A cidade de Santa Bárbara, conhecida como a capital baiana do requeijão, passou a contar com a Unidade de Beneficiamento de Leite, inaugurada nesta quarta-feira, dia 19. A iniciativa tem como objetivo promover o sistema produtivo do leite da agricultura familiar no município de Santa Bárbara e nos demais municípios que integram o território Portal do Sertão, beneficiando diretamente 120 famílias.
A unidade, com investimento de R$ 1,3 milhão, do projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), permitirá a pasteurização do leite e a produção de requeijão, queijo, manteiga e iogurte, entre outros derivados.
Entre os equipamentos da nova unidade de beneficiamento de leite estão resfriador, máquina de iogurte, empacotadeira, batedeira de manteiga, desnatadeira, gerador e câmaras frias. A unidade de beneficiamento está sob a gestão da Cooperativa Mista de Agricultores Familiares e Produtores de Leite de Santa Bárbara (COAFASB).
SDR