O tradicional Flocão Puro Milho, produzido pela Copirecê – Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (BA), com o milho não transgênico, acaba de receber a Certificação de Conformidade de Produtos Não OGM (Organismos Geneticamente Modificados), pelo Instituto Biodinâmico (IBD), que atesta aos consumidores de que aquele é um produto seguro, sem componentes geneticamente modificados.
A certificação é o resultado do trabalho de mais dois anos, desenvolvido pela Copirecê, que conta com o apoio técnico e investimentos do Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva, da ordem de mais de R$ 2,8 milhões, aplicados na aquisição de máquinas, equipamentos para irrigação do solo e kits para testes de transgenia. “Os diversos tipos de certificações são estratégias importantes para que os empreendimentos produtivos da agricultura familiar conquistem novos mercados”, ressaltou o coordenador do Bahia Produtiva, Fernando Cabral.
Os agricultores e agricultoras familiares vinculados à cooperativa também são beneficiados pelo Bahia Produtiva, com a entrega de insumos, grãos não transgênicos e assistência técnica e extensão rural (Ater). O presidente da cooperativa, Walter Ney, comemorou a aquisição do selo. “Neste momento, no Nordeste, só a Copirecê tem o selo Não OGM! Somente nós atestamos que nosso produto não é transgênico com uma certificadora credenciada a nível internacional. Agora, sim, podemos dizer que temos condições de exportar nosso flocão de milho para todo o mundo”.
Segundo a engenheira agrônoma e responsável pela assistência técnica e extensão rural (Ater) da Copirecê, Zene Vieira, hoje a cooperativa tem uma produção diária de 12 mil quilos de milho não transgênico, o que representa uma renda de R$ 3.500 por hectare, para os 180 agricultores e agricultoras familiares diretamente ligados à produção do milho não transgênico da cooperativa.
“Estamos em clima de comemoração! Essa certificação mostra ao produtor o quanto é importante controlar a produção desde o plantio até a comercialização, o que dá condições para ele comercializar a preço justo o que está produzindo. Para a cooperativa, é um ganho magnífico porque estamos garantindo que o flocão de milho tem qualidade e é de boa procedência”.
A Copirecê também produz Mingau de Milho Verde, Mingau Multicereais, Mugunzá e Creme de Milho, todos reconhecidos por serem os únicos não transgênicos do estado. As vendas são realizadas para lojas de produtos naturais em Salvador, como Mundo Verde, Viva o Grão, Nutrição Completa, Boi Vivo. Também podem ser adquiridos e entregues em casa, pelas plataformas balcao.online/coophub e www.escoarbrasil.com.br.
Pura Saúde
A nutricionista Queila Duque confirma os benefícios do milho não transgênico: “Sendo ele não transgênico, significa dizer que ele não foi modificado na sua essência. Com isso, é muito pouco provável que ele cause problemas intestinais como, por exemplo, a síndrome inflamatória do intestino ou alergias de um modo geral. O alimento não transgênico é um alimento mais limpo, mais seguro e que favorece a nossa saúde”.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: ASCOM – SDR/CAR
Na foto, embalagem do Flocão Puro Milho | Divulgação - SDR/CAR




Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Andreas Lischka por Pixabay
Image by Werner Heiber from Pixabay
Imagem de Uwe Baumann por Pixabay
Dettaios Comunicação
Imagem de spoiu23 por Pixabay
Foto: Vinícius Guimarães
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo 
Arquivo Pessoal
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Imagem Ilustrativa de 4711018 por Pixabay
Foto: Fábio Pozzebom/ Agência Brasil
Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Wokandapix from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Tiago Dantas / Seagri BA
Arquivo Tribuna do Recôncavo / 2019
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de burlesonmatthew do Pixabay
Imagem de Tumisu por Pixabay
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Imagem ilustrativa de Sharon Ang do Pixabay
Imagem de MasterTux do Pixabay
Imagem Ilustrativa de sungmin cho por Pixabay
Imagem de Lisa Larsen por Pixabay
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil
Imagem Ilustrativa by David Mark from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de ErikaWittlieb por Pixabay
Imagem de Darwin Laganzon por Pixabay
Imagem de Susana Cipriano por Pixabay
Imagem ilustrativa by PublicDomainPictures from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Rafael Rodrigues / EC Bahia
Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil
Imagem de Oleg Mityukhin por Pixabay
Foto: Luís Capellão
Foto: Rodrigo Calzone/ FESEB
Foto: Luciano Almeida
Imagem Ilustrativa | Foto: Tomaz Silva/ Agência Brasil
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by LensPulse from Pixabay
Imagem Ilustrativa de Emilian Danaila por Pixabay
Image by VSRao from Pixabay
Imagem de juanjo tugores por Pixabay
Reprodução/ Vídeo - Terra e Gente
Fotos: André Frutuôso
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Alberto Maraux/ SSP
Arquivo Pessoal
Foto: Wilson Dias/ Agência Brasil
Arquivo Pessoal
Imagem por Alexander Fox | PlaNet Fox da Pixabay
Imagem ilustrativa sobre a chegada dos portugueses ao Brasil em 1500
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA
Arquivo Pessoal
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Milena Andrade
Image ilustrativa by Joshua Woroniecki from Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Arquivo Pessoal
Image by Юрий Урбан from Pixabay
Foto: Letícia Martins / EC Bahia
Imagem Ilustrativa | Imagem de David Mark por Pixabay
Arquivo Pessoal
Imagem ilustrativa de Pexels do Pixabay
Video
Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustartiva de Clker-Free-Vector-Images por Pixabay
Imagem de Oliver Graumnitz por Pixabay
Foto: Luciano Ramos
Imagem de Hatice EROL do Pixabay
Imagem de
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
Imagem de valelopardo por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: André Frutuoso
FOTO: GABRIEL LORDELO
Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA
Foto: Letícia Martins / EC Bahia
Foto: Milena Monteiro Ascom Secti
Foto: Wilson Brito Filho/Divulgação
Arquivo Pessoal
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: PM