Treze baianas estão indicadas ao Prêmio Inspirar 2023. A iniciativa vai reconhecer 16 lideranças femininas que atuam há pelo menos um ano no campo da arte e cultura, com impacto positivo em áreas de vulnerabilidade social na Bahia e em mais seis estados – Mato Grosso do Sul, São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo – e no Distrito Federal. A votação é popular e pode ser feita até domingo (22/10) no site do Instituto Neoenergia.
Serão distribuídos R$ 140 mil para as 16 vencedoras em três categorias: mulheres (pessoa física ou Microempreendedora Individual, MEI); coletivos (grupos não formalizados representados por uma liderança feminina responsável pela submissão); e organizações (pessoas jurídicas, com mulher na representação legal, e com faturamento anual de até R$ 1 milhão). Do total de premiadas, três ainda são selecionadas pelo Comitê Externo de Especialistas do prêmio, por mérito cultural.
O Prêmio Inspirar é realizado pelo Instituto Neoenergia, com a colaboração das cinco distribuidoras da companhia, além da parceria técnica da Baluarte Cultura.
Candidatas da Bahia
CARLA PITA – Lidera o projeto “Confluências das Águas África e Bahia: Navegando Por Histórias de Lá pra Cá”, que oportuniza, através da contação de histórias com temáticas afro-brasileiras, o acesso à riqueza histórica e cultural dos povos africanos a crianças e adolescentes.
CLEONICE DAMACENO SILVA (MESTRA PREGUIÇA) – Mestra de capoeira que participa, há mais de 30 anos, da construção da Filhos de Bimba Escola de Capoeira, com atividades no Brasil e em diversos países.
SUELO MACHADO – Criadora da Feira das Mulheres Negras, empreendimento social e ponto de cultura que atua como um espaço de historicidade das mulheres negras artesãs do Recôncavo.
DANIELA EVANGELISTA DOS SANTOS (DANI D’ BÊLA) – Liderança que trabalha pela criação e fomento de projetos culturais, buscando valorizar e dar oportunidades a artistas do distrito de Nazaré de Jacuípe.
DONMINIQUE SANTOS – Idealizadora da iniciativa “Meu crespo é de rainha e de rei: Reconstruindo identidades na infância a partir do cabelo”, que trabalha pela valorização da identidade étnico-racial de crianças negras.
EDINELZA JOANA DOS REIS (JANE REIS) – Criadora do projeto “Mulheres no samba de roda”, que tem como objetivo promover arte, educação e cultura para meninas e mulheres, através do samba de roda do Recôncavo.
GIRLENE NEVES – Liderança de comunidade afrodescendente que, através do curso de tecelagem de Panos da Costa em tear manual, busca valorizar a ancestralidade e contribuir para a geração de renda de outras mulheres.
UDI SANTOS – Liderança da Eumelanina, produtora que trabalha pela capacitação de artistas que trabalham com a cultura hip-hop, disseminando informações sobre a indústria da música.
JOSELITA MACHADO LIMA CAMPOS (Feira Comunitária Saberes e Sabores) – A Feira Comunitária Saberes e Sabores é uma iniciativa de Economia Solidária, que busca trazer culturas e saberes tradicionais para locais vulnerabilizados.
MARIA JOSÉ LÚCIO (MAZÉ) (Grupo Vivavós) – O Grupo Vivavós é composto majoritariamente por mulheres, com faixa etária entre 60/82 anos, para divulgar a cultura popular do samba em suas vertentes, em especial o samba de roda, com repertório que agrega sambas autorais mesclados a grandes sucessos.
VERÔNICA GOMES ARAÚJO OLIVEIRA (Central das Associações) – Liderança de Associação criada para apoiar comunidades quilombolas, promovendo formação para lideranças mulheres dessas comunidades.
ANAILDE PERERIA (Associação Quilombola de Gruta dos Brejões) -A Associação Quilombola de Gruta dos Brejões está resgatando a cultura local desenvolvendo diversas frentes, como o turismo de base comunitária, artesanatos, samba de roda, prática da agricultura familiar e culinária.
VALEDELICE DIAS CERQUEIRA DA SILVA (TIA VAL) (Pé de Arte Cultura e Educação (PACE) – A PÉ DE ARTE CULTURA E EDUCAÇÃO (PACE) é uma ONG fundada em São Gonçalo dos Campos, na Bahia. Possui com o objetivo oferecer uma educação humanizada para crianças, adolescentes e jovens que envolve cultura e meio ambiente, sendo gratuita e de qualidade.
