A cidade de Cachoeira, no Recôncavo baiano, celebra no dia 09 de fevereiro de 2020 a Festa de Iemanjá, uma das maiores manifestações afro-religiosas e culturais do Recôncavo da Bahia. A festa chega à sua 14ª edição e é segunda maior celebração à Iemanjá no estado. O evento acontece sempre em um domingo do mês de fevereiro após a Festa de Iemanjá de Salvador, exceto quando a tábua da maré não está favorável à entrega dos presentes à Rainha das Águas.
As homenagens à Iemanjá têm início às 6h com a alvorada festiva, em seguida, às 10h, oferta dos presentes coletivos, logo depois, às 12h30, apresentação do Samba de Roda Filhos da Barragem, às 14h acontece o Xirê (ritual de reverência aos Orixás) e às 16h30, saída do cortejo para a Pedra da Baleia (local onde são oferecidos os presentes). As atrações musicais continuam às 18h30 com a apresentação do Samba de Roda Filhos do Caquende, em seguida, às 20h, sobe ao palco da Festa de Iemanjá Renatinho da Bahia e Banda, logo depois, apresenta-se o grupo afro barroco Gêge Nagô.
Realizada pela Prefeitura de Cachoeira, através da Secretaria de Cultura e Turismo e da Secretaria de Promoção à Igualdade Racial, em parceria com a Associação Cultural Yemanjá Ogunté (ACYO), a Festa de Iemanjá de Cachoeira tem como principal objetivo a preservação da tradição e da memória do povo negro, a autoafirmação da identidade, a construção e a valorização da diversidade e do vasto legado cultural do município e do Recôncavo da Bahia.
Programação Festa de Iemanjá Cachoeira 2020:
06h – Alvorada
10h – Abertura da Feira do Axé e oferta de presentes
12h30 – Samba de Roda Filhos da Barragem
14h – Xiriê
16h30 – Saída do cortejo para a Pedra da Baleia
18h30 – Samba de Roda Filhos do Caquende
20h – Renatinho da Bahia e Banda
22h – Grupo Afro Barroco Gêge Nagô
Murilo Santana/ ASCOM – PMC