Após pedalar de Ibirataia para Ipiaú, jovem morre afogado em rio

Após pedalar de Ibirataia para Ipiaú, jovem morre afogado em rio - destaque, transitoFoto: Reprodução/ Giro Ipiaú

Um jovem de 18 anos morreu afogado na tarde de domingo (13/01) no Rio de Contas, na localidade conhecida como Canal, próximo ao distrito de Japomirim, sentido a base do Gasoduto da Petrobrás. A vítima tomava banho com amigos quando se afogou. O corpo de Clerisson Ramos dos Santos foi encontrado por um pescador, morador da Avenida São Salvador.

Clerisson morava no bairro próximo ao Portal da cidade de Ibirataia e saiu de lá por volta das 08h desse domingo na companhia de outros amigos de bicicleta. Eles almoçaram em Ipiaú e foram tomar banho no rio. Um dos amigos de Clerisson informou que de repente o jovem começou a se debater na água e em seguida afundou.

Eles acreditam que o ibirataiense tenha sofrido um mal estar durante o banho. A vítima trabalhava em uma vidraçaria e deixa uma companheira e uma filha de 9 meses. Moradores da localidade informaram que o local onde os jovens tomavam banho é perigoso.

Editado por Tribuna do Recôncavo | Fonte: Giro Ipiaú

RECEBA NOTICIAS NO SEU CELULAR. ENTRE NA COMUNIDADE NO WHATSAPP

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias mais lidas:

Veja mais notícias:

Interessados em participar do processo seletivo do Prouni já podem fazer consulta detalhada das bolsas

Interessados em participar do processo seletivo do Prouni já podem fazer consulta detalhada das bolsas - brasilFoto: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil

Os interessados em participar do processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) referente ao segundo semestre de 2024 já podem fazer a consulta detalhada das bolsas, por curso, turno, instituição e local de oferta. O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou a pesquisa às bolsas nesta quinta-feira, 18 de julho, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Ao todo, o Prouni oferecerá 243.850 bolsas — sendo 170.319 integrais (100%) e 73.531 parciais (50%) —, distribuídas em 367 cursos de 901 instituições participantes do programa. São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Paraná e Amazonas são os cinco estados com o maior número de bolsas ofertadas nessa edição.

Cursos – Com 15.115 bolsas, Administração é o curso com maior número de bolsas ofertadas, sendo 9.782 bolsas integrais e 5.333 parciais. Depois dele, os três cursos com as maiores ofertas são: Direito, com 14.231 bolsas (6.320 integrais e 7.911 parciais); Pedagogia, com 13.890 (10.298 integrais e 3.592 parciais); e Ciências Contábeis, com 9.599 (5.643 integrais e 3.956 parciais). Para o curso de Medicina, são ofertadas, nesta edição, 1.344 bolsas (1.206 integrais e 138 parciais).   (mais…)

Chocolat Festival Bahia em Ilhéus destaca a excelência dos chocolates da agricultura familiar

Chocolat Festival Bahia em Ilhéus destaca a excelência dos chocolates da agricultura familiar - noticias, ilheusFoto: Andre Fofano

A agricultura familiar ganha destaque na 38ª edição do Chocolat Festival Bahia 2024, o maior evento de chocolate e cacau da América Latina, que nesta quinta-feira (18/07) e segue até  domingo (21/07), Ilhéus. Marcas como Bahia Cacau, pioneira na fabricação de chocolate da agricultura familiar no Brasil, e Natucoa, com chocolates veganos, apresentarão uma vasta gama de chocolates em barras, bombons e drágeas, com teores de cacau que variam de 35% a 100%.

As marcas da Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidaria da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba) e da Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia (Coopessba) recebem apoio do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Os investimentos são aplicados em assistência técnica e extensão rural (Ater), manejo da produção, aquisição de máquinas e equipamentos, a acesso a mercado, o que impulsiona na qualidade e na competitividade dos produtos baianos.

A Natucoa chega ao Chocolat Festival Bahia 2024 com o sabor marcante dos produtos feitos a partir do cacau cabruca, proveniente da Mata Atlântica. A marca destacará sua linha vegana de barras de chocolate e drágeas, reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação no setor. (mais…)

Movimentos sociais se reúnem com presidente Lula nesta sexta-feira (19), em São Paulo

Movimentos sociais se reúnem com presidente Lula nesta sexta-feira (19), em São Paulo - brasilFoto: José Cruz/ Agência Brasil

Nesta sexta-feira, dia 19, a partir das 16h, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará de um encontro com lideranças e movimentos sociais, na Casa Cultural do Povo Brasileiro, localizada na Alameda Nothmann, 806, Campos Elíseos, em São Paulo, capital.

Cerca de 70 organizações do campo popular ligadas às Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo estarão presentes em conjunto com as centrais sindicais, para avaliar a atuação do governo e debater pautas de interesse comum da classe trabalhadora.

Ao final da reunião haverá um espaço reservado para profissionais da imprensa que queiram fazer perguntas para representantes do governo federal e das organizações populares. Os profissionais cujos pedidos de credenciamento forem aprovados deverão retirar as credenciais no dia e local do evento, das 14h às 15h. (mais…)

Polícias Civil e Militar apreendem crack”, cocaína e “maconha Wolf” em Cruz das Almas

Polícias Civil e Militar apreendem crack”, cocaína e “maconha Wolf” em Cruz das Almas - destaque, cruz-das-almasFoto: Divulgação

Na manhã desta quinta, dia 18, uma operação planejada pela Polícia Civil, com o apoio da Polícia Militar, foi deflagrada para cumprir mandados judiciais de busca domiciliar no bairro da Tabela, na localidade do Minha Casa Minha Vida, em Cruz das Almas (BA).

A ação policial tinha como objetivo combater o tráfico de drogas ilícitas e uma possível tentativa de sequestro no município. Durante a operação houve confronto armado entre as equipes policiais e um grupo de criminosos, que conseguiram empreender fuga pelo matagal.

Durante a ação, foi apreendida significativa quantidade de entorpecentes entre “crack”, cocaína e “maconha Wolf”, esta última uma variedade mais concentrada do entorpecente “maconha” e com um valor de venda mais elevado com a apreensão da droga ilícita e identificação dos criminosos. (mais…)

Movimento Ocupa Pelô Literário reúne escritores e artistas independentes em programação paralela à Flipelô

Movimento Ocupa Pelô Literário reúne escritores e artistas independentes em programação paralela à Flipelô - literatura, bahiaFotos: Divulgação

O Pelourinho é lugar de resistência, inclusive literária. Tanto que uma programação paralela à Flipelô está sendo carinhosamente preparada pelo movimento Palavra-Borboleta. A iniciativa de ocupar um dos casarões do Centro Histórico com a produção de escritores baianos independentes é da escritora Palmira Heine e terá a produção de Tati Gonçalves.

Ocupa Pelô Literário reunirá no dia 10 de agosto autores e autoras independentes que escrevem diferentes  gêneros. “O Pelourinho vai ser cenário ideal para celebrarmos nossa arte e literatura”, anuncia Palmira Heine.

O Ocupa Pelô é um movimento de ocupação e resistência, com programação paralela à Flipelô.  O Casarão 17, no Largo Terreiro de Jesus, será palco de atividades culturais diversificadas, incluindo saraus, recitais, bate-papo com escritores, contação de histórias e show da Raulzito Cover Band, banda cover de Raul Seixas. “É um importante movimento para dar visibilidade e espaço para autores e autoras e artistas baianos independents”, reitera Tati Gonçalves. (mais…)

Livro infantil da baiana Denise Vaz Bela traz dicas sobre como desenvolver paciência nas crianças

Livro infantil da baiana Denise Vaz Bela traz dicas sobre como desenvolver paciência nas crianças - literaturaFotos: Reprodução de Vídeo e Divulgação

Apaixonada pela literatura desde criança, a baiana Denise Vaz Bela quis apresentar um pouco de si em seu livro solo infantil de estreia Kitty Sabe Esperar. Mãe de dois filhos, Denise levou suas experiências com crianças para os livros, onde criou uma personagem que reflete parte do seu jeitinho de ser. A pedagoga, que sempre teve um encanto pela escrita, resolveu encarar os holofotes para levar mensagens lúdicas e educativas para as crianças.

Foi depois da autobiografia Êta, mulher arretada, que Denise resolveu se dedicar à literatura infantil. Kitty Sabe Esperar será apresentado ao público em espaço inusitado, o Game Station, do Shopping Bela Vista, no dia 20 de julho. “Estou aproveitando e criando oportunidades. O lançamento será realizado em um parque de diversões. Porque a leitura também pode ser leve e divertida”, definiu a funcionária pública que na oportunidade celebrará mais um ano de vida.

A protagonista do livro Kitty Sabe Esperar não lembra em nada a famosa gatinha Hello Kitty. “Eu criei a personagem como um filho, até o nome escolhi com T dobrado e Y”, diverte-se a autora. Kitty é uma menina negra, de olhos escuros, que encontra maneiras criativas de entender como o tempo funciona. A criação da personagem foi como um espelho para a própria Denise. “A Kitty sou eu criança. Uma menina da minha cor, com olhos parecidos com os meus, um reflexo da minha identidade. Ainda não é comum ver pessoas pretas como personagem principal nas artes. Nossas crianças precisam se reconhecer na literatura”, defende. (mais…)

Colisão entre carro e moto deixa vítima fatal em Santo Antônio de Jesus

Colisão entre carro e moto deixa vítima fatal em Santo Antônio de Jesus - saj, destaqueFoto: Arquivo Pessoal

Um homem morreu na noite desta quinta-feira (18) em Santo Antônio de Jesus (BA) vítima de acidente de trânsito.

‘Giu do Focus’, como era conhecido, pilotava uma motocicleta na BA-046, quando ao passar na localidade conhecida como Porto Seco se envolveu em um acidente com um carro.

‘Jiu’, que residia no Bairro São Paulo, em Santo Antônio de Jesus, morreu no local do acidente.

Matéria: Tribuna do Recôncavo

Começa nesta quinta na cidade de Ilhéus o Chocolat Festival Bahia

Começa nesta quinta na cidade de Ilhéus o Chocolat Festival Bahia - noticias, ilheusFoto: Daniel Thame

Começa nesta quinta-feira, dia 18, e segue até domingo, dia 21, na cidade de Ilhéus, o Chocolat Festival Bahia. O evento será realizado pela MVU Empreendimentos, com o apoio do Governo do Estado, reunindo mais de 200 expositores e cerca 100 marcas de chocolate de origem

⁠As milhares de pessoas que devem visitar a cidade durante o festival, irão vivenciar um evento único no mundo, onde além de conhecer as tendências do mercado do cacau e chocolates e experimentar produtos com a magia do Sul da Magia, poderão conhecer fazendas encravadas em plena Mata Atlântica, fábricas processadoras de chocolate, uma grande indústria, um porto de exportação e o Quarteirão Jorge Amado, um espaço mítico presente nos romances do escritor, em que se incluem o Bataclan, a Catedral de São Sebastião, o Bar Vesúvio, a Casa-Memorial onde Jorge escreveu seu primeiro romance, “O País do Carnaval”. Um atrativo a mais é a belíssima Ponte Jorge Amado, cenário da novela ´Renascer`, que se tornou um dos cartões postais da cidade.

A Estrada do Chocolate, primeira estrada temática da Bahia, oferece opções de turismo rural na Fazenda Almada, Fazenda Capela Velha, Fazenda Riachuelo, Fazenda Provisão, Fazenda Ilha Bela, Fazenda Conduru-Dengo Origem Experience e Fazenda Independência. Na Rodovia Jorge Amado (Ilhéus-Itabuna), as opções são a Fazenda Yrerê e Colina Benevides Experiência. (mais…)

Mais de 20 Kg de maconha são apreendidos em ônibus na cidade de Vitória da Conquista

Mais de 20 Kg de maconha são apreendidos em ônibus na cidade de Vitória da Conquista - vitoria-da-conquistaFoto: PRF

Em mais uma ação exitosa de policiais rodoviários federais com auxílio do cão farejador , resultou na apreensão de 22,7 Kg de maconha encontrados em um ônibus de viagem. O flagrante aconteceu na manhã de hoje (17), no Km 830 da BR 116, em Vitória da Conquista (BA). Um homem de 28 anos foi preso.

Os policiais realizavam fiscalização de combate a criminalidade na rodovia quando abordaram o ônibus que seguia de São Paulo (SP) com destino final a cidade de Patos, na Paraíba.

Ao subir no veículo e conversar com os ocupantes, a equipe decidiu vistoriar o compartimento de bagagem para uma fiscalização detalhada. O cão farejador da PRF sinalizou que dentro de uma mala de cor azul havia droga. Os PRFs revistaram a bagagem e encontraram 32 tabletes de maconha, que totalizaram 22,7 Kg da droga. (mais…)

Homem sofreu tentativa de homicídio em Santo Antônio de Jesus na noite desta quarta

Homem sofreu tentativa de homicídio em Santo Antônio de Jesus na noite desta quarta - saj, destaqueFoto: Reprodução/ Video

Um homem sofreu tentativa de homicídio na noite desta quarta-feira, dia 17, em Santo Antônio de Jesus. ‘Jean do Jipe’, como é conhecido, estava na Avenida ACM, quando foi alvejado por dois disparos de arma de fogo.

‘Jean” foi socorrido e levado pela equipe do SAMU para o Hospital Regional, onde foi submetido a cirurgia para reconstrução do canal da uretra, já que o tiro atingiu a bexiga. O mesmo está estável e não precisou ser transferido para UTI.

Segundo a Polícia Militar, esse fato não tem relação com os homicídios ocorridos recentemente na cidade. A polícia já tem informações sobre a autoria dessa tentativa de homicídio que aconteceu na Avenida ACM.

Fonte: Tribuna do Recôncavo.

Homem é preso com carro roubado em Alagoinhas após fazer negociação de ‘boca’

Homem é preso com carro roubado em Alagoinhas após fazer negociação de ‘boca’ - alagoinhasFoto: PRF

A Polícia Rodoviária Federal recuperou na manhã desta quarta (17), um veículo roubado que estava circulando clonado. A abordagem ocorreu durante fiscalização na Unidade Operacional da PRF localizada no município de Alagoinhas, na Bahia.

Os policiais abordaram o veículo Citroen/C3 na BR 101. Ao realizar uma vistoria detalhada no automóvel, a equipe policial descobriu que o carro era roubado e estava circulando clonado com placas e demais elementos de identificação veicular adulterados. A ocorrência do crime foi registrada na capital baiana, em 14/12/2023.

O passageiro do Citroen, um homem de 46 anos, informou aos policiais que fez uma negociação de ‘boca’ há cerca de 1 mês com um desconhecido. Disse ainda que deu um valor de R$ 30 mil de entrada e assumiu prestações que seriam quitadas até o final do ano. O homem foi detido, conduzido à Polícia Civil e poderá responder pelo crime de receptação (art. 180 CP) de veículo roubado.

SAJ: Três pessoas foram atingidas por disparos de arma de fogo no Andaiá nesta quarta

SAJ: Três pessoas foram atingidas por disparos de arma de fogo no Andaiá nesta quarta - saj, destaqueImagem ilustrativa | Foto: Alberto Coutinho/ GOVBA

Uma mulher, um menino de 15 anos e uma adolescente foram atingidas por disparos de arma de fogo em Santo Antônio de Jesus (BA) na noite desta quarta-feira, dia 17.

O fato ocorreu na Rua Ferreira Silva, Bairro Andaiá. As vítimas foram socorridas e levadas com vida para o Hospital Regional, onde foram atendidas e ficaram em observação medida.

