Por Paula Moraes – Redatora Freelancer

Se a sua procura é por negócios rurais lucrativos, nós podemos te ajudar! É comum pensar que os negócios rurais são apenas remetidos à agricultura e criação de gados, bom, saiba que é possível fazer dinheiro por meio de outras formas no agronegócio. Contudo, se você tem uma propriedade rural mas quer transformá-la em um real fonte de lucro, saiba que existem segmentos interessantes para iniciar. Os custos variam, tendo opções mais caras do que outras. Continue a leitura e entenda!

Ficou curioso sobre como empreender? Veja também: ARTIGO – Empreender sem funcionários: conheça modelos de negócio de baixo investimento e menos burocracias. 

Como investir em negócios rurais

Caso você seja mais um proprietário rural e deseja ingressar nos negócios rurais, é necessário conhecer mais sobre esse mercado. Esse mercado possui soluções tecnológicas que automatizam processos. Como nota fiscal para produtor rural, sistemas de gestão, GPS agrícola, sensoriamento remoto e outros.

Uma outra alternativa para investir nesse tipo de negócio é a produção de feno, um alimento nutritivo, saudável e útil, principalmente em períodos com mais chuva. Dependendo da área escolhida para investir, pequenos pesqueiros também entram na possibilidade de investimento. Sendo uma atividade de lazer e que supre a necessidade dos clientes que estão atrás de entretenimento e bons negócios.

Como funciona os negócios rurais

Seja qual for o tipo de empreendimento rural que você como proprietário deseja seguir, é possível ganhar muito dinheiro. Antes de tudo, tenha em mente que será importante realizar investimentos, no planejamento, formalização ou até mesmo tecnologias junto aos seus negócios. Nesse tipo de negócio indica-se estar sempre bem atualizado sobre as principais tendências tecnológicas. Fazendo com que a sua marca se torne referência no mercado, junto ao sucesso que quer atingir. E esses fatores, que já são positivos, se aliam ao fato que o Senado aprova programa de estímulo ao crédito para pequenos empresários e produtores rurais. 

Assim, a economia fica ativa em todos os pontos, e novos acessos a recursos e tecnologias são oferecidos. Podendo com isso oferecer lucros a todos os envolvidos.

6 negócios rurais lucrativos

Os negócios lucrativos para o setor rural vem sendo muito procurado pela maioria das pessoas que querem investir e de alguma forma ganhar dinheiro nesse ramo. Nossa primeira dica é estudar muito sobre o assunto e a área a ser escolhida. Vale lembrar que há modelos de negócios que podem rentabilizar mais rápido, como as franquias de energia solar. 

Acompanhe a seguir 6 negócios lucrativos para atividades rurais:

#1 Criação de abelhas

É um dos setores mais lucrativos, podendo se tornar uma verdadeira fonte de renda. O mel é procurado constantemente, porém a quantidade de produtores não é capaz de suprir o mercado. Manuseado da forma correta, uma colmeia pode produzir até 120 kg de mel, além disso, o investimento é recuperado em até 2 anos.

#2 Turismo e atividades rurais

Fazendas com uma boa quantidade de atrativos, como por exemplo, rio, cachoeira, belas paisagens e até mesmo trilhas, podem se tornar atrativos lucrativos para o setor rural. O indicado é que o ambiente seja agradável e com muito contato com a natureza. Claro, tudo dependerá dos objetivos, incluindo a montagem de pousadas rurais para acomodar os visitantes.

#3 Silagem

A produção de silagem pode ser uma das ideias de negócios rurais, sendo um ramo que pode gerar bons lucros. Já que, a maioria dos criadores de animais acabam fazendo compras desses alimentos em grande quantidade. Uma opção é investir no plantio de milho, e através disso produzir silagem para vender em épocas de seca.

#4 Pesqueiro

É um local bem interessante onde as pessoas têm o costume de frequentar para se divertir entre amigos e familiares. O local considerado ideal são ambientes rurais, podendo ser um bom investimento. Claro, os valores não são baixos, afinal, necessita de estruturas amplas e de local com qualidade para recepcionar os clientes.

#5 Produção de horta

A plantação e cultivo de produtos alimentícios em hortas costuma ser uma prática bem simples e muito vasta. Inúmeras regiões já contam com empreendedores rurais que decidiram montar suas próprias hortas, alguns inclusive, vivem somente disso. Com o plantio é possível gerar bons resultados baseados no fornecimento de hortaliças seja em feira livre, supermercados, sacolões e até envio para cidades vizinhas.

#6 Ramo de plantio

O plantio também é uma atividade comum na maioria das regiões brasileiras. Sendo um mercado amplo onde você pode facilmente se identificar com demais tipos de plantações para investir nos terrenos rurais. Caso tenha boas terras e água a vontade, é hora de começar uma plantação, estudando ou indo em busca de agrônomos para verificar o melhor a ser plantado na sua propriedade. Pudemos perceber que existem vários negócios rurais que dão dinheiro.  O importante é que seja escolhida uma área em que você realmente se identifique.

Não deixe de estudar bem a área antes de começar, ter auxílio de profissionais autônomos e entender mais sobre os ovinos com melhoramento genético.

Paula Moraes/ Redatora Freelancer