O artista baiano Bel Borba inaugura a sua nova exposição ‘Sinergia e Atavismo’, no Museu de Arte da Bahia (MAB), na próxima quinta-feira (8), às 19h. A mostra é gratuita e segue em cartaz até o dia 29 de setembro. O MAB é um museu administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), unidade da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBa).
O público vai conferir seis coleções distintas, totalizando 82 obras que mostram um panorama recente da narrativa e do repertório do artista nos últimos dez anos. “Fiz várias exposições fora do Brasil e, de alguma forma, deixei adormecida a minha presença nos museus e galerias de Salvador. Agora as pessoas terão uma visão geral do que criei no meu repertório recente”, afirmou o artista.
Para Bel Borba, que escolheu o MAB para sediar a exposição, o equipamento cultural se mostrou um espaço alternativo pelo fato de que a exposição está sendo feita antes da conclusão das obras. “Foi uma decisão minha propor realizar essa exposição antes da reforma deste espaço. Me identifico muito com a fisionomia tal qual ele se encontra. Tudo me lembra grandes exposições que visitei em galpões, antigas fábricas e eventos em espaços alternativos na Alemanha e Estados Unidos”, concluiu.
O diretor do MAB, Pola Ribeiro, afirma que este é um momento muito especial. “Trata-se de um artista muito importante para Salvador. Mesmo que as pessoas não saibam, no primeiro momento, quem é Bel Borba, usufruem das suas obras, porque elas estão nas paredes, nos murais e nos muros da cidade. É muito bom receber esta exposição, neste momento em que estamos em obras para que possamos entregar um museu totalmente remodelado para Salvador, para Bahia e para o Brasil”.
Serviço:
O que: Exposição “Sinergia e Atavismo”, do artista baiano Bel Borba
Quando: quinta-feira, 8 de agosto
Onde: Museu de Arte da Bahia (MAB), Corredor da Vitória
Entrada gratuita
Fonte: Ascom/IPAC.