A autoria e motivação são desconhecidas.

Matéria: Tribuna do Recôncavo.

Caminhoneiro é preso no interior da Bahia com revólver municiado na cintura

Caminhoneiro é preso no interior da Bahia com revólver municiado na cintura - seabra, noticiasFoto: PRF

O motorista de uma carreta foi detido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na tarde desta terça-feira (16), por porte ilegal de arma de fogo. O flagrante ocorreu durante fiscalização voltada a veículos de carga no KM 408 da BR – 242, em Seabra (BA).

Era por volta das 13h50, quando os policiais abordaram o caminhão com placas do Paraná, acoplado a três semirreboques. Durante os procedimentos, os PRFs notaram um volume incomum na região abdominal do motorista.

Após a revista foi encontrado na cintura dele, um revólver cal. 38 pronta para uso com 5 munições no ‘tambor’, sendo uma delas já deflagrada.

O homem de 40 anos que reside em Conceição da Feira (BA) disse que comprou o armamento no estado do Paraná pelo valor de R$ 1 mil. Informou também que o revólver seria para defesa pessoal. (mais…)

MEC Publica edital referente ao 2º semestre de 2024 para o Prouni

MEC Publica edital referente ao 2º semestre de 2024 para o Prouni - brasilFoto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) publicou nesta quarta-feira, 17 de julho, o Edital nº 22/2024, referente ao processo seletivo do segundo semestre de 2024 para o Programa Universidade para Todos (Prouni). Os interessados poderão se inscrever no período de 23 a 26 de julho, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Serão ofertadas 243.850 bolsas nessa edição do programa.

Para participar do processo seletivo, é necessário que o candidato tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas edições de 2022 ou 2023, obtendo nota mínima de 450 pontos na média das cinco provas e nota acima de zero na redação. Além disso, devem ser cumpridos critérios socioeconômicos, incluindo renda familiar per capita que não exceda um salário-mínimo e meio para bolsas integrais e três salários-mínimos para bolsas parciais.

As opções de cursos e instituições podem ser escolhidas em ordem de preferência, conforme disponibilidade e adequação aos critérios estabelecidos pelo MEC. A consulta às informações detalhadas da oferta de bolsas, por curso, turno, instituição e local de oferta, está prevista para ser publicada na página do Prouni em 18 de julho.  (mais…)

Homem acusado de furto qualificado é preso em Cruz das Almas

Homem acusado de furto qualificado é preso em Cruz das Almas - destaque, cruz-das-almas, bahiaFoto: Alberto Maraux/ SSP

A Polícia Civil de Cruz das Alves (BA) prendeu um homem de iniciais C.D.F., de 46 anos, acusado de praticar furtos. De acordo comas investigações, o acusado entrou em uma residência, pulando o muro, e de lá subtraiu diversos bens da vítima.

O crime teria sido praticado pelo acusado e seu comparsa também identificado. O acusado se encontra recolhido na carceragem da Delegacia Territorial de Cruz das Almas, a disposição da Justiça Criminal.

Tribuna do Recôncavo.

Setur, CAR e Sema firmam parceria para o incremento do turismo comunitário baiano

Setur, CAR e Sema firmam parceria para o incremento do turismo comunitário baiano - turismo, bahiaFoto: Tatiana Azeviche/ Ascom SeturBA

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) sediou na terça-feira, dia 16, o ato de apresentação e validação do Plano de Ação do Turismo Comunitário da Bahia, elaborado por um comitê gestor constituído de representantes do poder público, da sociedade civil, iniciativa privada, terceiro setor e universidades. Em consonância com a lei estadual 14.126/2019, que institui a política pública do segmento, o plano vai subsidiar ações da Setur-BA em sete eixos estratégicos: administrativo, planejamento, qualificação, infraestrutura, promoção, projetos transversais e articulações essenciais.

Foi apresentada, também, a proposta do edital da Setur-BA, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), ligada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), para incentivos a empreendimentos que praticam o turismo comunitário em ambientes rurais.

“Vamos abrir um outro vetor que pode ser trabalhado nas comunidades rurais, que é o turismo, levando mais emprego e renda para o campo, por meio da indústria limpa”, declarou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar. (mais…)

Lauro de Freitas: Defensorias e MPF pedem isenção da taxa do pedágio para quilombolas

Lauro de Freitas: Defensorias e MPF pedem isenção da taxa do pedágio para quilombolas - lauro-de-freitas, bahiaImagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

A Defensoria Pública da União (DPU), a Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) e o Ministério Público Federal (MPF) enviaram, nessa terça-feira, 16 de julho, recomendação ao Governo do Estado da Bahia, ao município de Lauro de Freitas, e à Concessionária Bahia Norte para que restabeleçam a política de isenção da taxa do pedágio aos moradores da comunidade quilombola Quingoma. Os órgãos estabeleceram prazo de 15 dias para resposta, que deve ser enviada ao MPF.

O pedágio administrado pela Bahia Norte está localizado na Via Metropolitana, que liga a BA-526 (Estrada CIA-Aeroporto) à BA -099 (Estrada do Coco), na Região Metropolitana de Salvador. As menores tarifas são para motocicletas e motonetas, R$3,50. Para os carros de passeios o valor cobrado é de R$ 7.

No documento, as instituições destacam a ausência de vias alternativas gratuitas que viabilizem a livre circulação dos moradores às áreas adjacentes ao seu território, em razão da existência de outras praças de pedágio nas estradas do entorno. Além disso, pontuam as consequências sociais e econômicas negativas para as comunidades, como dificuldade no acesso a bens e serviços essenciais, como saúde e educação, assim como o desempenho de suas atividades laborais. (mais…)

Análise da Betnacional Brasil: visão geral e experiência do usuário

Análise da Betnacional Brasil: visão geral e experiência do usuário - jogosArte: Divulgação

Descrição: Descubra nossa análise detalhada do Betnacional Brasil, que abrange os principais recursos, a experiência do usuário, os bônus e muito mais. Tire o máximo proveito de suas apostas on-line com nossa análise especializada.

Avaliação do Betnacional Brasil: Informações detalhadas e experiência do usuário

O Betnacional Brasil emergiu rapidamente como um dos principais players do mercado de apostas on-line, oferecendo uma plataforma abrangente e adaptada às necessidades dos usuários brasileiros. Esta avaliação tem o objetivo de fornecer uma visão geral detalhada dos vários recursos e serviços oferecidos pela Betnacional Brasil. Desde a interface amigável até os bônus atraentes, vamos nos aprofundar no que faz essa plataforma se destacar. Quer você seja um apostador experiente ou um novato no mundo dos jogos de azar on-line, nossa análise o ajudará a navegar pelos recursos, bônus e experiência geral do usuário da Betnacional Brasil. Junte-se a nós enquanto exploramos como essa plataforma pode elevar seu jogo de apostas para o próximo nível.

Interface amigável ao usuário

Uma das características de destaque da Betnacional Brasil é sua interface amigável, tanto no site quanto nos aplicativos móveis. A plataforma foi projetada com um layout limpo e intuitivo, facilitando a navegação mesmo para aqueles que não estão familiarizados com apostas on-line. Com seções claramente identificadas e um layout lógico de funções, os usuários podem localizar facilmente o que estão procurando, seja apostas ao vivo, próximos jogos ou promoções.

Os aplicativos móveis são igualmente bem projetados, oferecendo uma experiência perfeita em qualquer lugar. Acessíveis em dispositivos Android e iOS, os aplicativos mantêm toda a funcionalidade da versão para desktop, garantindo que os usuários possam fazer apostas, verificar as probabilidades e gerenciar suas contas com a maior facilidade. Esse foco na acessibilidade e facilidade de navegação destaca o compromisso da Nacional bet em oferecer uma experiência de usuário superior a todos os apostadores. (mais…)

PRF apreende na Bahia madeira nativa do Pará transportada ilegalmente

PRF apreende na Bahia madeira nativa do Pará transportada ilegalmente - seabra, noticias, bahiaFoto: PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na cidade de Seabra (BA) 30,0 m³ de madeira nativa do Pará. O flagrante ocorreu por volta das 15h30 de segunda-feira (15) quando, durante fiscalização na altura do quilômetro 408 da BR-242, a equipe operacional abordou o veículo SCANIA/R124, tracionando dois semirreboques carregado com madeira.

Por tratar-se de transporte de madeira, os agentes solicitaram a documentação específica desse tipo de carga que são a Nota Fiscal (NF), a Guia Florestal (GF) além, do Documento de Origem Florestal (DOF). Qualquer irregularidade entre os documentos ou entre eles e a carga, tornam os documentos inválidos e a carga ilegal.

Após as averiguações necessárias nos sistemas informatizados e cubagem da carga, foi detectado que o DOF apresentado estava vencido. Os perfis transportados não correspondiam ao declarado e o volume transportado era superior ao declarado nos documentos apresentados, o que tornou o DOF e GF inválidos. (mais…)

SineBahia divulga vagas de emprego para Santo Antônio de Jesus

SineBahia divulga vagas de emprego para Santo Antônio de Jesus - saj, noticiasFoto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

O SineBahia, órgão estadual de intermediação de mão-de-obra, divulgou oportunidades de emprego nesta terça-feira, dia 16, na cidade de Santo Antônio de Jesus (BA). Há vagas para:

 

AUXILIAR DE LINHA DE PRODUÇÃO (PCD)

EXCLUSIVA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
02 VAGAS

 

REPOSITOR DE LOJA (PCD)

EXCLUSIVA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
01 VAGA

 

FISCAL DE PREVENÇÃO DE PERDAS (PCD)

EXCLUSIVA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
01 VAGA

 

ELETROTÉCNICO

FORMAÇÃO NA ÁREA

01 VAGA

 

ELETROMECÂNICO

FORMAÇÃO NA ÁREA

01 VAGA

 

VENDEDOR EXTERNO

ENSINO MÉDIO COMPLETO

DESEJÁVEL EXPERIÊNCIA NA ÁREA

01 VAGA

 

ATENDENTE DE LANCHONETE – BALCONISTA

EXPERIÊNCIA MÍNIMA DE 06 MESES NA ÁREA

ENSINO MÉDIO COMPLETO (DESEJÁVEL)

01 VAGA

 

MECÂNICO DE AUTO (ESPECIALIDADE EM DIREÇÃO HIDRÁULICA)

EXPERIÊNCIA NA ÁREA

ENSINO MÉDIO COMPLETO

01 VAGA

 

SUPORTE TÉCNICO

ENSINO MÉDIO COMPLETO

CONHECIMENTO AVANÇADO EM INFORMÁTICA

POSSUIR CNH: CATEGORIA A

01 VAGA

 

Os interessados devem buscar atendimento em uma das unidades do órgão, que em Santo Antônio de Jesus funciona no Shopping Itaguari. Não precisa agendar, as senhas serão distribuídas conforme disponibilidade de atendimento e por ordem de chegada.

É necessário ter em mãos: Carteira de Trabalho física ou digital; RG; CPF; comprovantes de residência, escolaridade, além das especificidades das vagas e comprovações diversas para o trabalho –  se assim o candidato desejar (CNH, certificados, cursos, declarações…)

Fonte: Tribuna do Recôncavo.

Duas joalherias são alvo de arrombamento em Cruz das Almas

Duas joalherias são alvo de arrombamento em Cruz das Almas - cruz-das-almasImagem Ilustrativa by Christine Sponchia from Pixabay

Na madrugada desta terça-feira (16) as joalherias JM Joias e Luiza Joias, localizadas na Avenida Alberto Passos, no centro de Cruz das Almas, foram arrombadas.

Os ladrões conseguiram ter acesso aos estabelecimentos ao danificarem as portas da frente, passando despercebidos durante a noite. A descoberta dos arrombamentos ocorreu somente pela manhã, quando populares notaram que as lojas haviam sido invadidas.

Até o momento, o valor total do roubo ainda não foi divulgado pelas autoridades responsáveis. No entanto, espera-se que as imagens capturadas pelas câmeras de segurança das joalherias possam fornecer pistas valiosas para a Polícia Civil, auxiliando nas investigações em andamento.

Fonte: Portal Cruz das Almas News.

Aliança com PL e União Brasil é vedada pelo PT, comenta Éden Valadares

Aliança com PL e União Brasil é vedada pelo PT, comenta Éden Valadares - noticias, bahiaFoto: João Valadares

O presidente do Partido dos Trabalhadores na Bahia, Éden Valadares, reagiu à notícia de que a Executiva Estadual do União Brasil flexibilizou a possibilidade de aliança com o PT nas eleições municipais na Bahia. “Quem não quer somos nós. O PT não estará no mesmo palanque de quem defende a volta do carlismo ou do bolsonarismo”, destacou Éden.

O dirigente estadual frisou que a posição do Diretório é de não se aliar a nenhum partido aliado ao carlismo ou ao bolsonarismo. “Não se trata de apenas uma opinião minha, mas sim de uma política aprovada e reiterada pelo Diretório Estadual do PT seguidas vezes. Nossa prioridade central é derrotar quem quer a volta do carlismo ou do bolsonarismo.”

O dirigente acrescentou ainda que essa não é uma decisão estreita ou sectária. “Admitimos até a possibilidade de aliança com quem se arrependeu de apoiar Bolsonaro e ACM mas agora quer caminhar com Lula e Jerônimo, contudo, quem ficou no PL ou União Brasil joga contra a reconstrução do país e o novo ciclo de desenvolvimento na Bahia, e isso não vamos permitir.” (mais…)

PRF recupera motocicleta roubada que foi negociada em troca de uma vaca

PRF recupera motocicleta roubada que foi negociada em troca de uma vaca - paulo-afonso, noticias, bahiaFoto: PRF

Uma motocicleta furtada foi recuperada, durante fiscalização da PRF na BR- 110, em Paulo Afonso (BA). O caso aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 16. Policiais rodoviários federais fiscalizavam na altura do quilômetro 12 da rodovia, quando abordaram uma motocicleta Honda/CG 150 Titan, emplacada no Rio de Janeiro.

Após uma verificação minuciosa na moto e pesquisa ao sistema informatizado da PRF, a equipe constatou se tratar na realidade de uma motocicleta, com ocorrência criminal. Aos policiais, o condutor relatou que negociou a moto parte em dinheiro e a outra parte mediante troca em uma vaca de grande porte. A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.

A PRF alerta que ao adquirir um veículo seminovo é importante conhecer a procedência, duvidar de ofertas muito vantajosas e sempre realizar todos os trâmites burocráticos de transferência de propriedade. Essas são dicas importantes para se evitar cair em golpes, ter prejuízos financeiros e ainda responder pela prática do crime de receptação de veículo oriundo de crime.

Seminário Empretec está com inscrições abertas em Santo Antônio de Jesus

Seminário Empretec está com inscrições abertas em Santo Antônio de Jesus - saj, destaqueImagem de Gerd Altmann da Pixabay

Uma experiência imersiva com ferramentas de empreendedorismo. Assim é o Empretec, iniciativa aplicada pelo Sebrae em todo o Brasil, para proporcionar aos participantes a ampliação das potencialidades empreendedoras ao longo de uma semana. Em Santo Antônio de Jesus (BA) as inscrições estão abertas na sede local da instituição. A formação ocorrerá entre os dias 22 e 27 de julho.

Os interessados devem se inscrever previamente e até dia 19 de julho no site sebraeba.com.br. O Seminário Empretec é direcionado a empreendedores e para quem deseja abrir um negócio. Este é o principal programa de formação de empreendedores no mundo, um seminário intensivo criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), promovido em 40 países e, no Brasil, a aplicação é exclusiva do Sebrae.

