O governo de Tóquio restringiu o horário de funcionamento de restaurantes e pediu aos moradores que evitem sair de casa para atividades não essenciais após as 20h por conta do aumento do número de casos de coronavírus na cidade. Os Jogos Olímpicos acontecerão na capital japonesa daqui a 200 dias.
O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, anunciou que o governo pretende decretar um novo estado de emergência em Tóquio e afirmou que a situação do crescimento do índice de infecção é “muito grave”. Segundo a agência de notícias Kyodo, o estado de emergência deve iniciar na próxima sexta-feira (08), e durar pelo menos até o final do mês.
Suga afirmou que a organização da Olimpíada em Tóquio será “uma prova de que a humanidade venceu o vírus”. O evento foi adiado de julho de 2020 para este ano por causa da pandemia da Covid-19. A capital do Japão registrou nesta segunda-feira (04), 884 casos em 24 horas e o recorde de 108 pacientes hospitalizados em estado grave com necessidade de respiradores.
Metro1