Terá início na terça-feira, dia 16, um serviço realizado pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), através do Governo do Estado, e com previsão de conclusão até sábado (20), que dará continuidade ao serviço de implantação dos flutuantes (rampa para embarque e desembarque) da gaveta C do Terminal Hidroviário de São Joaquim, em Salvador.
Em novembro de 2023 foi realizada a instalação na gaveta C, em Bom Despacho. Neste período, será necessário realizar uma alteração temporária nos horários e quantidade das embarcações que fazem a travessia. A substituição dos flutuantes que fazem parte do Sistema de Atracação do Ferry Boat integra os serviços de melhorias em andamento e vai proporcionar mais segurança nos embarques e desembarques passageiros.
O novo flutuante tem capacidade de atracação de embarcações maiores a exemplo da Zumbi dos Palmares. A obra tem um investimento de R$ 13.6 milhões. Três embarcações farão a travessia nos dias de instalação: Maria Bethânia, Pinheiro e Rio Paraguaçu, com saídas a cada duas horas, com horários extras, caso necessário, sendo o primeiro horário às 5h, em ambos os terminais.
Para evitar transtornos, a Seinfra recomenda que os usuários do sistema também utilizem as lanchinhas em Mar Grande ou a BR-324 para chegar ou sair da capital. Para este período, a Agerba publicou no Diário Oficial do Estado do dia 06 de abril a suspensão em caráter emergencial, do embarque de ônibus, jamanta, caminhão simples, caminhão trucado e micro-ônibus, das 5h do dia 16 de abril de 2023 até às 23h30 do dia 20 de abril de 2023, exceto aqueles transportando alimentos perecíveis ou transportando pacientes em tratamento. O usuário que necessite utilizar o sistema ferry boat poderá acompanhar a movimentação pelo filômetro, através do site da Internacional Travessias.
Bahia Noticias.