Durante o seminário, o participante aprende mais do que técnicas de empreender, ele descobre habilidades e desenvolve capacidades com o intuito de despertar o comportamento empreendedor. Ao todo, são 60 horas de capacitação com atividades práticas, cientificamente fundamentadas, que mostram como agem os empreendedores de sucesso e os 10 comportamentos característicos desses perfis.

As condições e valores podem ser conferidas no ato da inscrição. Outras informações podem ser obtidas com a equipe do Sebrae pelo telefone: (75) 97400-9056.

Transações em Pix crescem e abrem portas para o Embedded Finance no Brasil e no mundo

Transações em Pix crescem e abrem portas para o Embedded Finance no Brasil e no mundo - brasilImagem de Bryan Santos do Pixabayv

Antes de o Pix trazer as transações instantâneas para o Brasil, em 2020, as pessoas bancarizadas levavam alguns minutos, horas ou até dias para que uma transferência fosse concluída e finalmente aparecesse no saldo da conta. Mas a modalidade foi rapidamente integrada à rotina da população e, em 2023, pagamentos via Pix corresponderam a quase 40% do total de transações, de acordo com o Banco Central. E esse número ainda deve aumentar — o DOC e o TED, as operações mais utilizadas até então, foram extintas em fevereiro.

O Pix, uma forma de pagamento instantânea, digital e gratuita, caiu no gosto dos brasileiros e o volume transacionado só cresce. Entre os dias 6 e 7 de junho de 2024, o meio de pagamento bateu um novo recorde, com mais de R$ 400 milhões em operações em apenas 48 horas. O teto anterior era de R$ 201,6 milhões, no dia 5 de abril, deste ano.

A facilidade e preferência do consumidor pelo Pix está abrindo as portas para as empresas de Embedded Finance — isso porque os vendedores que desejam incluir o Pix no checkout de seus e-commerces, indo além das formas tradicionais de pagamentos, como boletos bancários e cartões de crédito, o fazem por meio do serviço de startups de finanças embarcadas. Esse já é um segundo passo da digitalização financeira do mercado. (mais…)

PRF recupera caminhão furtado dias antes em Juazeiro (BA)

PRF recupera caminhão furtado dias antes em Juazeiro (BA) - juazeiro, bahiaFoto: PRF

Na tarde de segunda-feira (15) a Polícia Rodoviária Federal recuperou em Juazeiro (BA) um caminhão que havia sido furtado na última sexta, 12 de julho.

Os policiais receberam denúncia de uma empresa de rastreamento de que um caminhão Volvo/NH12380, com placas de Tanque Novo/BA, havia sido furtado dias antes no Km 8 da BR 407.

Os agentes imediatamente realizaram buscas pelo caminhão pela rodovia e adjacências, localizando-o abandonado no distrito de Abóbora.

Que foi feita a identificação veicula e os PRFs constataram que realmente se tratava do caminhão apontado como furtado. Não foi localizado nenhum suspeito no local e proximidades. (mais…)

Lei que regulamenta profissão de Técnico em Nutrição e Dietética é sancionada

Lei que regulamenta profissão de Técnico em Nutrição e Dietética é sancionada - brasilImagem de valelopardo por Pixabay

Entrou em vigor a Lei 14.924/24 que regulamenta a profissão do Técnico em Nutrição e Dietética (TND). A nova lei foi publicada na edição do Diário Oficial da União desta segunda-feira (15/07). A lei teve origem em um projeto de autoria da deputada federal Erika Kokay (PT-DF), aprovado pela Câmara dos Deputados no ano passado e pelo Senado em 19 de junho deste ano.

A inscrição no CRN requer comprovação de conclusão do ensino médio e do curso técnico em Nutrição e Dietética, com carga horária entre 800 e 1.500 horas/aula. Profissionais já atuando na área há pelo menos 12 meses também podem se inscrever.

A nova norma também altera a Lei 6.583/78, que instituiu os Conselhos de Nutricionistas regionais e federal, para renomear esses órgãos, que passam a ser chamados Conselho Regional de Nutrição e Conselho Federal de Nutrição. (mais…)

Prefeito Genival Deolino aprecia final do Campeonato Ruralzão e destaca importância do esporte

Prefeito Genival Deolino aprecia final do Campeonato Ruralzão e destaca importância do esporte - saj, esporteFoto: Agência Abrange.

No último domingo (14), a final do Campeonato Ruralzão consagrou o Benfica como campeão. O torneio que tem como objetivo fomentar a prática de esportes no município e fortalecer os times de futebol locais, chegou ao seu ápice com um jogo emocionante entre Benfica e Boa Vista.

O gestor municipal presente na cerimônia de premiação, parabenizou o time vencedor e fez questão de destacar o desempenho do outro time, “também gostaria de dizer que o Boa Vista competiu bem, tanto que chegou à final”.

Deolino aproveitou a oportunidade para agradecer ao secretário de Esporte e Lazer, Carlos Mercês, pelo empenho na contribuição da organização do evento, “é o que nós estamos fazendo, incentivando o esporte. E vamos continuar investindo em várias outras áreas, para que nossos jovens tenham sempre diversão e entretenimento”, concluiu o prefeito. (mais…)

SAJ: Biblioteca da UFRB realiza nesta quarta (17) o SARAU NUESTRAS AMÉFRICAS: POESIAS ENTRECRUZADAS

SAJ: Biblioteca da UFRB realiza nesta quarta (17) o SARAU NUESTRAS AMÉFRICAS: POESIAS ENTRECRUZADAS - saj, destaqueArte: Divulgação

A Biblioteca do Centro de Ciências da Saúde da UFRB – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, em Santo Antônio de Jesus, vai realizar nesta quarta-feira, dia 17, a partir das 15 horas, o SARAU NUESTRAS AMÉFRICAS: POESIAS ENTRECRUZADAS. O evento contará com a presença do QUILOMBO AMEFRICANO de LITERATURAS.

O Sarau faz parte de dois movimentos literários: O Julho das Pretas: em quatro Atos (promovido pela Biblioteca do CCS) e o O Quilombo Amefricano de Literatura (promovido pelo poeta João Vanderlei da Portuário Atelier, Cachoeira, BA). A atividade tem dois objetivos: disseminar a poesia no território santoantoniense e Recôncavo, além de incentivar a leitura entre a juventude.

O SARAU NUESTRAS AMÉFRICAS: POESIAS ENTRECRUZADAS é também culminância da comitiva literária O QUILOMBO AMEFRICANO de LITERATURA, em Cuba, Colômbia e Brasil (fruto da Lei Paulo Gustavo Estadual). O Sarau terá a participação da poetiza Radi Oliveira da Floração do Verso, do poeta João Vanderlei da Portuário Atelier, do poeta Sinecio Verdecia Díaz, da Casa del la Poesia de Cuba e do artista do México Júlian Alarcón.

O Sarau será realizado nesta quarta (17), a partir das 15 horas, no Pavilhão de Aulas da UFRB, em Santo Antônio de Jesus.

Tribuna do Recôncavo.

SAJ: Jovem morre durante ação policial na Rua do Curral

SAJ: Jovem morre durante ação policial na Rua do Curral - saj, destaqueFoto: Arquivo Pessoal

Um jovem conhecido como ‘Da Roça’ morreu durante uma ação policial realizada em Santo Antônio de Jesus (BA) na manhã desta terça-feira, dia 16.

A operação policial, realizada pela Polícia Civil, ocorreu na Rua H do Loteamento Recanto dos Prazeres, conhecida como Rua do Curral.

Segundo o 14º Batalhão da Polícia Militar, na ação, houve o auto de resistência. ‘Da Roça’ chegou a ser levado pelos policiais para o Hospital Regional, mas não resistiu aos ferimentos.

Matéria: Tribuna do Recôncavo.

Prefeito Genival visita Igreja Batista Betel para prestigiar inauguração do Instituto Bom Samaritano

Prefeito Genival visita Igreja Batista Betel para prestigiar inauguração do Instituto Bom Samaritano - sajFoto: Divulgação

No último domingo (14), o prefeito de Santo Antônio de Jesus, Genival Deolino, esteve presente na Igreja Batista Betel para a inauguração do Instituto Bom Samaritano. O evento, que contou com a participação da comunidade local, foi marcado por momentos de fé e celebração.

Durante a cerimônia, o prefeito Genival Deolino teve a oportunidade de apreciar o ministério do Pastor José Vieira, que liderou a celebração. O Instituto Bom Samaritano, que nasce com a missão de apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade, foi o centro das atenções.

Em seu discurso, o prefeito expressou seu apoio a iniciativa, “gostaria de parabenizar este mais novo projeto que nasce para abençoar muitas pessoas, principalmente as que vivem em situação de vulnerabilidade. Nossa gestão está à disposição para ajudar no que for necessário”. (mais…)

SAJ: Homem é assassinado no Mirante do Andaiá

SAJ: Homem é assassinado no Mirante do Andaiá - saj, destaqueFoto: Arquivo Pessoal

Um homem foi assassinado em Santo Antônio de Jesus (BA) na manhã desta terça-feira, dia 16. A vítima identificada como Kaíque Santiago estava no Loteamento Mirante do Andaiá, quando foi alvejado por disparos de arma de fogo. Kaíque, que morava no Alto Santo Antônio, morreu no local do crime. A autoria e motivação são desconhecidas.

Matéria: Tribuna do Recôncavo.

28 casais homoafetivos dizem “sim” em cerimônia romântica e política contra a discriminação

28 casais homoafetivos dizem “sim” em cerimônia romântica e política contra a discriminação - bahiaFoto: Sérgio Figueiredo

Morando juntos há cerca de um ano, Jundaraí Moreno e David Michel sempre pensaram em se casar. No último dia 12 eles realizaram o sonho no Salão Nobre da sede do Ministério Público estadual, em Salvador, durante a segunda edição do projeto “Sim ao Amor”, que realizou o casamento civil de 28 casais homoafetivos, numa cerimônia marcada pela emoção.

“Esse casamento coletivo é a celebração do amor, de histórias de vidas que se entrelaçam, e da afirmação da liberdade e igualdade de direitos”, afirmou o procurador-geral de Justiça Pedro Maia, que destacou a emoção de presenciar o momento de vitória sobre o preconceito.

Alegria e uma honra foram as expressões usadas pelo secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado da Bahia, Felipe Freitas, para definir o que sentia diante dos casais. “A celebração de amor é sempre algo muito bonito. Quando falamos de pessoas LGBTQIA+, o casamento representa ainda mais, representa uma convocação para todos a construir um mundo com mais justiça e igualdade”. (mais…)

Motociclista bêbado foge de abordagem e acaba preso na BR 101 em Santo Antônio de Jesus

Motociclista bêbado foge de abordagem e acaba preso na BR 101 em Santo Antônio de Jesus - saj, destaque, bahiaFoto: PRF

A Polícia Rodoviária Federal flagrou na tarde de domingo (14) o condutor de uma motocicleta Honda/Cg 160 transitando alcoolizado. A ação foi registrada no Km 265 da BR 101, trecho do município de Santo Antônio de Jesus.

Era por volta das 15h00, equipe da PRF realizava fiscalização na rodovia voltada à prevenção de sinistros quando deu ordem de parada ao condutor da moto, porém o comando não foi atendido e o motociclista empreendeu fuga em alta velocidade, colocando a própria vida em risco e ainda a de terceiros e também dos agentes em perigo.

Apesar de todos os sinais sonoros e luminosos emitidos pelos PRFs, a moto só foi interceptada após 3 quilômetros de acompanhamento tático e durante a abordagem identificaram no condutor sinais de que ele havia ingerido bebida alcoólica, como dificuldade no equilíbrio, olhos vermelhos, forte odor de álcool no hálito. (mais…)

Escolas estaduais realizam avaliação diagnóstica de Língua Portuguesa e Matemática com foco na melhoria da aprendizagem

Escolas estaduais realizam avaliação diagnóstica de Língua Portuguesa e Matemática com foco na melhoria da aprendizagem - bahiaImagem de jannoon028 no Freepik

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) iniciou nesta segunda-feira, dia 15, a avaliação do nível de conhecimento dos estudantes em relação às disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa. A ação, desenvolvida em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), utiliza a plataforma digital Plurall e permite o acompanhamento da gestão da aprendizagem dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio para o diagnóstico e a elaboração de estratégias pedagógicas que permitam a superação das dificuldades e a assimilação dos conteúdos pelos estudantes.

A avaliação é composta por 26 questões de Língua Portuguesa e 26 de Matemática. Os estudantes acessam a Plurall através de dispositivos disponibilizados nas escolas, como tablets, chromebooks, notebooks e computadores. “Já trabalhamos com essa plataforma desde 2023. No início deste ano, foi feita a avaliação diagnóstica e, com os resultados e dados sistematizados, conseguimos realizar um planejamento com foco nos pontos mais críticos”, avalia a coordenadora pedagógica Serafina Carneiro, do Colégio Estadual Pedro Falconeri Rios – Tempo Integral, localizado no município Pé de Serra.

Além de apresentar o resultado quase imediato, dar um panorama das turmas e fazer o perfil de cada aluno, a plataforma Plurall também disponibiliza atividades que ajudam a incrementar as disciplinas, trazendo novas abordagens e vários conteúdos digitais educacionais, que podem ser acessados por estudantes, professores, coordenadores pedagógicos e gestores a qualquer hora e lugar, a exemplo dos cadernos pedagógicos de Língua Portuguesa e de Matemática, que estão disponíveis na plataforma. (mais…)

PRF recupera moto roubada dentro de bagageiro de ônibus na BR-116

PRF recupera moto roubada dentro de bagageiro de ônibus na BR-116 - vitoria-da-conquista, bahiaFoto: PRF

Durante a tarde de domingo (14), em Vitória da Conquista (BA), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou uma moto roubada, que estava dentro do compartimento de bagagens de um ônibus.

A equipe policial realizava operação de combate ao crime na BR-116, quando deu ordem de parada a um ônibus de turismo que seguia de São Paulo para a cidade baiana de Euclides da Cunha. Após fiscalização, os PRFs perceberam que havia uma motocicleta no bagageiro, a qual, após análise, apresentou indícios de adulteração em seus elementos.

Após consulta aos sistemas, os policiais constataram que a moto havia sido roubada na cidade de São Paulo (SP), em julho do ano passado. O motorista do ônibus informou que estava realizando o frete.

Dessa forma, os policiais apreenderam a motocicleta produto de crime. O responsável do ônibus foi enquadrado como testemunha. A ocorrência foi apresentada na Polícia Civil para abertura do inquérito policial e futuras investigações. O veículo ficará à disposição da Polícia Judiciária.

Ex-The Voice, Day Limns leva espetáculo “VÊNUS≠netuno Tour” para o Rio de Janeiro

Ex-The Voice, Day Limns leva espetáculo "VÊNUS≠netuno Tour" para o Rio de Janeiro - entretenimentoFoto: @kimberlykoeche

Com o seu vozeirão, uma presença marcante e toda a sua singularidade, Day Limns chegou às finais do “The Voice Brasil” na sua sexta temporada e conquistou o coração de diversos artistas com suas composições, como Anitta, Luísa Sonza, Clau e Vitão, e agora inicia o seu novo espetáculo “VÊNUS≠netuno Tour”, que serve de apoio para o seu segundo álbum, evocando sua vulnerabilidade e arte no palco.

A artista inicia os shows no domingo, dia 21 de julho, no Teatro Claro, no Rio de Janeiro e promete levar muito rock ‘n roll para os fãs. Esta é a segunda tour da cantora e sucede à turnê de 2018, que dava apoio ao seu primeiro álbum, o “Bem Vindo Ao Clube”. O show acontece às 21h30.

A cantora iniciou a contagem regressiva para a turnê, que ainda passará por São Paulo, Paraná, Belo Horizonte e mais estados brasileiros: “FALTA MUITO POUCO PRA VÊNUS≠NETUNO TOUR! Em qual estado encontro vocês? Vai ser, com certeza, os shows mais lindos que já fiz. Não perde, não. Vamos? Os ingressos estão no meu site”, compartilhou DAY. (mais…)

Homem foi assassinado em Santo Antônio de Jesus na noite desta segunda (15)

Homem foi assassinado em Santo Antônio de Jesus na noite desta segunda (15) - saj, destaqueFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Um homem foi assassinado em Santo Antônio de Jesus na noite desta segunda-feira, dia 15.

A vítima de prenome Elias pedalava uma bicicleta na Rua Teodoro Dias Barreto, Bairro Andaiá, quando ao passar em frente a uma escola foi alvejado por disparos de arma de fogo.

Uma equipe do SAMU foi acionada, mas ao chegar no local Elias já estava sem sinais vitais. A autoria e motivação do crime são desconhecidas. O corpo foi removido pela equipe do DPT para o IML para ser necropsiado.

Matéria: Tribuna do Recôncavo.

41% da população baiana está inadimplente, revela pesquisa

41% da população baiana está inadimplente, revela pesquisa - bahiaImagem de Drazen Zigic no Freepik

Mais de 72 milhões de brasileiros estão com o nome sujo, de acordo com um estudo realizado pela Serasa. na Bahia, de acordo com levantamento divulgado pelo Serasa, 41% da população está inadimplente atualmente.

Diante desse número de endividados, é importante que a população comece a aplicar regras de organização e educação financeira no dia a dia, de maneira a evitar o acúmulo de dívidas e a possível negativação do nome.

Quem fica com o nome sujo enfrenta uma série de obstáculos junto às instituições financeiras, como a dificuldade de obter empréstimos, financiamento e acesso a linhas de crédito. Além disso, muitos bancos não aceitam a abertura de conta corrente por parte de pessoas endividadas. (mais…)

UFRB abre processo seletivo para Licenciatura em Educação Bilíngue de Surdos em Laje e Ipiaú

UFRB abre processo seletivo para Licenciatura em Educação Bilíngue de Surdos em Laje e Ipiaú - laje, ipiau, destaque, bahiaImagem ilustrativa e editada | Crédito: Fernando Frazão/ Agência Brasil

A UFRB – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia abriu o processo seletivo para licenciatura em Educação Bilíngue de Surdos nos polos das cidades de Laje e Ipiaú.

A Licenciatura em Educação Bilíngue de Surdos é um curso (de graduação) ofertado pela UFRB, no âmbito do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR Equidade).

O objeto do curso é formar professores(as) para atuarem com estudantes surdos, com deficiência auditiva sinalizante, surdos com altas habilidades ou superdotação, ou com outras deficiências associadas, que optem pela modalidade de educação bilíngue de surdos.

Serão ofertadas 70 vagas distribuídas em dois polos, sendo um na cidade de Laje (BA) no Vale do Jiquiriçá e o outro na cidade de Ipiaú no Sul da Bahia.

Tribuna do Recôncavo.

SEC divulga resultado da segunda etapa do sorteio de vagas para cursos técnicos Prosub

SEC divulga resultado da segunda etapa do sorteio de vagas para cursos técnicos Prosub - bahiaFoto: Luiz Carrera

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) divulgou, nesta segunda-feira (15), o resultado da segunda etapa do sorteio eletrônico de vagas para cursos técnicos na forma de articulação subsequente ao Ensino Médio subsequentes ao Ensino Médio (Prosub). O resultado está disponível no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). A matrícula dos contemplados deverá ser efetuada presencialmente, no período de 17 a 19 de julho, nas unidades escolares para as quais foram selecionados.

A segunda etapa do processo seletivo foi voltada para o preenchimento residual. Um total de 2.577 candidatos se inscreveu para 828 vagas de 19 cursos ofertados em 40 municípios, a exemplo de Amargosa, Feira de Santana, Salvador, Caetité e Paulo Afonso. Dentre os cursos com maior número de inscritos estão os técnicos em Administração,  em Logística, em Informática e em Meio Ambiente.

O diretor de Empreendedorismo, Inovação e Institucionalização da SEC, Anderson Epifania, que representou o superintendente da Educação Profissional e Tecnológica, Ezequiel Westphal, falou da importância das vagas ofertadas nesta segunda etapa. “Os estudantes que não têm formação técnica podem ampliar seus horizontes através da profissionalização, assim como os que já têm formação e possuem interesse em uma outra área também podem ter acesso ao mundo do trabalho e ou à iniciação científica”. (mais…)

Euvaldo Rosa participa de roda de conversa com Movimento dos Sem-teto

Euvaldo Rosa participa de roda de conversa com Movimento dos Sem-teto - sajFoto: Divulgação

O pré-candidato a prefeito de Santo Antonio de Jesus pelo PSD, Euvaldo Rosa, participou neste domingo,14, de um encontro com membros do Movimento dos Trabalhadores Sem-teto. Ele estava acompanhado do presidente da Câmara de Vereadores, Chico de Dega.

Durante a roda de conversa o pré-candidato recebeu o apoio do movimento e ouviu as demandas quanto a necessidade de se garantir moradia para as famílias que não têm casa própria.

A reunião aconteceu na sede do Partido dos Trabalhadores que ficou lotada. O presidente do PT municipal, Manoel Missionário conduziu o evento e fez questão de destacar a grande quantidade de novas casas que foram construídas em Santo Antonio de Jesus nos dois mandatos de Euvaldo Rosa quando prefeito.

Quem também fez elogios às ações de Euvaldo Rosa quando prefeito foi o presidente do Movimento Sem-teto,  J. Santos. Ele reafirmou a confiança no trabalho do pré-candidato. “Nós confiamos em doutor Euvaldo e sabemos que se ele for prefeito é ele que vai governar e não vai passar para terceiros. Ele quem vai governar e é o que a gente precisa”, ressaltou. (mais…)

Mostra “Cinema É Cachoeira” acontece em 5 cidades com produções premiadas – duas inéditas no circuito comercial

Mostra "Cinema É Cachoeira" acontece em 5 cidades com produções premiadas – duas inéditas no circuito comercial - destaque, cinema, cachoeira, bahiaFoto: Reprodução/ Video

A cinematografia contemporânea do Recôncavo Baiano pelo olhar dos cineastas Ary Rosa e Glenda Nicácio. Assim é a primeira edição da mostra “Cinema É Cachoeira – Os filmes de Ary Rosa e Glenda Nicácio”, com cinco produções entre longas de ficção e drama, realizada simultaneamente em cinco cidades do país, a partir de 18 de julho. Destaque para a apresentação dos inéditos “Ilha”, de 2018 e “Mugunzá”, de 2022.

Coprodução Produção Rosza Filmes e Elo Studios, o evento acontece em Salvador (Bahia), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e em Poços de Caldas e Belo Horizonte (MG). A programação apresenta ao público um recorte da diversidade cultural, social, histórica e geográfica do Recôncavo Baiano, com produções premiadas em diversos festivais e já consagradas pelo público e crítica especializada, todas codirigidas por Ary Rosa e Glenda Nicácio, parceiros há mais de uma década na direção de filmes e também curadores da mostra. São elas: “Café com Canela” (2017), “Ilha” (2018), “Até o Fim” (2020), “Voltei!” (2021) e “Mugunzá” (2022).

Durante a maratona de filmes, o público poderá acompanhar nas telonas atuações de grandes nomes do cinema brasileiro como Fabrício Boliveira, Aldri Anunciação, Babu Santana, Valdinéia Soriano, Renan Motta, Maíra Azevedo, Arlete Dias, entre outros importantes atores. A classificação indicativa varia de acordo com cada filme e temática das obras. (mais…)

Jacobina sediará terceira edição do Conexão Contábil Bahia nesta sexta-feira (19)

Jacobina sediará terceira edição do Conexão Contábil Bahia nesta sexta-feira (19) - bahiaImagem de Steve Buissinne do Pixabay

Jacobina sediará a terceira edição do Conexão Contábil Bahia 2024 em um encontro que reunirá profissionais da contabilidade, estudantes e interessados para uma programação com convidados especialistas que abordarão temas relevantes no dia 19 de julho, na Câmara de Vereadores, na Av. João Fraga Brandão, nº 125, no Bairro Peru.

A edição se inicia às 9h, com a palestra “EFD-REINF e DCTFWEB – Impactos e Adequações com os cruzamentos das obrigações acessórias”, ministrada pela contadora Samanta Pinheiro. Advogada e consultora tributária, Samanta Pinheiro abordará temas essenciais para a adequação às novas exigências tributárias e levará sua vasta experiência em consultoria para empresas nacionais e multinacionais.

A programação segue às 11h, com a sessão com a participação da conselheira e ouvidora geral do CRCBA, Vivian Nunes. O momento servirá de oportunidade para que os profissionais compartilhem suas experiências e desafios no exercício da profissão. (mais…)

SAJ: Golpista clona celular do vereador Cristiano Sena para solicitar dinheiro em seu nome

SAJ: Golpista clona celular do vereador Cristiano Sena para solicitar dinheiro em seu nome - saj, destaqueImagem de Free-Photos por Pixabay

O vereador na cidade de Santo Antônio de Jesus (BA), Cristiano Sena, teve o número do seu celular clonado e seus aplicativos de conversa têm sido utilizados para aplicar golpes, solicitando depósitos e transferências bancárias, em nome do vereador.

O vereador Cristiano Sena ressalta que NÃO está pedindo dinheiro e orienta que as pessoas NÃO façam qualquer depósito ou transferência bancária em seu nome.

Em nota emitida nesta segunda (15), a presidência da Câmara Municipal informou que repudia todo e qualquer ato criminoso, inclusive aqueles cometidos no ambiente digital, e se solidariza com o vereador Cristiano Sena.

“Todo o suporte necessário será oferecido ao edil por parte da Câmara Municipal”, disse Chico de Dega.

Gerente de supermercado na Bahia é demitido por justa causa após beijar na boca funcionária casada

Gerente de supermercado na Bahia é demitido por justa causa após beijar na boca funcionária casada - salvador, bahiaImagem ilustrativa de Alexas por Pixabay

Um gerente de vendas do supermercado GBarbosa, em Salvador, foi demitido por justa causa após beijar na boca uma funcionária da unidade do bairro de Pau da Lima. A empresa justificou a aplicação da penalidade como “mau procedimento” e desrespeito às normas internas. O gerente, por sua vez, questiona a dispensa e solicita o pagamento das verbas rescisórias.

A juíza da 14ª Vara do Trabalho de Salvador, que analisou o caso, destacou que o principal problema não era a existência de um relacionamento amoroso sem o conhecimento do empregador. Para ela, “relacionamentos amorosos entre empregados não podem ser considerados faltas graves”, pois envolvem a intimidade e a vida privada dos funcionários. No entanto, a juíza considerou que a análise deveria focar se o contexto e as imagens do beijo gravadas pelas câmeras de segurança configuravam abuso.

A magistrada observou que, embora as imagens não tivessem áudio, o depoimento pessoal do gerente confirmou o assédio sexual. Ele confessou ter beijado a subordinada uma vez, deixando-a assustada, ao ponto dela dizer: “não acredito que você fez isso”. O gerente relatou que pediu desculpas e disse “estar no erro”. No seu depoimento ele ainda confessou que eles não tinham uma relação amorosa: “foi coisa de momento”. Ele ainda afirmou que na época era casado e só soube que a funcionária também era casada depois de ser dispensado.

Hierarquia de poder (mais…)

Turista paulista morre após ser picado por aranha em Morro de São Paulo

Turista paulista morre após ser picado por aranha em Morro de São Paulo - saj, morro-de-sao-paulo, destaqueFerimento da vítima que foi picada na panturrilha | Foto: Divulgação

Um turista de São Paulo morreu após ser picado por uma aranha em Morro de São Paulo, no município de Cairu (BA). A vítima de prenome Vinicius, que morava em São Paulo, foi picada na noite de terça-feira (9) e morreu na madrugada deste domingo (14).

De acordo com um denunciante, o turista estava na companhia de outras seis pessoas. O grupo curtia o local e chegou a alugar uma lancha para fazer um passeio. Horas depois de curtir o mar, os amigos seguiram para jantar em um restaurante na Segunda Praia.

No dia seguinte, Vinicius passou mal, foi levado para uma unidade de saúde da região e em seguida foi transferido para duas unidades de saúde. Primeiro, para o hospital de Valença e, depois, para Santo Antônio, onde foi constatado que ele havia sido picado por uma aranha-marrom. O homem chegou a ficar entubado, até que veio a falecer. O corpo será levado para São Paulo para ser sepultado.

Um amigo do turista falou que o ocorrido é culpa do restaurante que o grupo jantou, o qual possui sofás feitos de vime que, segundo ele, costumam abrigar a aranha. O proprietário do restaurante informou que em cada mês uma dedetização é realizada no local.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: BNews.

Pronaf passa a financiar serviços de regularização fundiária

Pronaf passa a financiar serviços de regularização fundiária - brasilImagem de Alexander Antropov da Pixabay

O Programa Nacional de Apoio à Agricultura Familiar (Pronaf), do Ministério de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), passa a ter uma nova linha de financiamento com foco na regularização fundiária: o Pronaf Regularização Fundiária.

A iniciativa, pioneira, será voltada a todas as etapas de regularização fundiária de imóveis rurais, incluindo despesas com serviços de georreferenciamento, tributos, emolumentos e custas cartoriais. A linha de financiamento será de R$ 10 mil, com taxa de 6% ao ano, e prazo de pagamento de dez anos, incluídos três anos de carência.

Para acessar o programa é necessário ter o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) válido ou a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa, além disso, procurar o agente financeiro (bancos ou cooperativas de crédito) ou profissional/empresa habilitada, que estejam cadastrados na Superintendência de Desenvolvimento Agrário da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDA/SDR), para elaboração e acompanhamento de projetos de crédito do PRONAF junto aos agentes financeiros e realização de serviços de regularização fundiária. (mais…)

Santo Antônio de Jesus terá palestra gratuita sobre inteligência artificial nesta terça (16)

Santo Antônio de Jesus terá palestra gratuita sobre inteligência artificial nesta terça (16) - noticiasImagem de Gerd Altmann por Pixabay

Inteligência artificial no marketing. Esse é o tema da palestra que o Sebrae realizará em Santo Antônio de Jesus no próximo dia 16 de julho, a partir das 19h, no auditório de sua unidade regional, no Centro da cidade polo do Recôncavo Baiano.

A Inteligência Artificial (IA) está transformando o marketing de diversas formas e a palestra pretende trazer uma abordagem completa sobre o uso de ferramentas, automação, criação de conteúdo, análise de dados e personalização de campanhas, além da utilização de chatbots para o atendimento aos clientes.

A atividade é gratuita e aberta ao público, mas para garantir uma vaga é preciso se inscrever previamente no site ba.loja.sebrae.com.br. A palestra é voltada para microempresas, empresas de pequeno porte, produtores rurais, artesãos e microempreendedores individuais. (mais…)

13º Festival Internacional de Percussão 2 de Julho realiza 6 dias de rica programação

13º Festival Internacional de Percussão 2 de Julho realiza 6 dias de rica programação - bahiaImagem de Southern California Brass Consortium da Pixabay

Estão abertas as inscrições para o maior festival de percussão da América Latina. O 13º Festival Internacional de Percussão 2 de Julho será realizado de 22 a 27 de julho, no Teatro Sesc Senac Pelourinho, em Salvador/BA e promoverá uma riquíssima programação onde artistas solos, grupos e duos internacionais e nacionais, além de movimentos percussivos da Bahia e alunos de percussão da UFBA realizarão concertos e ministrarão palestras e oficinas.

