Acontece em Salvador-BA no MAC – Museu de Arte Contemporânea da Bahia a Mostra individual da artista visual Iêda Oliveira com o tema CASA DE PAI, ESCOLA DE FILHA, em comemoração aos 30 anos de sua trajetória artística, com exposição de objetos que resgatam suas vivências familiares, enfatizando a memória do seu pai, Manoel Bitencourt Oliveira que exerceu a profissão de comerciante por muitos anos no interior da Bahia, na atual cidade de Varzedo-BA, na época Distrito do município de Santo Antônio de Jesus-BA. A exposição teve início no mês de julho e prossegue até o dia 31 de agosto, de terça a domingo das 10 às 20 horas no MAC com entrada gratuita. Nos finais de semana, a artista marcará presença na exposição, interagindo com os visitantes.
Iêda Oliveira é natural de Santo Antônio de Jesus-BA), reside em Salvador, é professora, pesquisadora, possui mestrado e doutorado em Artes Visuais pela UFBA e um currículo extenso nas Artes Visuais, consolidado pela criatividade e dinamismo na apresentação de suas produções artísticas nos formatos individual e coletivo na capital baiana, em cidades do interior da Bahia, estendendo-se a nível nacional e internacional em Bienais, Exposições, Instalações, Performances e Intervenções urbanas. Iêda também atuou ministrando aulas, oficinas e cursos nas áreas da arte visual e teatral.
Dentre as invenções artísticas de Iêda Oliveira está a criação da RAIO – Residência Artística Iêda Oliveira, montada em sua residência, onde reproduz o cenário cotidiano baiano conectando histórias do passado com o contemporâneo, expondo um grande acervo de objetos históricos que remetem à diversidade artística que perpassa gerações.
Texto: Maria do Carmo Silva/ Tribuna do Recôncavo.


Foto: Divulgação
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Joá Souza/GOVBA.
Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil 

Imagem de Hrayr Movsisyan por Pixabay