No dia dia 26 de outubro, no átrio municipal, as escritoras Katiane Gomes, Laiana Alves e Luzitânia Silva representaram a literatura tancredense na 10ª edição da Feira do Livro de Maputo. As autoras participaram de uma mesa-redonda intitulada ‘Literatura e Gênero’, moderada por Juci Reis, na qual discutiram temas como o papel das mulheres na literatura, o trabalho da Associação de Mulheres Liberinas e os desafios da escrita feminina em contextos culturais diversos. Na oportunidade também foram lançados os livros: Regida por Vênus, de Luzitânia Silva; A Formiguinha, de Laiana Alves; Histórias delas e Narrativas Femininas, organizado pelas Liberinas.
No dia 27 de outubro, com o apoio da Associação Moçambicana de Indústrias Criativas (AMIC) e sob a orientação do embaixador Roberto Isaías, o grupo realizou uma visita guiada aos bairros periféricos de Maputo — Chamanculo, Xipamanine e Minkadjuine. A visita, conduzida pelo diretor Rufus Maculuve, permitiu às escritoras um contato próximo com a cultura moçambicana. Encerrando a programação, no dia 28, a equipe foi recebida nas editoras Alcance e Thale Publishing, onde discutiram sobre o funcionamento da publicação e difusão literária em Moçambique.
Embora a Feira tenha sido realizada de forma simplificada devido a um cenário de tensão política e ao cancelamento parcial do evento nos moldes originais, a participação das escritoras tancredenses na programação alternativa foi um marco para elas e estimulará suas atuações no Território Baixo Sul e na Bahia. (mais…)