Essa é uma edição de 2024 é muito especial, afinal o Grupo de Percussão da UFBA celebra seus 60 anos e os coordenadores Aquim Sacramento e Jorge Sacramento reafirmam os objetivos de colocar em perspectiva a possibilidade de um diálogo efervescente entre o mundo da percussão erudita contemporânea, a riqueza de nossas tradições afro-brasileiras e a leveza da música popular.

O Festival Internacional de Percussão 2 de Julho, através das suas doze edições, mostrou a importância de valorizar a rica e diversa família dos instrumentos da percussão, trazendo artistas representantes de diversas culturas, dentro ou fora do país. (mais…)

Valença: Moradores de Guaibim reivindicam melhorias na saúde pública

Valença: Moradores de Guaibim reivindicam melhorias na saúde pública - valenca, noticias, bahiaFoto: Reprodução/ Video

Moradores de Guaibim, em Valença, no Baixo Sul da Bahia, interditaram neste domingo, dia 14, um trecho da rodovia que dá acesso ao distrito. Os manifestantes reivindicaram melhorias na saúde pública. A passagem de ambulâncias foi liberada durante o protesto.

Os moradores relatam que já se reuniram com representantes da gestão municipal várias vezes, mas as promessas não foram cumpridas. Segundo eles, quando alguém passa mal não encontra atendimento médico no distrito e não existe transporte de emergência.

O trânsito foi liberado após a chegada de prepostos da Polícia Rodoviária Estadual.

Matéria: Tribuna do Recôncavo.

Mucugê: CASA PALAVRA-BORBOLETA/CONFRALIB marcará presença na FLIGÊ nos dias 26 e 27/07

Mucugê: CASA PALAVRA-BORBOLETA/CONFRALIB marcará presença na FLIGÊ nos dias 26 e 27/07 - noticias, mucuge

A CASA PALAVRA-BORBOLETA/CONFRALIB, organizada pelas escritoras independentes Tati Gonçalves, Rita Queiroz, Palmira Heine e Celina Bezerra, marcará presença na  sétima edição da FLIGÊ – Feira Literária de Mucugê, nos dias 26 e 27 de julho, com mais de 30 autores independentes que estarão lançando e expondo suas obras literárias no Centro Histórico da cidade (Rua Direita do Comércio/ Praça em Mucugê-BA), em parceria com autoras integrantes da CONFRARIA POÉTICA FEMININA, onde o público terá aceso gratuitamente e apreciará também contações de histórias e outras modalidades artísticas.

Sobre esta Ação Literária, a escritora Palmira Heine que integra esta Organização comenta: “O Movimento de autores independentes tem se firmado na cena literária baiana por meio de ações que buscam ocupar espaços com literatura, cultura e arte.”

Tati Gonçalves, professora, produtora cultural, escritora, autora dos livros: AS BORBOLETAS SÃO ASSIM e DAS COISAS INVISÍVEIS e fundadora da PALAVRA-BORBOLETA-Produção Cultural, ressalta que atua desde 2016 no desenvolvimento de Projetos nas áreas Educacional, Literária e de Produção Cultural, planejando, organizando e assessorando Feiras, Festas, e Encontros Literários, Musicais e de Artes Visuais, além de disponibilizar pacotes de serviços para autores independentes com canais de exposição, vendas de livros e lives de divulgação.

Maria do Carmo Silva, professora, poeta e escritora, que também participará deste Movimento lançando seu mais recente livro de poesias publicado, LEITURAS E RELEITURAS, comenta: “Estes espaços conquistados em Feiras e eventos culturais/literários pela iniciativa de autores independentes são lugares de resistência, onde nós, autores baianos, temos a oportunidade de expor nossas produções literárias gratuitamente, fomentando a leitura e a escrita, dando visibilidade ao nosso ‘Ser escritor’ que de forma significativa enaltecemos a literatura nacional em seus variados gêneros”, disse Carminha.

Matéria: Maria do Carmo Silva/ Tribuna do Recôncavo.

UFRB abre inscrições para contratação de professores visitantes

UFRB abre inscrições para contratação de professores visitantes - noticias, cruz-das-almas, bahiaFoto: Nice Santana/ Tribuna do Recôncavo

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abriu inscrições para o processo seletivo simplificado destinado ao preenchimento de 12 vagas para professores (as) visitantes nacionais e estrangeiros(as), que vão atuar nos cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado) da Instituição.

As inscrições podem ser realizadas até 30 de julho, por meio de formulário eletrônico, anexando a documentação necessária descrita no edital nº 3/2024. A taxa de inscrição é no valor de R$ 240.

As vagas ofertadas estão distribuídas em nove programas de pós-graduação: Arqueologia e Patrimônio Cultural (1 vaga); Ciências Agrárias (3 vagas); Comunicação (1 vaga); Educação Científica, Inclusão e Diversidade (1 vaga); Engenharia Agrícola (2 vagas); Defesa Agropecuária (1 vaga); Recursos Genéticos Vegetais (1 vaga); Saúde da População Negra e Indígena (1 vaga); e Zootecnia (1 vaga). (mais…)

Moradora de Cruz das Almas que estava desaparecida é localizada pela família

Moradora de Cruz das Almas que estava desaparecida é localizada pela família - destaque, cruz-das-almasFoto: Arquivo Pessoal

A moradora da cidade de Cruz das Almas (BA), Tania Maria da Conceição Souza, que estava desaparecida desde o dia 6, foi encontrada pela família neste sábado, dia 13.

Tania tinha saído para pescar em São Roque do Paraguaçu, Maragojipe, no dia 6, ficou de voltar pra casa no dia 8, mas não tinha retornado.

Matéria: Tribuna do Recôncavo.

Homem foi assassinado em Santo Antônio de Jesus neste domingo

Homem foi assassinado em Santo Antônio de Jesus neste domingo - saj, destaqueFoto: Arquivo Pessoal

Um homem foi assassinado em Santo Antônio de Jesus (BA) neste domingo, dia 14. Rangel estava no Bairro do Amparo, quando foi alvejado por disparos de arma de fogo. ‘Perrel’, como era conhecido, morava no Beco de Lita, no mesmo bairro onde foi morto.

Matéria: Tribuna do Recôncavo.

Prefeita de Itiruçu ataca moralmente o radialista Roberto Brito

Prefeita de Itiruçu ataca moralmente o radialista Roberto Brito - itirucu, bahiaFoto: Reprodução/ Itiruçu Online

Um áudio atribuído supostamente a prefeita de Itiruçu, Lorena Di Gregório, vem circulando nos grupos de whatsapp da cidade. No áudio, a gestora ataca o locutor e radialista Roberto Brito, que apresenta o jornalismo da Itiruçu FM, afirmando que o profissional é mentiroso e ainda diz que ela sabia a “senha que agradava” o radialista mas que, agora, “não estava mais afim e cansou”, fazendo uma referência como se ele recebesse algo ou algum tipo de pagamento para falar bem da gestão.Na gravação, a prefeita ainda questionou a capacidade de o profissional em emitir opiniões acerca da administração municipal.”Roberto Brito falando parece que ele é uma grande autoridade municipal. Mentiroso! Mentiroso!”, disse a prefeita na gravação.

O radialista Roberto Brito emitiu uma nota e reafirmou seu compromisso com a imparcialidade do trabalho que desempenha. “É lamentável que, ao invés da comunidade de Itiruçu ter da prefeita a solução para os problemas da cidade – e que são muitos! – ter que ouvir esse tipo de comentário e de ataques à honra das pessoas. Importante ressaltar que as notícias que veiculamos são sobre gestão e não sobre a gestora e que esse descontrole dela confirma a falta de preparo para quem ocupa um cargo tão importante quanto o de prefeita. Ela ainda não entendeu que a imprensa tem liberdade e dever de denunciar o que não é bom para a sociedade, ou até elogiar quando o gestor é bom. E essas críticas devem servir para o gestor analisar e melhorar seu trabalho quando for preciso. E para concluir, antes de mais nada, em nome da imprensa local, eu exijo respeito por parte da prefeita!!! Simplesmente a forma como ela se dirigiu à minha pessoa mostra como ela respeita o povo de Itiruçu e como ela trata a imprensa. Reafirmo que nenhum tipo de ataque da gestora nem de quem quer que seja vai calar a voz do povo de Itiruçu e continuaremos a fazer as pontuações e críticas sempre que houver necessidade porque o bem-estar da população de Itiruçu é que norteia a imparcialidade do nosso trabalho na Itiruçu FM.”, declarou o profissional.

Na oportunidade, o SINTERP BA- Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Rádios, TVs e Publicidades do Estado da Bahia repudiou e solicitou esclarecimentos ao ataque generalizado aos Profissionais Radialistas de ITIRUÇU, em especial ao Radialista Profissional Roberto Brito que sofreu ataques direcionados a sua imagem no exercício da profissão. “É preciso esclarecer os fatos e apontar as razões, se é que existem; a fim de não marginalizar a profissão dos Radialistas como oportunistas e que sempre agimos da forma apontada”, disse Everaldo Monteiro, coordenador do SINTERP/BA.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Jequié News.

Bitrem de 9 eixos é retido no interior da Bahia após motorista apresentar AET irregular

Bitrem de 9 eixos é retido no interior da Bahia após motorista apresentar AET irregular - itaberaba, bahiaFoto: PRF

Na noite de quarta-feira, 10 de julho, policiais rodoviários federais flagraram uma carga de feijão sendo transportado de forma irregular na BR 242, trecho do município baiano de Itaberaba (BA).

Durante operação de fiscalização a veículos de carga, agentes da PRF abordaram uma carreta Volvo, atrelada a dois semi-reboques. Durante os procedimentos de vistoria, os PRFs constataram que se tratava de uma combinação veicular de 09 eixos e 20 metros de comprimento.

O motorista de 34 anos que reside na cidade de Mulungu do Barro (BA) apresentou aos policiais uma AET, correspondente a um conjunto de 26 metros, sendo verificado pelos policiais que as dimensões descritas no documento, não foram as mesmas constatadas através de medição feita no local. (mais…)

Euro supera Copa América em média de público e taxa de ocupação, revela estudo

Euro supera Copa América em média de público e taxa de ocupação, revela estudo - esporteFoto: Rafael Ribeiro/CBF

A Copa América e a Eurocopa, principais torneios entre seleções depois da Copa do Mundo, estão sendo disputados simultaneamente em 2024. As finais serão jogadas neste domingo (14), Espanha x Inglaterra às 16h e Argentina x Colômbia às 21h. As duas competições contaram com grandes públicos, mas com uma grande diferença na taxa de ocupação, revela o levantamento do Somos Fanáticos. Enquanto a Euro, sediada na Alemanha, beirou a totalidade de público em todos os jogos, com 98%, a Copa América, realizada nos Estados Unidos, teve apenas 77,6%. A média de público da Eurocopa é de 52.314 espectadores, enquanto a Copa América tem 49.242, mesmo com estádios maiores.

O que explica tamanha diferença?

Na Eurocopa, os deslocamentos são muito menores, os torcedores possuem muito mais possibilidades de irem aos jogos a partir de seus países, tanto em distância quanto por fator econômico. A maior distância entre estádios na Euro é de 793 km (Munique-Hamburgo), ante 4934 km na Copa América (Miami-Santa Clara), um percurso mais de seis vezes maior. A competição disputada nos EUA conta, na verdade, com times de países de três continentes diferentes. As possibilidades para quem mora na América do Sul e Central assistirem ao torneio são limitadas, enquanto os fãs das equipes europeias são do mesmo continente.

Outro ponto é que os estádios nos Estados Unidos são maiores, na média. A capacidade é de 10 mil lugares a mais em relação a Euro (63 mil a 53 mil). As finais, que devem ter lotação máxima, poderão apenas aumentar a vantagem em relação à Euro. O estádio Hard Rock, em Miami, tem capacidade para 65.300 espectadores, enquanto o estádio Olímpico de Berlim comporta 71.000 torcedores. (mais…)

Motocicletas irregulares são apreendidas pela PRF em Feira de Santana

Motocicletas irregulares são apreendidas pela PRF em Feira de Santana - feira-de-santana, bahiaFoto: PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na sexta-feira, dia 12, duas motos irregulares que circulavam em Feira de Santana (BA).

Por volta das 9 horas, na altura do quilômetro 406 da BR-116, os policias avistaram o condutor de uma motocicleta Honda de cor verde realizar uma manobra proibida na rodovia. Em seguida foi dada ordem de parada e o comando foi prontamente atendido. Na condução do veículo estava um homem de 28 anos.

No decorrer da vistoria, foram constatados diversos sinais de adulteração em elementos identificadores. Quando questionado, o responsável alegou ter adquirido o veículo seria proveniente de um leilão, sendo comprada pelo valor de 2.600 reais.

Já às 10h no decorrer de uma blitz no Km 420 pela BR-116, foi dada a ordem de parada a uma motocicleta CG 150 FAN. Ao iniciar a identificação veicular, foram verificados sinais de adulteração em elementos identificadores, com marcas abrasivas de lixamento. (mais…)

Aberta com sucesso, Feira Cosmética prossegue nestes domingo e segunda no CECBA

Aberta com sucesso, Feira Cosmética prossegue nestes domingo e segunda no CECBA - noticias, bahiaDiv Maio Moya AM Audiovisual

Aberta com sucesso no sábado, dia 13, a Cosmética Bahia prossegue neste domingo e segunda-feira (14 e 15/07), das 10h às 19h, no CECBA, complexo multifuncional para Eventos, Costa Azul. O evento reúne feira de lançamento de produtos de beleza e estética e promove o aperfeiçoamento de profissionais através do 24° Congresso Científico de Cosmetologia e Estética, III Congresso de Nail Designer e Manicure e dos workshops de Penteados Reais e Cabelos Crespos e Cacheados, além de cursos e palestras de outros temas ligados ao setor. O espaço tem estacionamento, com capacidade para 200 caros, é grátis. A entrada custa R$5,00.

Na feira, o público vai conhecer produtos modernos e revolucionários. Da Bahia, estão presentes as marcas EWWÁ, Alluny, Dion Hair, Funtrat e Rei do Reparador.  Entre as nacionais, a feira recebe a Sansão Acessórios, Raavi; Company Hair, Ecco, Avlon, Renascimento Óleos Essenciais, Ledebut e Fênix. Destaque para as afros DuMato e Seja Sua Pele.

O projeto Face a Face com a Vitória está oferecendo micro pigmentação de sobrancelhas ou mamárias para pacientes oncológicas da rede SUS. Com um espaço na área de Estética e Saúde, o projeto realizará esse atendimento especializado, garantindo que mais mulheres vitoriosas tenham acesso a esse benefício. (mais…)

Vendedor de colchões Reinan Silva é assassinado em Laje

Vendedor de colchões Reinan Silva é assassinado em Laje - laje, destaqueFoto: Arquivo Pessoal

Um homem de 24 anos foi assassinado na zona rural de Laje (BA) na noite da última sexta-feira, dia 12.

Reinan Silva Monteiro estava em uma veiculo Fiat Strada, na localidade do Dendezeiro, quando foi alvejado por disparos de arma de fogo. Reinan era vendedor de colchões.

A autoria e motivação do crime, que até então são desconhecidos, serão investigados pela Delegada da Polícia Civil em Laje Dra. Ívia Vidal.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Mídia Bahia.

Moto roubada na BR-420 é recuperada em Mutuípe

Moto roubada na BR-420 é recuperada em Mutuípe - mutuipe, destaque, bahiaFoto: PM

Uma motocicleta que foi tomada de assalto na manhã deste sábado, dia 13, na BR-420, foi recuperada pela Polícia Militar na região do Riacho da Cruz, em Mutuípe.

O veículo foi tomado de assalto no trecho entre Jiquiriçá e Ubaíra.

O suspeito foi conduzido à Central de Flagrantes em Santo Antônio de Jesus para registro da ocorrência. O proprietário será comunicado para que possa proceder com os trâmites de devolução do bem.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Mídia Bahia.

Euvaldo Rosa se reúne com Associação de Camelôs de Santo Antonio de Jesus

Euvaldo Rosa se reúne com Associação de Camelôs de Santo Antonio de Jesus - saj, bahiaFoto: Reprodução/ Video

O pré-candidato a prefeito de Santo Antonio de Jesus pelo PSD, Euvaldo Rosa se reuniu neste sábado, dia 13, com representantes dos camelôs que atuavam na rua dos Correios.

Durante o encontro, o pré-candidato pode ouvir as necessidades apresentadas pelos trabalhadores e trabalhadoras e fez questão de saber das sugestões que os próprios profissionais do comércio ambulante tinham para apresentar como solução para os problemas.

Entre as questões apresentadas, os camelôs destacaram a necessidade de um local estruturado onde consigam trabalhar e garantir o sustento das famílias com dignidade e segurança.

Diante das demandas apresentadas, o pré-candidato Euvaldo Rosa afirmou que irá reunir as sugestões para embasar o plano de governo que deverá ser apresentado após as convenções. “É preciso ouvir de cada categoria, cada setor, cada santantoniense o que consideram prioridade para fazer nossa cidade avançar. É assim que será possível contruir um governo para todos e desenvolver SAJ daqui pra frente”, destacou Euvaldo Rosa.

SAJ: Morre o comerciário José Raimundo Lemos Rosa

SAJ: Morre o comerciário José Raimundo Lemos Rosa - saj, bahia

Morreu neste último sábado, dia 13, em Santo Antônio de Jesus (BA), José Raimundo Lemos Rosa, o qual trabalhou na Comapel e na Mapron.

José Raimundo faleceu no Hospital Regional após uma complicação em uma cirurgia de hérnia umbilical. O sepultamento aconteceu na tarde deste sábado (13) no Cemitério Municipal de SAJ.

Matéria: Tribuna do Recôncavo.

Pré-candidato Euvaldo Rosa participa de encontro e recebe apoio de pastores evangélicos

Pré-candidato Euvaldo Rosa participa de encontro e recebe apoio de pastores evangélicos - sajFoto: Reprodução/ Video

O pré-candidato a prefeito de Santo Antônio de Jesus Euvaldo Rosa (PSD) participou de um encontro com líderes evangélicos na tarde deste sábado, dia 13, quando teve a oportunidade de ouvir uma série de demandas apresentadas para melhorar a atuação das igrejas evangélicas no município.

Desde a realização de eventos até o apoio às igrejas de menor porte, os pastores e pastoras sugeriram diversas ações que poderiam contribuir com o trabalho realizado pelos evangélicos. As lideranças também reafirmaram seu apoio à pré-candidatura de Euvaldo Rosa e se disseram esperançosas quanto ao futuro da cidade.

Euvaldo Rosa ressaltou a grandiosidade das ações realizadas pelas igrejas evangélicas para a população de Santo Antonio de Jesus e se colocou a disposição para pensar, junto com as lideranças, aquilo que possa ampliar este trabalho. “Todas as religiões são importantes e é preciso reconhecer o que as igrejas evangélicas fazem pela população da cidade. E o nosso projeto para desenvolver SAJ daqui pra frente irá apoiar ainda mais esse trabalho”, afirmou Euvaldo Rosa.

Moradora de Cruz das Almas está desaparecida há 8 dias

Moradora de Cruz das Almas está desaparecida há 8 dias - destaque, cruz-das-almasFoto: Arquivo Pessoal

Familiares de Tania Maria da Conceição Souza, residente na cidade de Cruz das Almas (BA), estão a sua procura. A mesma foi vista pela última vez na madrugada do último sábado, dia 6, no Bairro Assembleia, próximo ao Colégio Jorge Guerra.

Segundo familiares, Tania saiu de casa com destino a São Roque do Paraguaçu, em Maragojipe, para pescar e retornaria na segunda-feira, dia 8. O desaparecimento foi registrado na Polícia Civil.

Qualquer informação sobre o seu paradeiro ligue ou mande mensagem para (75) 9 8244-4627 e (71) 9 8260-6842.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Revista Recôncavo.

MEC prorroga prazo final para convocações pela lista de espera do processo seletivo de vagas remanescentes do Fies

MEC prorroga prazo final para convocações pela lista de espera do processo seletivo de vagas remanescentes do Fies - brasilFoto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), publicou o Edital n°21, nesta sexta-feira, 12 de julho, no Diário Oficial da União (DOU). O documento prorroga para 19 de julho o prazo final para as convocações pela lista de espera do processo seletivo de vagas remanescentes referentes ao primeiro semestre de 2024 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

As vagas remanescentes do programa referem-se às oportunidades de financiamento que não foram preenchidas durante as etapas regulares de seleção do Fies. Tais vagas são destinadas exclusivamente aos estudantes efetivamente matriculados no curso, turno e local de oferta para os quais se inscreveram. Os candidatos devem estar obrigatoriamente em situação de “cursando” no momento da inscrição ou devem ter cursado o referido semestre com aproveitamento de pelo menos 75% das disciplinas, caso o semestre já tenha sido encerrado.

Candidatos com renda familiar per capita de até meio salário-mínimo que estiverem inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) terão prioridade na classificação para a ocupação das vagas remanescentes. Nesses casos, também será possível solicitar a contratação de financiamento de até 100% dos encargos educacionais cobrados pelas instituições.   (mais…)

Bicicleta furtada em Santo Antônio de Jesus é recuperada

Bicicleta furtada em Santo Antônio de Jesus é recuperada - saj, destaqueFoto: Divulgação

Uma bicicleta, que foi furtada na Rua 7 de Setembro, em Santo Antônio de Jesus nesta sexta-feira, dia 12, foi recuperada por populares.

A identificação da bicicleta foi possível após imagens de câmeras de segurança do local do furto serem compartilhadas nas redes sociais.

Trata-se de uma bicicleta quadro de moça, da cor rosa. A bicicleta está no bar de Dedé.

Matéria: Tribuna do Recôncavo.

Paróquia de Conceição do Almeida tem a primeira agente da Pastoral da Sobriedade

Paróquia de Conceição do Almeida tem a primeira agente da Pastoral da Sobriedade - destaque, conceicao-do-almeidaFoto: Denise Branco Cerqueira | Crédito: Irmã Felipa

A agente da Pastoral da Sobriedade, Denise Branco Cerqueira, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Conceição do Almeida (BA), (Diocese de Amargosa) participou do Encontro de Capacitação para novos agentes da Pastoral da Sobriedade, promovido pela Diocese de Cruz das Almas. Com isso, Denise tornou-se a primeira agente da Pastoral da Sobriedade da Diocese de Amargosa.

Capacitada para animar essa Pastoral, Denise tem a missão de apresentar o objetivo e a identidade da Pastoral na Diocese de Amargosa para que novos agentes possam ser capacitados e possam promover a implantação de Grupos de Autoajuda a dependentes de diversas dependências (álcool, drogas, fumo, masturbação, pornografias, manias e pecados e outros sofrimentos como a depressão, ansiedade, etc) e seus co-dependentes (familiares e amigos) que procurarem a Pastoral para vivenciarem os 12 passos do Programa de Vida Nova que está embasado na Palavra de Deus e na pedagogia de Jesus Cristo Libertador e assim, conseguirem superar suas dependências, buscando a sobriedade (qualidade, condição ou estado de quem ou do que é sóbrio, moderação, temperança, equilíbrio) e uma vida nova por meio da Terapia do Amor.

Os doze passos do Programa de Vida Nova são: admitir, confiar, entregar, arrepender-se, confessar, renascer, reparar, professar a fé, orar e vigiar, servir, celebrar e festejar.

Paróquia de Conceição do Almeida tem a primeira agente da Pastoral da Sobriedade - destaque, conceicao-do-almeida

Encontro Diocesano realizado na Paróquia São José do Andaiá

(mais…)

Volume de serviços prestados na Bahia cai entre abril e maio, mas cresce frente a maio de 2023

Volume de serviços prestados na Bahia cai entre abril e maio, mas cresce frente a maio de 2023 - bahiaImagem por congerdesign da Pixabay

O volume de serviços prestados na Bahia registrou queda (-4,1%) na passagem de abril para maio de 2024, na série com ajuste sazonal (que retira do cálculo o efeito de eventos/datas recorrentes como Carnaval, Páscoa etc.). Foi o primeiro resultado negativo no estado após três meses seguidos com crescimento na comparação com o mês imediatamente anterior.

O resultado do volume dos serviços na Bahia, de abril para maio, ficou abaixo do registrado no Brasil como um todo, que apresentou estabilidade (0,0%), e foi o 4º pior resultado entre os 19 estados onde o setor teve retração, no período, ficando acima apenas de Roraima (-10,9%), Maranhão (-8,7%) e Acre (-6,5%). Por outro lado, os maiores crescimentos ocorreram no Tocantins (27,7%), Mato Grosso (6,2%) e Rio Grande do Norte (2,2%). As informações são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE.

Na comparação com maio de 2023, por outro lado, o setor de serviços baiano registrou crescimento (1,3%). Foi o 2º avanço consecutivo no confronto com o mesmo mês do ano anterior, porém, apresentando desaceleração em relação ao resultado registrado em abril (8,5%). O resultado da Bahia foi superior ao nacional (0,8%) e o 7º melhor entre as 27 unidades da Federação, 14 das quais tiveram altas dos serviços em maio, lideradas por Tocantins (9,1%), Amazonas (3,1%) e São Paulo (2,1%). Acre (-12,0%), Roraima (-10,5%) e Mato Grosso (-8,6%) apresentaram os piores resultados. (mais…)

Morre Marinaldo Almeida de Souza, vereador em São Felipe

Morre Marinaldo Almeida de Souza, vereador em São Felipe - sao-felipe, destaqueFoto: Reprodução/ Vídeo - Leandro Santana

Morreu nesta última quinta-feira, dia 11, o vereador da cidade de São Felipe, no Recôncavo baiano, Marinaldo Almeida de Souza.

‘Nado’, como era conhecido, estava se recuperando das sequelas de um infarto que sofreu há duas semanas e nesta quinta o mesmo foi acometido por um outro infarto, que resultou em sua morte.

As Câmaras Municipais de Santo Antônio de Jesus e São Felipe emitiram notas de solidariedade pelo falecimento de ‘Nado’.

“Em nome de todos os edis desta casa, gostaríamos de elevar nossos sentimentos de solidariedade e nossas condolências a toda sua família, amigos e à população são felipense que perde um de seus representantes no Poder Legislativo. Que Deus conforte a todos”, disse Chico de Dega, presidente da Câmara de SAJ.

“Neste momento de dor, expressamos nossas mais sinceras condolências à família e amigos, desejando força e conforto para superar este momento difícil”, disse José Batista Souza Pinto, presidente da Câmara de São Felipe.

Matéria: Tribuna do Recôncavo.

SAJ: Multimedalhista Ingryd Emanuelle se destaca no Campeonato Kids Internacional 

SAJ: Multimedalhista Ingryd Emanuelle se destaca no Campeonato Kids Internacional  - saj, esporteFoto: Divulgação

Na tarde desta quinta-feira (10), o prefeito Genival Deolino recebeu em seu gabinete, a medalhista de ouro mirim, Ingryd Emanuelle. A garota prodígio santoantoniense foi acolhida pelo gestor após sua chegada do Campeonato Kids Internacional pela Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu –CBJJ, em Curitiba.

Carregando a sua 13ª medalha de ouro, Indryd foi ao gabinete do prefeito acompanhada de sua mãe, Cintia Souza. Na ocasião, foi destacado pela atleta a grande conquista alcançada graças a vitória no campeonato internacional; Emanuelle se tornou a primeira lutadora de Jiu-Jítsu de SAJ a conquistar a medalha de ouro através da maior entidade do esporte do Brasil.

Direcionando-se ao prefeito, a multicampeã relatou como foi sua trajetória em direção ao primeiro lugar do pódio, “foi incrível competir em Curitiba, tive lutas muito duras, com adversárias muito boas. Uma luta foi por finalização, que foi a da semifinal, e a final foi por vantagens”. Ela ainda concluiu frisando sua gratidão pelo apoio que recebeu da gestão Deolino, através de projetos em prol do esporte idealizados e postos em práticas no município, “obrigada prefeito, por acreditar no esporte de Santo Antônio de Jesus”. (mais…)

Vivo abre mais de 50 vagas de trabalho para mulheres

Vivo abre mais de 50 vagas de trabalho para mulheres - bahiaFoto: Tony Winston/ Agência Brasília

A Vivo está com mais de 50 vagas abertas para o seu Programa Mulheres de Fibra. As oportunidades são para nove estados: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Espírito Santo (ES), Goiás (GO), Minas Gerais (MG), Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC), Paraná (PR), Bahia (BA). No dia 25 de julho, a companhia promoverá uma feira de recrutamento online para apresentar a empresa, benefícios e as oportunidades do programa. As interessadas podem se inscrever pelo site mulheresdefibra.gupy.io.

As selecionadas atuarão em funções de manutenção, reparo e instalação de novos serviços nas casas dos clientes. O projeto, criado em 2018, tem o objetivo de inserir mulheres em atividades que eram tradicionalmente desempenhadas por homens, aumentando a presença feminina nas áreas técnicas. Para concorrer às novas oportunidades é preciso ter ensino médio completo e também ter CNH, categoria B ativa e definitiva.

A companhia busca por candidatas com perfil inquieto, curioso, antenado e colaborativo. O salário é compatível com o que é oferecido no mercado. As selecionadas contarão ainda com o VIBE, o programa de benefícios flexíveis da companhia, que possui uma extensa lista de vantagens adaptáveis às necessidades de cada colaboradora, como vale refeição e alimentação; plano de saúde e odontológico, seguro de vida, benefício academia, benefício farmácia e reembolso educação.

Além disso, a empresa oferece outros diferenciais como day off de aniversário; smartphone com plano de voz e dados ilimitados; auxílio creche/babá, oferta exclusiva com descontos em linha fixa, banda larga, TV e apps gratuitos.  Ao longo do segundo semestre deste ano, a Vivo pretende disponibilizar mais vagas para o Mulheres de Fibra em outras localidades do país.

Bom Jesus da Lapa sedia 47ª Romaria da Terra e das Águas

Bom Jesus da Lapa sedia 47ª Romaria da Terra e das Águas - noticias, catolico, bom-jesus-da-lapa, bahiaFoto: Paulo Silva

Aconteceu nos dias 5 a 7 de julho de 2024, na Cidade e Diocese de Bom Jesus da Lapa (BA), a 47ª ROMARIA DA TERRA E DAS ÁGUAS, com o tema: DE MÃOS DADAS POR JUSTIÇA SOCIOAMBIENTAL PARA SALVAR A CASA COMUM e o lema: “Farei uma nova aliança com meu povo.” (c.f.Jr 31,31).

