Aconteceu na noite deste último sábado, dia 20, na Matriz de São Roque, na cidade de Mutuípe (BA), Diocese de Amargosa, a Celebração Eucarística em Ação de Graças pelos dez 10 anos de Ordenação Sacerdotal do Pároco, Padre José Roberto Amaral.
A celebração foi realizada obedecendo as recomendações sanitárias devido ao contexto da pandemia, com um número restrito de pessoas representantes das pastorais paroquiais. Membros representantes da Paróquia Santo Antônio de Pádua, recentemente criada também estiveram presentes na celebração, além de autoridades, amigos e representantes das Paróquias Nossa Senhora da Ajuda e Nossa Senhora Santana de Aratuípe e Jaguaripe, onde o Padre José Roberto anteriormente foi Pároco. Ele está conduzindo a Paróquia São Roque desde 2017.
Padre José Roberto acolheu a comunidade presente com alegria e emoção numa demonstração de gratidão a Deus por este significativo momento celebrativo, dirigindo-se de forma especial aos seus familiares que estão sempre presentes em todos os momentos da sua caminhada, ressaltando a importância da família como um “Porto Seguro”. Num ato de grande humildade, pediu perdão a Deus publicamente pelas faltas que possa ter cometido no exercício do seu pastoreio, e emocionado prestou homenagem póstuma a seu pai, falecido há 9 anos, e aos amigos e companheiros de caminhada que também já partiram para a eternidade.
Participaram como concelebrantes Padre Ailton de Itatim e Padre Natael de Ubaíra, o qual proferiu a homilia ressaltando a importância da Quaresma, tempo propício a conversão e sobre os 50 anos da Paróquia São Roque, celebrado no ano de 2020. Padre Natael também proferiu palavras de incentivo e de solidariedade ao Padre José Roberto pelos seus 10 anos de caminhada presbiteral, desejando que o seu ministério seja “Uma Graça” e agradecendo a Deus pelo “Sim” dado a Igreja de forma destemida, referindo-se a missão sacerdotal como um “Ser Pai”, um pai que representa Deus.
Ao final da celebração, membros da comunidade paroquial São Roque e de comunidades representadas, proferiram mensagens de gratidão ao Padre José Roberto pela sua trajetória sacerdotal nestes 10 anos de caminhada, destacando o seu carisma missionário, a sua simplicidade no acolhimento às pessoas, e a sua incansável luta e anseio pela construção de uma sociedade onde prevaleçam a justiça e a igualdade. A Celebração foi transmitida pelas mídias da Paróquia e pelo canal Bahia Digital.
Matéria: Maria do Carmo/ Tribuna do Recôncavo