O Quilombo Pitanga dos Palmares, localizado em Simões Filho (BA), na Região Metropolitana de Salvador (RMS), realizou neste fim de semana, dias 17 e 18, a 7ª edição do Festival de Cultura e Arte Quilombola. Na manhã de sábado (17), uma missa foi celebrada em memória a Mãe Bernadete, que completa um ano de falecida. A líder religiosa foi a homenageada do evento, que também trouxe uma saudação a Oxumaré.
Para Wellington Gabriel, neto de Mãe Bernadete, o encontro demonstra a união de forças para celebrar todas as contribuições dela para a própria comunidade quilombola e para todas as comunidades quilombolas do Brasil. Diversas atividades, incluindo apresentações culturais de música e dança tradicionais, oficinas de gastronomia, dança, e artesanato em barro, piaçava e palha da costa, fizeram parte da programação. No local, o Museu Rústico Mãe Bernadete, com roupas, acessórios e objetos utilizados pela ebomi, foi inaugurado e está aberto ao público para visitação.
Para dona Tina, moradora do Quilombo Pitanga dos Palmares há 20 anos, essa homenagem é muito importante “porque Mãe Bernadete era uma pessoa com um coração de ouro, onde cabia todos nós. E é por isso que vocês estão vendo aí tanta gente a prestigiando nesse dia. Ela era uma pessoa boa, acudia a todos da comunidade, por exemplo, a mim mesma. É por isso que a gente está contando essa história”, disse Tina.
O Festival de Cultura e Arte Quilombola foi organizado pelo Quilombo Pitanga dos Palmares e pela Associação Etno Desenvolvimento Muzanzu, com apoio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).
O evento foi contemplado pelos editais da Lei Paulo Gustavo Bahia (PGBA), criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022. Recebe apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura, direcionada pelo Governo Federal.
Edição: Tribuna do Recôncavo | Reportagem: Joci Santana/GOVBA.
Deixe seu comentário