Fonte: Coelba.
Crédito: Instituto Neoenergia









Imagem de Moondance por Pixabay
Foto: Fábio Cruz/ Recôncavo no Ar
Imagem ilustrativa de Free-Photos por Pixabay
Imagem ilustrativa gerada por IA
Imagem de Jan Vašek de Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Imagem ilustrativa. Foto: Tumisu/Pixabay.
Imagem ilustrativa de trabalhadores em atividade de reposição de mercadorias em ambiente de loja
Foto: Fábio Pozzebom/ Agência Brasil
Bruno e Marrone se apresentam no São João de Santo Antônio de Jesus 2026. Crédito: Ananias Barreto.
Imagem ilustrativa de uma bola de futebol em campo durante partida em estádio
José Jorge de Souza faleceu aos 64 anos em Santo Antônio de Jesus. Foto: Arquivo da família.
Imagem de uma mulher em um estádio durante uma partida de futebol.
Imagem Ilustrativa by Pexels from Pixabay
Imagem ilustrativa de Alfred Derks por Pixabay
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de
Image by LEANDRO AGUILAR from Pixabay
Foto Abda Carvalho
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem editada de Qui Nguyen Khac por Pixabay
Foto: Arquivo Pessoal
Imagem ilustrativa sobre o crescimento do fluxo de passageiros nos aeroportos da Bahia em voos domésticos e internacionais entre janeiro e maio de 2026, segundo dados da Anac. Foto: Ascom/Setur-BA.
Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA
Foto: Douglas Amaral
Imagem de Everson Mayer do Pixabay
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Anastasia Gepp por Pixabay
Viny tinha 18 anos, morava na zona rural de Santo Antônio de Jesus e morreu após um acidente na BR-420, em Laje.
IMAGEM: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
Imagem Ilustrativa | Foto: PMBA
Elementos tradicionais do São João retratam as memórias e os costumes dos festejos juninos de antigamente.
Imagem gerada por IA
Imagem Ilustrativa | Foto: Reprodução/ Vídeo
Imagem de ivabalk por Pixabay
Foto: Alan Oliveira
Foto: Alan Oliveira
Ação de testagem rápida em Irecê durante o São João. Foto: Alexandre Rocha / Saúde GovBA
Imagem de
Imagem de adaoaalves por Pixabay
Imagem de Marie Sjödin por Pixabay
Chambinho do Acordeon animou o público na última noite do São João de Santo Antônio de Jesus. Foto: Milena Barbosa
Sopa saudável preparada com legumes, ideal para o inverno
Imagem gerada por IA ilustrando o São João de Santo Antônio de Jesus 2026
Imagem ilustrativa sobre a participação de meninas no esporte.
Ariane, vítima de atropelamento em Elísio Medrado.
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Na foto, apresentação da Banda Farol de Milha durante o São João de Santo Antônio de Jesus (22/06). Crédito: Ananias Barreto
Imagem Ilustrativa by Engin Akyurt from Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Imagem de S. Hermann & F. Richter por Pixabay
Fotos: Ananias Barreto
Imagem de Gerd Altmann do Pixabay
Crédito da foto: Ananias Barreto
Imagem de Liz Masoner do Pixabay
Crédito da foto: Ananias Barreto
Imagem de ADMC por Pixabay
Foto- Bolão da Nova FM 94,7
Crédito: Ananias Barreto
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Stela Di from Pixabay
Crédito: Ananias Barreto
Imagem de Simon Steinberger por Pixabay
Crédito: Ananias Barreto
Image by Dariusz Sankowski from Pixabay
Foto: Jamile Amine / Saúde GovBA
Imagem ilustrativa by Free-Photos from Pixabay
Crédito: Ananias Barreto
Na foto, Mestrinho - - Crédito: Ananias Barreto
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Douglas Amaral
Image by Michal Jarmoluk from Pixabay
Imagem ilustrativa gerada por IA
Arquivo Pessoal
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Imagem gerada por IA
Imagem de musiking por Pixabay
Imagem de
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Divulgação
Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay
Image by Adriano Gadini from Pixabay
Image by Steve Buissinne from Pixabay
Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay
Imagem gerada por IA
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo