A comissão mista do Congresso Nacional que analisa a Medida Provisória nº 1.334/2026 realizou, nesta quinta-feira (14), uma audiência pública para discutir mudanças nas regras de reajuste do piso salarial nacional dos professores da Educação Básica. O encontro aconteceu no Senado Federal e contou com participação presencial e virtual de representantes da área educacional.
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) participou do debate por meio do assessor especial Manoel Calazans, representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED). Durante a audiência, ele destacou a importância do diálogo entre União, estados e municípios para garantir valorização dos profissionais da Educação e maior segurança administrativa às redes públicas de ensino.
Segundo os participantes, a proposta busca garantir previsibilidade financeira para estados e municípios, conciliando valorização do magistério e responsabilidade fiscal. Após a fase de audiências públicas, a comissão deverá votar o relatório final antes do envio da matéria para análise da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.
Ascom SEC – Adaptado pela Tribuna do Recôncavo

























Imagem Ilustrativa de Fernando Zhiminaicela por Pixabay






Imagem de Peggy und Marco Lachmann-Anke por Pixabay




























Imagem de Sabine van Erp do Pixabay





Imagem da Companhia de Produção de Animação 3D da Pixabay




Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Na foto, um homem falando de frente para outro homem | Imagem de Gerd Altmann por Pixabay























