Em uma iniciativa que visa não apenas à preservação ambiental, mas também ao desenvolvimento sustentável da comunidade local, jovens moradores da Ilha de Maré, em Salvador, foram capacitados pelo Corais de Maré para atuar diretamente na criação e restauração do coral nativo da Baía de Todos-os-Santos. Por meio de uma tecnologia inédita, o projeto utiliza o plástico e outros materiais recicláveis para potencializar o crescimento da espécie Millepora alcicornis. A ação é realizada pela Carbono 14, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Instituto de Pesca Artesanal da Ilha de Maré (IPA), com o patrocínio da Braskem.
Claudiane Anjos Santos é uma dessas jovens que foram capacitadas para atuar no projeto. “É maravilhoso fazer parte de uma equipe que se dedica ao ecossistema marinho. Sinto que o oceano me escolheu para cuidar dele, ver os corais que plantamos crescerem”, explica Claudiane. Em 2023, o projeto iniciou a produção de 750 novas mudas de corais que irão se somar a outras mil mudas já plantadas em uma área de cinco mil metros quadrados no fundo do mar da Ilha de Maré. “Na medida que fomos instalando as áreas de criação de corais percebemos que a cada monitoramento havia mais peixes no local”, orgulha-se Claudiane.
A iniciativa usa suportes de plástico para fixar as mudas em sementeiras, que são feitas com esqueletos do Coral-sol, espécie considerada invasora na região. Essas sementeiras são colocadas em berçários no fundo do mar para o desenvolvimento do coral nativo Millepora alcicornis. No primeiro ano do experimento, o uso do poliacetal, um tipo de plástico conhecido por sua resistência, fez o coral nativo dobrar sua taxa de crescimento.
O CEO da Carbono 14, José Roberto Caldas, mais conhecido como Zé Pescador, explica que a capacitação dos jovens envolveu a aproximação com a universidade, por meio do Laboratório de Oceanografia Biológica do Instituto de Geociências da UFBA e o intercâmbio com outras organizações e localidades baianas, como a Ilha de Itaparica. “É um projeto que utiliza a ciência cidadã para diminuir a distância e complementar os saberes do pescador, da marisqueira, do filho do pescador, que também é pescador. Por meio da capacitação, a comunidade tem a oportunidade de fazer parte dessa atividade inédita e pioneira na Baía de Todos-os-Santos, que utiliza o esqueleto do bioinvasor, o Coral-sol, para produzir sementeiras e cultivar corais nativos”, esclarece Zé Pescador.
Socioambiental – Talita Rego Maciel, outra moradora de Ilha de Maré que atua no projeto, não sabia que poderia ajudar a cuidar do mar replantando corais. Entretanto, o que chamou mais a sua atenção durante o trabalho foi o branqueamento de alguns corais. “Muito triste ver os efeitos do aquecimento global tão perto da minha comunidade, mas ao mesmo tempo me criou esperança, porque enquanto alguns corais estavam branqueando, outros que foram colocados pelo projeto estavam saudáveis e isso demonstra o quanto esse trabalho é importante”, destaca.
Para Talita, além do aspecto ambiental, o projeto Corais de Maré tem outro âmbito, o social. “A maioria das pessoas da Ilha de Maré vivem da pesca, então se nós estamos criando um ambiente favorável aos animais marinhos, estamos também causando um impacto proveitoso na vida de cada um deles, pelo exemplo da importância de preservar o meio ambiente, já que é de lá que vem o sustento dessas famílias”, afirma. Ela deseja que o mar volte a ser como nos tempos de seu avô, com vida em abundância. “Que o mar nunca deixe de nos prover, que as gerações futuras sejam beneficiadas pelo que foi e ainda será realizado”, sentencia.
Para Alana Carvalho de Jesus, de 21 anos, que também atua no projeto, a iniciativa tem ensinado a comunidade a importância de preservar e cuidar do mar. “Além de restaurar os corais, realizamos limpezas de praia e submarina, alertando e ensinando como cada um pode fazer sua parte na preservação dos nossos recifes”, ressalta a jovem.
Fonte: Braskem.


Fotos: Chico Soares


Image by Devanath from Pixabay 
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Adriano Gadini from Pixabay
PM
Image by mohamed Hassan from Pixabay
Video
Banjo de Rua | Foto Matheus Lopes
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Video
Imagem Ilustrativa de HeungSoon por Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Arquivo Pessoal
Imagem ilustrativa de KarriTsa por Pixabay
Imagem ilustrativa | Foto: Sumaia Villela/ Agência Brasil
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de PublicDomainPictures de Pixabay
Arquivo Tribuna do Recôncavo / 2019
Imagem de Photo Mix por Pixabay
Imagem ilustrativa by PublicDomainPictures from Pixabay
Foto: André Fofano
Imagem de Patou Ricard por Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Image by Chokniti Khongchum from Pixabay
Imagem: WhatsApp Mídia Bahia
Imagem ilustrativa by Free-Photos from Pixabay
Arquivo Pessoal
Imagem de LuAnn Hunt do Pixabay
Foto: PM
Imagem de Gerd Altmann do Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Poliana Lima/ Polícia Civil
Editado | Crédito: José Cruz/ Agência Brasil
Foto: Edimar Mato Grosso - @axesuburbio
Imagem editada de Qui Nguyen Khac por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Elói Corrêa/ GOV-BA
Imagem de Lisa Larsen por Pixabay
Foto: André Fofano
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Arquivo Pessoal
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Imagem de ImageParty por Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: Meire Bitencourt
Imagem de congerdesign por Pixabay
Imagem Ilustrativa de Anemone123 por Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Leitora do Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustrativa | Foto: Alberto Maraux/ Ascom SSP
Imagem por Squirrel_photos de Pixabay
Reprodução
Foto: Hélio Alves/ tribuna do Recôncavo
Foto: Tânia Rego/ Agência Brasil
Foto: Rebeca FalcÃo/ Seagri BA
Imagem de Oleg Mityukhin por Pixabay
Imagem de Steve Buissinne por Pixabay
Imagem Ilustrativa |Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
CEF de Amargosa | Crédito: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil
Image by Pexels from Pixabay
Imagem ilustrativa de Quang Nguyen vinh por Pixabay
Imagem de jacqueline macou de Pixabay
Imagem de JeppeSmedNielsen por Pixabay
Imagem ilustrativa by analogicus from Pixabay
Foto: Leopoldo Silva/ Agência Senado
Imagem de Sambeet D por Pixabay
Foto: Douglas Amaral
Foto: Alberto Maraux/ SSP
Foto: Isac Nóbrega/ PR
Video
Foto: Divulgação / PM-BA
Foto: Divulgação / PC-BA
Foto: Letícia Martins / EC Bahia
Image ilustrativa by Joshua Woroniecki from Pixabay
Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
Foto: Reprodução
Arquivo Pessoal
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Col. Zenilda Fernandes/ Foto: Douglas Amaral 
Foto: Fábio Pozzebom/ Agência Brasil
Foto: Douglas Amaral
Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil
Imagem ilustrativa by oswaldoruiz from Pixabay
Imagem de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo