErikaWittlieb por Pixabay
Imagem de Darwin Laganzon por Pixabay
Imagem de Susana Cipriano por Pixabay
Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia
Imagem de Oleg Mityukhin por Pixabay
Foto: Luís Capellão
Foto: Rodrigo Calzone/ FESEB
Foto: Luciano Almeida
Imagem Ilustrativa | Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by LensPulse from Pixabay
Imagem Ilustrativa de Emilian Danaila por Pixabay
Image by VSRao from Pixabay
Imagem de juanjo tugores por Pixabay
Fotos: André Frutuôso