Se fizeram presentes nessa Romaria, as Arquidioceses e Dioceses do Regional Nordeste 3 Bahia e Sergipe, assim como as Pastorais Sociais, CIMI, CPT, CEBI, CEBs, Cáritas, Organismos Populares, Povos Originários, Comunidades Quilombolas, Bispos, Padres, Religiosos e Religiosas e os Fiéis Leigos e Leigas.

Durante a Romaria, foram realizadas Missas, Via-Sacra, Momentos de Oração, Feira e Noite Cultural e as Reflexões em harmonia e sintonia com o tema e lema da Romaria por meio das PLENÁRIAS: da Juventude, da Terra e Território, das Águas, das Crianças e de Fé e Política.

A Romaria foi encerrada com o GRANDE PLENÁRIO na Gruta da SOLEDADE com a elaboração e leitura da Carta dos Compromissos e a Celebração de envio.

Matéria: Tribuna do Recôncavo.

Filho de secretário de prefeitura baiana é morto a tiros

Filho de secretário de prefeitura baiana é morto a tiros - piritibaFoto: Arquivo Pessoal

Um jovem de 18 anos foi morto a tiros na noite desta quarta-feira (10) em Piritiba, na região do Piemonte do Paraguaçu. A vítima foi identificada como Alexandre Guimarães, filho do secretário municipal de infraestrutura, Queofelis Gonçalves Silva.

O crime ocorreu em um estacionamento, perto do centro cultural e do espaço da feira livre da cidade. Até o início da tarde desta quinta-feira (11) nenhum suspeito foi localizado.

Em nota, o prefeito de Piritiba, Samuel Santana (PP), lamentou o ocorrido e prestou solidariedade à família e amigos da vítima. O corpo do jovem foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Jacobina, no Piemonte da Diamantina. A delegacia de Piritiba apura a autoria e a motivação do homicídio.

Fonte: Calila Noticias via Bahia Noticias

Golpista se passa pela Diocese de Jequié para tentar vender rifa

Golpista se passa pela Diocese de Jequié para tentar vender rifa - jequie, destaqueArte: Divulgação

A Diocese de Jequié (BA) emitiu uma nota nesta quinta-feira, dia 11, alertando seus diocesanos sobre uma onda de tentativas de golpe em várias paróquias.

Segundo a nota, um indivíduo, usando de má fé e tendo consciência do recorrente meio de aquisição de recursos por parte das paróquias, está propagando rifas para reformas inexistentes, levando a engano muitos fiéis.

Na oportunidade, a Diocese de Jequié pede aos seus diocesanos que não adquiram tais bilhetes e não realizem nenhum pagamento antes de se certificarem sobre a veracidade das rifas junto ao pároco ou a secretaria paroquial.

“Exortamos aos irmãos para que rezem por este indivíduo, que se vale de meio tão vil e sórdido na aquisição de recursos ilegais. Aos senhores párocos, recordamos a realização do Boletim de Ocorrência junto a delegacia do município”, concluiu a nota.

Matéria: Tribuna do Recôncavo.

Ajudante de pedreiro morre eletrocutado na Bahia enquanto segurava escada

Ajudante de pedreiro morre eletrocutado na Bahia enquanto segurava escada - destaque, capim-grosso, bahia, transitoFoto: Arquivo Pessoal

Um acidente resultou na morte de um ajudante de pedreiro de 19 anos na terça-feira (9), no povoado de João da Água, zona rural de Capim Grosso, no norte da Bahia.

Gabriel Santos Silva, natural da cidade de Quixabeira, estava trabalhando em uma chácara, quando foi eletrocutado ao encostar em um poste enquanto segurava uma escada.

A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada, mas ao chegar no local Gabriel já estava sem vida.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: TV São Francisco via Mídia Bahia.

Governo da Bahia concede avanço na carreira para 770 educadores

Governo da Bahia concede avanço na carreira para 770 educadores - bahiaImagem de PublicDomainPictures de Pixabay

Professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino que solicitaram Progressão Funcional por Avanço Vertical (PFAV) já podem conferir a lista de contemplados. A publicação foi feita pela Secretaria da Educação do Estado Da Bahia (SEC), na edição desta quinta-feira (11) do Diário Oficial do Estado. Ao todo, 770 educadores terão a mudança do padrão na carreira e receberão vantagens financeiras do Governo do Estado, em reconhecimento pela conclusão de cursos de especialização, mestrado ou doutorado.

A concessão da gratificação confirma o compromisso do Governo do Estado para qualificar, cada vez mais, a rede estadual de ensino, com a colaboração de professores e coordenadores pedagógicos melhor preparados e mais motivados e engajados na gestão da aprendizagem e na promoção de uma educação que transforme a vida dos estudantes. A ação representa um incremento anual de mais de R$ R$ 4.840.340,60 milhões na folha de pagamento.

Etapas do PFAV – Os requerimentos de progressão funcional por avanço vertical são apresentados ao longo do ano e analisados no ano posterior. A lista classificatória é divulgada no mês de março, bem como a lista provisória de indeferimentos. O prazo de recursos para os servidores que constaram entre os indeferidos ocorre na primeira quinzena do mês de abril e as concessões, a partir do mês de maio de cada ano. A lista publicada contemplou os professores e coordenadores pedagógicos que solicitaram a progressão funcional até 17 de outubro de 2023 e cujos pedidos atendiam aos critérios definidos na Lei Estadual n° 8.261/2002 e no Decreto Estadual n° 11.594/2009.

SAJ: Familiares procuram por ‘Carlinhos’ que está desaparecido desde ontem

SAJ: Familiares procuram por 'Carlinhos' que está desaparecido desde ontem - saj, destaqueFoto: Arquivo Pessoal

A família de Carlos Santos da Silva, de aproximadamente 50 anos, que desapareceu de sua residência nesta quarta-feira (10), na Rua Votuporanga, Bairro São Paulo, em Santo Antônio de Jesus, está a sua procura.

‘Carlinhos’, como é conhecido, sofre de distúrbio mental, e foi visto pela última vez na rodoviária da cidade. Ele pretendia ir de ônibus para Salvador, mas não conseguiu embarcar pois está sem documentos.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Blog do Valente.

Protocolo de intenções assinado entre Governo da Bahia e Consórcio Enseada-Tenenge prevê reativação do Estaleiro em Maragogipe

Protocolo de intenções assinado entre Governo da Bahia e Consórcio Enseada-Tenenge prevê reativação do Estaleiro em Maragogipe - sao-roque-do-paraguacu, noticias, maragojipe, destaqueFoto: Mario Marques

Mais desenvolvimento, infraestrutura e logística no Recôncavo Baiano. O Consórcio Enseada-Tenenge pretende retomar as atividades operacionais do Estaleiro no município de Maragogipe. O anúncio foi feito durante a assinatura de protocolo de intenções assinado entre o Consórcio e o Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, nesta quarta-feira (10). A companhia vai implantar uma linha de montagem destinada à fabricação de balsas mineraleiras e graneleiras para um cliente no segmento da Mineração. Com investimento previsto de R$ 9 milhões, o projeto tem expectativa de produzir 80 unidades em três anos, gerando mais de 500 empregos diretos e mais de 2.500 indiretos.

Durante a assinatura, o secretário da pasta, Angelo Almeida, destacou a importância da reativação do Estaleiro para o município de Maragogipe e para todo o Recôncavo baiano. “Temos trabalhado muito para ajudar na reativação da Enseada, que no seu auge em 2012, chegou a empregar mais de 7 mil pessoas e triplicou o PIB de Maragogipe, sem falar no esforço de qualificação da mão de obra local e nas empresas que foram atraídas para a região. É um compromisso do governador Jerônimo Rodrigues, do governo do Estado e da SDE”, afirma.

De acordo com Mário Moura, diretor Industrial da Enseada e representante do Consórcio, o Programa Estadual de Incentivos à Indústria de Construção Naval (PRONAVAL) é um dos melhores programas a nível nacional. “Acredito que sem esse benefício, a empresa não seria competitiva, tanto em nível nacional, quanto internacional para construção naval. Ter benefício dessa natureza é essencial para possibilitar a retomada das operações. Estamos na reta final, faltando apenas assinar o contrato junto ao cliente e posteriormente aguardar os recursos do fundo de Marinha Mercante. Estamos na expectativa que esses dois grandes próximos marcos possam ocorrer o mais breve possível”. (mais…)

Homem foi assassinado em Santo Antônio de Jesus na noite desta quarta (10)

Homem foi assassinado em Santo Antônio de Jesus na noite desta quarta (10) - saj, policia, destaqueFoto: Arquivo Pessoal

Um homem de 23 anos foi assassinado em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano, na noite desta quarta-feira, dia 10.

Robson Santos estava em um bar, na Travessa Nossa Senhora das Graças, quando foi alvejado no peito por disparos de arma de fogo.

Robson morreu no local do crime. A autoria e motivação são desconhecidas. O corpo foi removido pela equipe do DPT para o IML para ser necropsiado.

A mãe de Robson é deficiente visual e era ele que ajudava em casa. O mesmo deixa um filho pequeno.

Matéria: Tribuna do Recôncavo.

MEC e MRE publicam edital de seleção para alunos estrangeiros

MEC e MRE publicam edital de seleção para alunos estrangeiros - brasilFoto: Mateus Pereira/ GOV-BA

Os Ministérios da Educação (MEC) e das Relações Exteriores (MRE) publicaram nesta quarta-feira, 10 de julho, o Edital nº 03/2024, que regula o processo seletivo do Programa de Estudantes-Convênio (PEC) nas modalidades Graduação (PEC-G) e Português como Língua Estrangeira (PEC-PLE) para ingresso em 2025. Ambas envolvem a oferta gratuita de vagas pelas instituições de educação superior participantes do PEC-G a estudantes estrangeiros para cursos de graduação completa no Brasil, assim como para cursos com foco na obtenção de proficiência em língua portuguesa.

A lista de instituições participantes e as informações sobre os cursos oferecidos, incluindo modalidade de graduação, campi, semestre de ingresso e número de vagas, serão publicadas na página da Divisão de Cooperação Educacional do Ministério das Relações Exteriores (DCE/MRE).

Para se inscreverem, os cidadãos estrangeiros não podem ter pais brasileiros, dupla nacionalidade ou direito à nacionalidade brasileira. Devem ser de algum dos 74 países participantes do Programa, sem qualquer tipo de visto ou de autorização para residência no Brasil, com a exceção do visto de turista. (mais…)

SAJ: Mulher é assaltada no centro da cidade

SAJ: Mulher é assaltada no centro da cidade - saj, destaqueFoto: Reprodução/ Video

Uma mulher passou mal após ser assaltada na manhã desta quarta-feira, dia 10, em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano.

A vítima passava em frente a Comercial São Luiz, na Rua Landulfo Alves, quando teve sua bolsa subtraída por um em elemento que estava a pé. A mulher entrou em estado de choque e foi auxiliada por pessoas que passavam pelo local.

A Polícia Militar fez buscas no centro da cidade, mas até o fechamento dessa matéria o ladrão não tinha sido preso.

Matéria: Tribuna do Recôncavo.

Fligê 2024 terá mesas literárias e shows de Larissa Luz, Mariene de Castro, Filhos de Jorge e Luna Vitrolira

Fligê 2024 terá mesas literárias e shows de Larissa Luz, Mariene de Castro, Filhos de Jorge e Luna Vitrolira - noticias, mucuge, bahiaFoto: Thiago Gama

A Feira Literária de Mucugê 2024, que terá como tema “Memórias e trilhas das Letras Diamantinas”, trará uma edição repleta de atividades culturais, contemplando desde projetos estudantis até grandes apresentações musicais e literárias que vão preencher os espaços e territórios literários da cidade de Mucugê (BA) e da Vila de Igatu, na Chapada Diamantina.

Este ano, um dos pontos altos será a conversa literária com Itamar Vieira Junior, autor de sucesso com obras como “Torto Arado”, e o cantor e compositor Rubel, abordando a interseção entre palavras e música, realizada no dia 25 de julho, às 20h, na Praça dos Garimpeiros.

Além disso, a Fligê 2024 contará com shows de artistas como Larissa Luz, que trará sua energia contagiante ao palco, Mariene de Castro e Roberto Mendes, que prometem encantar o público com o show Maria da Canção, e a performance e show de Luna Vitrolira, com “Aquenda – O amor às vezes é isso”. A programação inclui ainda a apresentação dos Filhos de Jorge, conhecidos por sua mistura de ritmos, e diversas outras atrações que garantirão dias de muita literatura e música.

O evento tem o patrocínio do Governo do Estado da Bahia e do Ministério da Cultura através de emendas parlamentares. Para acompanhar todas as novidades, siga o perfil @fligemucuge no Instagram.

Cresce número de baianos com problemas de visão; Profissional explica tendências

Cresce número de baianos com problemas de visão; Profissional explica tendências - bahiaMarcello Casal Jr./ Agência Brasil

Dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia revelaram um aumento de 15% nos diagnósticos de glaucoma e 20% nos casos de miopia dos baianos em comparação ao ano anterior. Os números refletem uma tendência nacional de deterioração da saúde ocular, atribuída a fatores como o envelhecimento da população, o uso intensivo de dispositivos eletrônicos e a falta de cuidados preventivos. É o que explica a oftalmologista Ana Lúcia Mendes.

A busca por soluções, por outro lado, também tem sido mais frequente. A Ótica Salvador, por exemplo, registrou nos últimos cinco meses um aumento de 30% na procura por seus serviços e produtos, evidenciando a crescente preocupação dos soteropolitanos com o cuidado ocular.

Para aqueles diagnosticados com miopia, o uso de óculos com lentes corretivas é fundamental, mas Rafael Alonso, fundador da Ótica Salvador e de todo o Grupo Óticas Brasil vai além e explica que a principal busca, nesses casos, é referente a óculos que também contenham lentes com filtro para a luz azul, os quais ajudam a reduzir a fadiga ocular, protegendo a visão a longo prazo. (mais…)

Homem morre após cair em buraco de garimpo na Bahia

Homem morre após cair em buraco de garimpo na Bahia - sento-se, destaqueFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Um homem de 38 anos foi encontrado morto em um garimpo em Sento Sé (BA), no Norte do estado. Reginaldo Pereira de Oliveira caiu em um buraco em uma área de extração de minério.

Até o momento não se sabe se o garimpo era legalizado nem se a vítima trabalhava no local.

O caso ocorreu três dias depois de um outro homem morrer em uma mina de esmeraldas em Pindobaçu, na região do Piemonte Norte do Itapicuru. Outras duas pessoas ficaram feridas.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Sento Sé Notícias.

Professor é preso por importunação sexual contra aluna na Bahia

Professor é preso por importunação sexual contra aluna na Bahia - manoel-vitorino, destaqueFoto: Alberto Maraux/ SSP

Um professor foi preso nesta terça-feira (09) sob acusação de importunação sexual contra uma aluna, no município de Manoel Vitorino (BA), no Médio Rio de Contas. O mandado de prisão foi cumprido por agentes da Polícia Civil de Jequié.

A jovem falou para a direção da escola que o professor teria apalpado suas nádegas no ambiente escolar. A direção orientou a genitora da vítima a registrar um boletim de ocorrência na Delegacia local.

As investigações apontaram que o professor já possuía um histórico de assédio na instituição e outras vítimas foram orientadas a prestar depoimento. O suspeito, além de professor, já exerceu cargo político na cidade, e é pastor evangélico.

