Os analistas das principais instituições financeiras esperam que o Banco Central volte a cortar os juros básicos em 0,75 ponto percentual. A previsão consta do boletim Focus, divulgado na segunda-feira, dia 15. A nova Selic será definida na quarta-feira, em reunião que teve início nesta terça.
Atualmente, a taxa básica está fixada em 3% ao ano, em seu menor valor histórico. Os economistas que atuam no mercado financeiro, segundo o Focus, não apenas esperam uma nova redução como projetam a manutenção da Selic em 2,25% ao ano até o final de 2020. Em 2021, os juros voltariam a subir, mas para os atuais 3%.
O corte esperado é possível. Inflação decrescente e PIB negativo pressionam os juros para baixo. Também no Focus, os analistas prevêem no balanço do ano um recuo do PIB de 6,51% e o IPCA em 1,6%. Porém, os gastos com a pandemia, que levarão a um rombo fiscal avaliado entre R$ 500 bilhões e R$ 700 bilhões, podem influenciar os diretores do BC que integram o Copom.
Agência Brasil

Foto: Wilson Dias/ Agência Brasil




















































Imagem de Darkmoon_Art por Pixabay

Imagem de Stefano Escandiussi stecks05 do Pixabay
Imagem de Moondance por Pixabay

















Imagem ilustrativa de feraugustodesign por Pixabay









Imagem de ALBERTO H. FABREGAS do Pixabay
Image by Couleur from Pixabay













