SAJ: Adolescente é assassinado na Viriato Lobo

Foto: Reprodução/ Rede Social

Um adolescente foi assassinado em Santo Antônio de Jesus (BA), na tarde desta última sexta-feira, dia 13. Cauã, como era conhecido, estava na Rua Viriato Lobo, quando foi alvejado por disparos de arma de fogo.

A vítima chegou a correr e entrar em uma residência, mas não resistiu. Cauã morava na Portelinha, Bairro São Paulo. A autoria e motivação do crime, até o fechamento dessa matéria, eram desconhecidos.

Tribuna do Recôncavo

Casos suspeitos de coronavírus em SAJ são descartados

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria de Saúde, informa que os exames de dois pacientes que estavam com suspeita de COVID-19 (Novo Corona Vírus) testaram negativo.

Desta forma, a cidade continua sem casos confirmados e não há novos casos suspeitos da doença. As equipes de saúde do município seguem orientadas e vigilantes para a identificação e manejo dos casos suspeitos que forem atendidos nos serviços de saúde.

A SMS informa ainda que as unidades de saúde do município estão vigilantes para a notificação não apenas de casos suspeitos do novo coronavírus, como também de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus, dentre outras. É importante que todos adotem hábitos que evitem a transmissão de doenças gripais, como a causada pelo coronavírus e outras doenças respiratórias, como:

Evitar o contato próximo (a menos de 2 metros) com pessoas que apresentem sintomas de gripes e resfriados; lavar as mãos frequentemente, especialmente depois do contato com pessoas doentes e antes de se alimentar; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, se não estiver de mãos lavadas; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados; evitar aglomerações quando estiver doente.

ASCOM-PMSAJ

SAJ: Campanha contra Influenza tem início no dia 23 de março

Arte: Divulgação

A Campanha Nacional contra a Influenza começa mais cedo este ano. A partir do dia 23 de março, idosos e trabalhadores da área de saúde recebem a vacina nos postos de saúde. A prioridade a esses grupos foi dada pelo fato de, segundo estudos, estarem mais suscetíveis às complicações do novo coronavírus (Sars-Cov-2).

A vacinação acontece até o dia 23 de maio. O Dia D será em 9 de maio, um sábado, quando os postos de saúde e vários outros pontos oferecerão o imunizante para todo o público-alvo.

A partir desta data as demais pessoas que se encaixam na classificação de risco (crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puerperas, professores, força de segurança e salvamento e doentes crônicos) também serão vacinados e devem comparecer ao Posto de Saúde mais próximo de suas casas. É necessário levar o Cartão de Vacinação e documento com foto para receber a vacina.

Ascom/ PMSAJ

SAJ: Prefeito Rogério Andrade volta a lamentar diminuição dos repasses para Bolsa Família no Nordeste

O Prefeito Rogério Andrade voltou a criticar na manhã desta sexta-feira (13) a redução de concessões do Programa Bolsa Família para a região Nordeste. Nas redes sociais, o Prefeito publicou:

“O Nordeste concentra 36,8% das famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza na fila de espera do Programa Bolsa Família. No entanto, em janeiro, a região recebeu apenas 3% dos novos benefícios enquanto Sul e Sudeste receberam 75% das novas concessões. Lamentável!”, disse.

Na quarta-feira (11), o Governador Rui Costa entrou com uma representação legal no Tribunal de Contas da União contra os cortes do programa. Já nesta quinta-feira, a Bahia e mais seis estados da região ingressaram com uma ação cível para questionar o Governo Federal sobre o represamento de verbas do Bolsa Família.

No Congresso, a Comissão de Desenvolvimento Regional aprovou requerimento de informações ao Ministério da Cidadania sobre as reduções. Em ofício enviado ao ministro Onyx Lorenzoni, a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal deu prazo de cinco dias para o governo se manifeste sobre as disparidades registradas no programa nos últimos meses.

ASCOM-PMSAJ

SAJ: Prefeitura entrega mais 3 escolas e implanta Sistema de Gestão Compartilhada da PM-BA

Arte: Divulgação/ PMSAJ

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria da Educação, fará na próxima semana mais uma agenda positiva com a entrega de 3 escolas reformadas pelo Programa Acelera SAJ.

Na segunda-feira (16), às 9h, acontece a entrega da Escola Municipal Maria Conceição Costa e Silva de Oliveira, no Andaiá. A unidade será a primeira da cidade a receber o Sistema de Gestão Compartilhado da Polícia Militar da Bahia.

Também na segunda-feira, às 14h, será a vez da entrega da Escola Municipal Luís Eduardo Maron de Magalhães. Localizada no Centro, próximo a Biblioteca Municipal, a unidade possui aproximadamente 1.000 alunos matriculados, sendo uma das maiores do município.

A agenda se encerra na terça-feira (17), às 14h, com a entrega da Escola Municipal Antônio Fraga, localizada próximo ao INSS.  Com as novas entregas, o número de unidades escolares reformadas pelo Acelera SAJ chega a 34.

ASCOM-PMSAJ

SAJ: Prefeitura orienta profissionais sobre o atendimento a possíveis pacientes com suspeita de coronavírus

Foto: Divulgação/ PMSAJ

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus (BA), através da Secretaria de Saúde, promoveu na tarde desta quinta-feira, dia 12, uma conferência com os profissionais que atuam na Atenção Básica com o objetivo de atualizar as orientações sobre o atendimento a possíveis pacientes com suspeita de COVID-19 (novo coronavírus).

Na ocasião, o Secretário de Saúde Leandro Lobo, o coordenador do SAMU Ricardo Coleone e a superintendente da Santa Casa de Misericórdia de Santo Antônio de Jesus Ludmila Reis, reforçaram os cuidados que os profissionais devem seguir no atendimento aos pacientes em geral, de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde e reforçaram que qualquer caso suspeito deve ser imediatamente notificado à vigilância epidemiológica.

Vale lembrar que o primeiro caso suspeito de coronavírus em Santo Antônio de Jesus foi descartado na manhã desta quinta-feira. Outros dois casos suspeitos encontram-se com bom estado geral, em isolamento domiciliar, aguardando o resultado do exame que deverá ser liberado nas próximas 24 horas.

ASCOM-PMSAJ