SAJ: Catadores da ACRB participam pela primeira vez do Circuito Sesc de Corridas

Foto: Valdir Pereira

Aconteceu neste domingo, dia 19, o Circuito Sesc de Corridas 2024 etapa Santo Antônio de Jesus. A corrida saiu da Praça Padre Mateus, seguiu até o final da Rua da Linha e retornou para a Praça Padre Mateus.

O evento teve a participação dos Catadores da ACRB – Associação dos Catadores de Resíduos Recicláveis do Recôncavo Baiano. Para o coordenador da associação Renilton Oliveira, esse foi um marco histórico para a ACRB, que surgiu em 2009 com o projeto Reciclando Vidas da Cáritas Regional Nordeste 3, sendo implementada em 2010 e registrada em 2012, com a missão de inclusão social para os catadores e seus familiares.

Essa foi a primeira vez que a ACRB participou do evento. Renilton ressaltou que o grupo vem quebrando diversos tabus, barreiras, dificuldades e preconceitos. Renilton agradeceu a todos (as) que contribuíram para esse grande feito em nossas vidas, de modo especial a Mari (Shalom fardamentos), Carlos (Dass), Bianca (Defensora Pública), Zé de Beata (Feira agroecológica), Zen (advogado) e a cada catador (a) que confiam na entidade ACRB.

“Esta iniciativa é tão grandiosa que mesmo os catadores não dispondo de todas adereços necessários para participação no percurso de 10 KM, fomos e cumprimos a prova. Em alguns momentos nos faltou fôlego, mas nunca é de nos faltar coragem e determinação para lutarmos por dias melhores pra categoria de catadores”.

Matéria: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.

SAJ: 2º Pedal Amarelo chamou a atenção para a paz no trânsito

Foto: Reprodução/ Vídeo - Paulo Fera Comunicação

Com o tema “A PAZ NO TRÂNSITO COMEÇA POR VOCÊ”, aconteceu na tarde desse sábado, dia 18, em Santo Antônio de Jesus (BA), o 2º Pedal Amarelo, que saiu do Posto da Polícia Rodoviária Estadual, na BA-046, para Santo Antônio de Jesus.

O evento faz parte da Campanha Maio Amarelo, que visa chamar a atenção de cada pessoa para a paz no trânsito. Além dos ciclistas, o evento contou com a participação de policiais rodoviários estaduais, bombeiros militares e civis, 11ª Ciretram, agentes da SMTT, entre outras pessoas.

Os participantes do pedal doaram alimentos não perecíveis, que serão repassados para pessoas carentes de Santo Antônio de Jesus.

Matéria: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.

Vídeo: Paulo Fera Comunicação

SAJ: Maeve é a campeã do Festival de Música Junina; prefeitura anuncia atrações dos dias 29/05 e 19/06

Foto: Paulo Fera Comunicação

A cantora e compositora Maeve foi eleita a melhor intérprete durante o Festival de Música Junina, realizado pela Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, na noite desta sexta-feira, dia 17, no Centro Cultural.

A canção interpretada por Maeve, “Vem ser Feliz no Sertão de Saj”, de Elinaldo Damasceno, também foi eleita a música oficial dos festejos juninos de 2024. Em segundo lugar ficou Reginaldo Silva com a música “Tempo de Arraiá” e em 3º ficou Ivana Lemos com a música “Meu São João”.

Na oportunidade, a gestão municipal anunciou a grade oficial para a festa de aniversário da cidade, dia 29 de maio, que terá Heitor Costa, Sam e Kawan, Carol Souza, Forró Selo de Amor, Amor que Fica, Gustavo Melo e Neném Coração de Vaqueiro.

Também foi divulgada a atração religiosa do dia 19, após a missa de aniversário da Paróquia Santo Antônio, que será o cantor e sanfoneiro católico William Sanfona. Na mesma noite haverá show com Zé de Belém e apresentação da Orquestra Sanfônica do Recôncavo.

Matéria: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.

SAJ: Prefeito fala sobre construção e requalificação de praças no Salto da Onça

Foto: Luciano Almeida

O prefeito de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano, Genival Deolino, assinou na noite desta quinta-feira, dia 16, a ordem de serviço para a construção da Praça do Salto da Onça e a requalificação da Praça Vicente Almeida. As obras serão realizadas no prazo máximo de 90 dias. Na oportunidade, o gestor mencionou outras obras que foram e estão sendo realizadas na cidade, totalizando aproximadamente 30.

ASSISTA:

SAJ: Presidente do GESCA fala sobre diagnóstico feito no Salto da Onça, que será contemplado com construção e revitalização de praças

O Presidente do Instituto Gesca ‘Dinho’ falou sobre o diagnóstico feito por sua equipe na comunidade do Salto da Onça, em Santo Antônio de Jesus (BA), onde 81% dos moradores pediam lazer e cultura e 100% pediam a construção da praça.

O resultado do estudo foi passado para a gestão municipal de Santo Antônio de Jesus, que assinou na noite desta quinta-feira, dia 16, a ordem de serviço para a construção da Praça do Salto da Onça e a requalificação da Praça Vicente Almeida.

O prefeito Genival Deolino também anunciou o calçamento da praça até a BA-046 e o apoio de sua gestão para reformar a sede da Associação de Moradores da comunidade.

Texto e reportagem: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.

ASSISTA:

O GESCA – Grêmio Educacional, Social e Cultural Águias de Santo Antônio de Jesus, que funciona nas instalações do CSU, na Urbis 2, oferece gratuitamente aulas de canto, dança, percussão e instrumentos de sopro. As pessoas interessadas em conhecer ou ajudar o projeto devem chamar no direct do perfil @institutogesca no Instagram.