O inquérito policial foi concluído e remetido ao Poder Judiciário com representação do pedido de decretação de prisão preventiva, deferido pelo Ministério Público e Poder Judiciário.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Blog do Marcos Frahm via Bahia Notícias

Criança morre, enquanto irmão e pais ficam feridos em acidente na cidade de Tanhaçu

Criança morre, enquanto irmão e pais ficam feridos em acidente na cidade de Tanhaçu - destaque, transitoFoto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Uma criança de 1 ano e 7 meses morreu após uma colisão entre um carro de passeio e um caminhão, ocorrido na última segunda-feira, dia 8, no distrito de Sussuarana, em Tanhaçu, no sudoeste baiano.

Estavam no carro a criança, seu irmão de 20 anos e os pais de 44 e 42 anos. O casal foi internado com ferimentos graves no Hospital Municipal de Brumado e o filho mais velho teve apenas ferimentos leves.

A polícia constatou que houve uma ultrapassagem irregular do condutor do veículo, o que causou na sequência uma colisão frontal. O motorista do outro veículo envolvido no acidente, um jovem de 25 anos, está hospitalizado em observação.

O corpo do bebê foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado para ser necropsiado. A Polícia Civil instaurou um inquérito e investiga o caso.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Achei Sudoeste.

Caminhoneiro é flagrado em Barreiras (BA) com rebites

Caminhoneiro é flagrado em Barreiras (BA) com rebites - noticias, barreiras, bahiaFoto: Divulgação/ PRF na Bahia

Nesta terça-feira (09) a Polícia Rodoviária Federal localizou com um condutor portando 66 unidades de comprimidos de anfetaminas, conhecidos popularmente como “rebites”. A apreensão dos comprimidos aconteceu durante fiscalização a um caminhão abordado no Km 800 da BR 242, em Barreiras (BA).

O condutor não apresentou disco diagrama do cronotacógrafo com registros válidos, não comprovando os intervalos mínimos de descanso obrigatórios durante a direção veicular. Ao ser questionado sobre o uso e porte de anfetaminas, o homem afirmou que portava rebite, entregando cartelas com um total de 66 comprimidos.

O uso desse tipo de substância está muitas vezes associado à condução em excesso de velocidade, perda do controle do veículo, colisões, direção agressiva e desatenta, além de execução de manobras de alto risco. Por ser um crime considerado de menor potencial ofensivo, a PRF lavrou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e encaminhou ao Juizado Especial Criminal, no qual condutor responderá pelo artigo 28 da Lei 11.343/2006 (Lei de Drogas).

Presidente participa de reunião com movimentos de catadores e assina Lei de Incentivo à Reciclagem nesta quarta

Presidente participa de reunião com movimentos de catadores e assina Lei de Incentivo à Reciclagem nesta quarta - brasilFoto: José Cruz/ Agência Brasil

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa nesta quarta-feira (10/7) da Reunião do Comitê Interministerial para Inclusão Socioeconômica de Catadoras e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis (CIISC). O evento será a partir das 11h, no Salão Oeste do Palácio do Planalto, em Brasília.

Na ocasião, será assinada a Lei de Incentivo à Reciclagem e serão anunciadas medidas de incentivo aos catadores do país, como o Novo Cataforte e o Conexão Cidadã, em parcerias da Secretaria-Geral com Caixa Econômica Federal, Fundação Banco do Brasil, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e ministérios das Cidades e do Meio Ambiente e Mudança do Clima. O encontro reúne, além de seis movimentos nacionais, representantes de 19 ministérios.

Credenciamento: profissionais de veículos de imprensa podem usar a credencial anual 2024 da Presidência da República ou realizar o credenciamento diário no site do Palácio do Planalto. (mais…)

Será sábado (13) o 2º Festival Náutico Maria Felipa em Itaparica

Será sábado (13) o 2º Festival Náutico Maria Felipa em Itaparica - noticias, itaparicaFoto: Jocinere Soares/ Tribuna do Recôncavo

As águas paradisíacas da ilha de Itaparica receberão neste sábado, dia 13, o 2º Festival Náutico Maria Felipa Baía de Todos-os-Santos, evento que contará com uma intensa programação que une turismo, esporte, lazer e cultura com feira de artesanato e shows gratuitos para moradores e visitantes.

O festival, que integra o calendário de esportes náuticos do estado em comemoração à Independência da Bahia, recebeu este nome em homenagem à itaparicana Maria Felipa de Oliveira, heroína histórica da luta dos baianos pela expulsão das tropas portuguesas no território baiano.

A programação começa às 8h30 com um café da manhã e palestras para convidados na Marina da Penha, no bairro da Ribeira, de onde será dada a largada do festival, às 13h, e as embarcações partirão rumo à Marina de Itaparica, na cidade de Itaparica. O II Festival Náutico Maria Felipa contará com a participação de cerca de 50 Veleiros de Oceano, além de saveiros que participarão do evento como classe especialmente convidada. (mais…)

SAJ: Após ser recepcionado nos braços do povo, prefeito Genival Deolino prestigia o Arraiá do Mutum de Cima

SAJ: Após ser recepcionado nos braços do povo, prefeito Genival Deolino prestigia o Arraiá do Mutum de Cima - sajFoto: Bruna Barbosa.

O clima junino ainda paira no ar nas ruas de Santo Antônio de Jesus. Neste domingo (07), o prefeito Genival Deolino esteve presente no bairro Irmã Dulce, participando e prestigiando o Arraiá do Mutum de Cima, acompanhado pela comunidade local.

A chegada do prefeito foi marcada por uma recepção calorosa da população, embalada pelas tradicionais músicas juninas do São João. Durante sua visita, Deolino interagiu com os moradores, ouviu suas demandas, visitou algumas residências e aproveitou a energia contagiante da festa.

Genival Deolino destacou a importância de eventos comunitários como este, que não apenas proporcionam lazer gratuito, mas também promovem a cultura regional. “Reuniões como essas são fundamentais para manter viva a nossa tradição e fortalecer os laços comunitários”, afirmou o prefeito. (mais…)

Homem sequestrado em Santo Antônio de Jesus foi encontrado morto nesta terça

Homem sequestrado em Santo Antônio de Jesus foi encontrado morto nesta terça - saj, salinas-da-margarida, noticias, destaqueFoto: Arquivo Pessoal

O motorista Willian, que estava desaparecido há 3 dias, foi encontrado sem vida na tarde desta terça-feira, dia 9, na zona rural de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano. Willian morava em Salinas da Margarida.

Willian seguia com sua esposa no último sábado (06), de Santo Antônio de Jesus para a Ilha de Itaparica, quando pegou 3 passageiros nas proximidades do Clube dos Mil. Ao chegar no KM 53, na BA-046, os passageiros anunciaram o assalto, deixaram a esposa da vítima próximo a igreja do Riachão, e seguiram com Wiliam. O carro foi encontrado abandonado na zona rural de Castro Alves no último domingo (07).

O corpo de ‘‘Foguinho do Táxi’, como era conhecido, foi encontrado em estado de decomposição nesta terça (09), no Cruzeiro do Riachão, depois da Vila Bonfim, na mesma localidade que deixaram e esposa no sábado.

“O carro desceu e voltou, pois, o caminho não tinha saída. Só que ninguém imaginava que tinham deixado o corpo ali”, disse um internauta.

Matéria: Tribuna do Recôncavo.

Governo Federal agiliza recontratação de profissionais para combate a incêndios

Governo Federal agiliza recontratação de profissionais para combate a incêndios - brasilImagem Ilustrativa | Imagem de David Mark por Pixabay

As ações de prevenção e combate a incêndios que ameaçam o Pantanal e outros biomas nacionais ganharam um aliado nesta terça-feira, 9 de julho. A publicação da Medida Provisória Nº 1.239 no Diário Oficial da União, assinada pelo presidente em exercício Geraldo Alckmin e pelas ministras Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos) e Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), altera o prazo de recontratação de pessoal para atender casos emergenciais de dois anos para três meses.

Por lei, os profissionais contratados pelo Ibama e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) podem atuar por dois anos, período prorrogável por mais um ano. Antes da publicação da MP, porém, o texto da lei determinava um prazo de dois anos de intervalo para recontratações. Isso dificultava o trabalho de encontrar profissionais experientes em situações de emergência. O novo texto permite recontratações mais rápidas, o que beneficia diretamente Ibama e ICMBio.

SALA DE SITUAÇÃO – Diante da gravidade da situação no Pantanal, o Governo Federal criou, no dia 14 de junho, uma sala de situação para ações de prevenção e controle de incêndios e secas em todos os biomas, com foco inicial no Pantanal. Historicamente, o período de seca ocorre no segundo semestre, mas o bioma registrou em junho um número incomum de focos de incêndio. (mais…)

Morador de Governador Mangabeira morre vítima de acidente em Muritiba

Morador de Governador Mangabeira morre vítima de acidente em Muritiba - muritiba, governador-mangabeira, destaque, transitoFoto: Reprodução/ Video

Um acidente de trânsito deixou uma vítima fatal em Muritiba, no Recôncavo baiano, na noite desta segunda-feira, dia 8.

A vítima fatal de prenome Valnei conduzia uma motocicleta na BR-101, quando ao passar nas imediações do Posto Águia colidiu com uma Ford Ranger.

Valnei, que residia na localidade rural de Queimadas, no município vizinho de Governador Mangabeira, morreu no local do acidente.

Matéria: Tribuna do Recôncavo.

Técnicas de vendas será tema de palestra em Santo Antônio de Jesus

Técnicas de vendas será tema de palestra em Santo Antônio de Jesus - sajImagem por Squirrel_photos de Pixabay

Decifrar o cliente, construir relacionamentos genuínos e dominar técnicas persuasivas e gatilhos mentais. Este é o propósito da palestra “Técnicas de vendas” que o Sebrae realizará no próximo dia 18 de julho, em sua sede em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano.

A atividade é gratuita e aberta ao público que deve se inscrever previamente no site ba.loja.sebrae.com.br. Na oportunidade, serão mostradas estratégias de fechamento de negócios, integrando tecnologia e cultivando relacionamentos no pós-venda para alcançar novos patamares de sucesso.

A palestra abordará ainda pontos como: compreensão sobre o perfil do cliente; estabelecimento de relacionamentos empáticos; técnicas persuasivas de apresentação; gatilhos mentais; gestão de objeções; utilização de tecnologia nas práticas de vendas; diferenças de abordagem online e offline; e relacionamento pós-venda e fidelização. (mais…)

Governo sanciona lei que impulsiona o fortalecimento da DP-BA e a interiorização dos serviços

Governo sanciona lei que impulsiona o fortalecimento da DP-BA e a interiorização dos serviços - bahiaImagem ilustrativa by Free-Photos from Pixabay

O Governo da Bahia sancionou na tarde desta segunda-feira (8), a lei que garante o fortalecimento da Defensoria Pública da Bahia (DP-BA) e a interiorização dos seus serviços – antigo PL 156. O documento foi assinado pelo governador Jerônimo Rodrigues logo após a reunião do Programa Bahia Pela Paz, que aconteceu na sede da Secretaria de Segurança Pública, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Estiveram presentes no ato de assinatura a defensora-geral da Bahia, Firmiane Venâncio; a subdefensora-geral da Bahia, Soraia Ramos; o presidente do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos Gerais (Condege), Oleno Matos; a presidente da Associação de Defensoras e Defensores Públicos na Bahia (Adep/BA), Tereza Almeida; além de representantes do Sistema de Justiça baiano e secretariado executivo do Estado.

“É um momento de celebração, um dos mais importantes para nossa instituição nos últimos 10 anos. É a concretização da nossa prerrogativa de iniciativa de lei e de todo plexo de autonomia da Defensoria. Entramos hoje para o grupo das Defensorias brasileiras que exercitou essa iniciativa de lei”, destacou a defensora-geral da Bahia, Firmiane Venâncio. De acordo com ela, a lei traz mecanismo que possibilitam à Defensoria levar os serviços institucionais para perto de quem mais precisa e prestar melhor atendimento, além de elevá-la para que esteja em sintonia com as demais instituições do Sistema de Justiça.

(mais…)

PRF recupera motocicleta furtada em Operação na BR-116 em Manoel Vitorino (BA)

PRF recupera motocicleta furtada em Operação na BR-116 em Manoel Vitorino (BA) - manoel-vitorino, bahiaFoto: PRF

Na tarde da última sexta-feira (5), por volta das 15h30, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizava uma ronda nas margens da BR-116, quando avistaram uma motocicleta Yamaha/NEO 125 de cor azul, que ostentava uma placa irregular.

Ao procederem com a identificação veicular, foi constatado que o veículo na verdade tratava-se de um clone e o original possuia registro de furto, datado de abril de 2023, na cidade de São Paulo (SP).

A condutora do veículo, uma mulher, informou aos policiais que havia adquirido a motocicleta por R$ 5.000,00 em um anúncio na internet sem conhecer o vendedor. Tanto a motocicleta quanto a condutora foram encaminhadas à Delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis.

PRF recupera veículo furtado durante fiscalizações na BR-235 em Casa Nova (BA)

PRF recupera veículo furtado durante fiscalizações na BR-235 em Casa Nova (BA) - casa-nova, bahiaFoto: PRF

Na última sexta (5), por volta das 10h, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante ronda ostensiva no km 389 da BR-235, no município de Casa Nova (BA), avistou um veículo estacionado no pátio de um posto de combustíveis às margens da rodovia.

Ao se aproximarem do veículo, os agentes foram abordados por um homem que se identificou como proprietário do carro. Durante a abordagem, ele informou que não possuía os documentos do veículo, pois havia adquirido o automóvel através de terceiros. No entanto, não havia recebido o documento para transferência de titularidade.

A equipe da PRF observou que os elementos identificadores do veículo estavam adulterados, em desacordo com o padrão de fábrica, o que levantou suspeitas. Após a realização do procedimento de identificação veicular identificaram que o veículo em questão tratava-se de um clone e o original com registro de furto conforme boletim datado em janeiro de 2019.

Diante das evidências, foi constatada a princípio a ocorrência de receptação de veículo. O condutor e o veículo foram conduzidos para a Delegacia da Polícia Civil da cidade de Casa Nova para os procedimentos cabíveis.

Equipes da elite nacional profissional e baianos avançam às quartas de final da Copa 2 de Julho

Equipes da elite nacional profissional e baianos avançam às quartas de final da Copa 2 de Julho - esporteFoto: Paulinho Santos/Sudesb

Já está tudo pronto para as quartas de final da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15 nesta terça-feira (9), no Estádio de Pituaçu com destaques e surpresas. Dois baianos estão entre as oito melhores equipes e o Vasco, do Rio de Janeiro, eliminou a Seleção Brasileira, que tinha o melhor aproveitamento da competição, tornando-se uma das seis equipes com o time profissional na elite do futebol brasileiro classificadas às quartas.

O cruz-maltino foi a grande sensação desta segunda-feira, 08, eliminando a principal favorita ao título – a Seleção Brasileira – em um jogo muito disputado no tempo normal, que terminou em 0x0. Com os cariocas confirmando todas as cobranças de pênalti, p placar final ficou 5×3 contra a Seleção, que foi eliminada sem levar nenhum gol no tempo normal e com o melhor ataque da competição: 30 gols marcados em cinco jogos.

Elite do futebol profissional

Junto ao Vasco, cinco outras equipes da elite nacional seguem na competição para as quartas de final: Atlético Mineiro; Botafogo, do Rio de Janeiro; Fortaleza, do Ceará; Palmeiras, de São Paulo; e o Vitória. Atual campeão, o Galo será o adversário do Vasco nas quartas de final a partir das 10h30 no Estádio de Pituaçu. (mais…)