Salvador foi escolhida pelo governo da Alemanha para iniciar uma série de visitas oficiais a países da América Latina. Comitiva liderada pelo ministro das Relações Externas da Alemanha, Heiko Maas, cumpre agenda na capital baiana para estreitamento das relações entre Alemanha e Bahia, que incluiu reunião com o governador Rui Costa e visita ao Centro Histórico.

Na manhã de segunda-feira (29), autoridades alemãs e baianas participaram do lançamento da Rede de Mulheres entre a América Latina, o Caribe e a Alemanha, no Instituto Goethe. A iniciativa propõe o intercâmbio internacional para fortalecer a participação e a liderança de mulheres na política, mídia, sociedade, economia e ciência.

O ministro Heiko Maas destacou história e cultura baianas e chamou Salvador de “cidade da alegria”. Presente ao evento, o secretário do Turismo da Bahia, Fausto Franco, falou sobre a importância da Alemanha como país emissor de visitantes para o estado.

“Dados da Polícia Federal indicam que, no ano passado, aproximadamente 3,5 mil turistas alemães chegaram à Bahia somente pelo aeroporto de Salvador”, disse.  Ainda segundo o secretário, a promoção do destino Bahia e a atração de voos são prioridades da Secretaria do Turismo da Bahia, que participou, em março, da ITB-Berlim.

Também participaram do evento desta manhã o embaixador da Alemanha, Georg Witschel; as secretárias estaduais de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira; da Promoção da Igualdade Racial, Fábya dos Reis; e da Cultura, Arani Santana; e o diretor do Instituto Goethe, Manfred Stoffl.

 

Repórter: Ana Paula Cabral/ Ascom / Setur