O desconhecimento da população faz com que o Hospital Geral do Estado (HGE), referência em trauma no Norte e Nordeste do país, acabe empregando recursos em atendimento menos complexos do que está habilitado a fazer. A unidade é especializada no atendimento de pacientes poli traumatizados e múltiplas vítimas, mas dos 65.384 atendidos de 2019, mais da metade (54,45%) foi em busca de clínica médica.
O complexo Hospital Geral do Estado 1 e 2 é referência para os atendimentos de média e alta complexidade. É o maior hospital especializado em trauma do Estado da Bahia, possuindo porta aberta para atendimentos de urgências e emergências. A unidade atende as especialidades médicas de cirurgia de coluna, geral, neurocirurgia, oftalmológica, pediatria, queimados, cirurgia reparadora, transplante e Terapia Intensiva (UTI).
Diretor da unidade há 18 anos, André Luciano Andrade ressaltou a média de 5.449 atendimentos por mês do HGE, mas lamentou a alta procura de atendimento para casos de clínica médica. “É um hospital de altíssima complexidade, e a população ainda vem aqui, por exemplo, medir a hipertensão, com dor de barriga, vem aqui para ver a cólica. Mas não é a missão do hospital, a missão do Hospital Geral do Estado é realmente atender trauma”, reforçou André.
O médico atribui o problema a uma questão cultural da população, que costuma buscar o HGE para situações que poderiam ser resolvidas em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou outros hospitais. Na visão de André Luciano, as pessoas ainda têm a mentalidade do antigo hospital Getúlio Vargas, “que atendia tudo”.
O gestor do HGE destaca que a unidade não deixa de atender ninguém, mesmo que fora da especialidade. Mas considera a demanda de pacientes que não são de trauma um gasto de recursos e energia da unidade, que poderiam ser centrados para o paciente poli traumatizado.
“Por exemplo, coluna, nós somos a referência, mas eu não opero hérnia de disco, eu opero a coluna fraturada. Oftalmologia, eu não passo óculos, eu arranco olho, faço enucleação, evisceração. Atendemos muitos pacientes que poderiam ser atendidos em uma UPA, outros hospitais”, apontou André Luciano Andrade.
O problema, na visão do diretor do HGE, se resolveria com uma melhor comunicação para direcionar os pacientes para outras unidades do estado.




Imagem de Rudy and Peter Skitterians por Pixabay 
Foto: Alan Santos/ PR
Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Imagem de tookapic por Pixabay
Foto: Lula Marques/Agência Brasil
Foto: Cláudio Lima/ Ascom Câmara SAJ
Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay
Imagem Ilustrativa de 4711018 por Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Imagem de Angelo Esslinger por Pixabay
Imagem de succo por Pixabay
Foto: Antonio Augusto/ Ascom/ TSE
Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados
Foto: Pe. Edézio de Jesus Ribeiro
Imagem de Mohamed Hassan do Pixabay
Video
Imagem de Mohamed Hassan por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa de Anemone123 por Pixabay
Foto: Eduardo Andrade/AscomSDE
Image by Dariusz Sankowski from Pixabay
Divulgação
Imagem de Gerd Altmann da Pixabay
Divulgação
Image by Юрий Урбан from Pixabay
Foto: Reprodução/ Video
Image by StockSnap from Pixabay
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Foto - André Frutuoso
Divulgação
Imagem ilustrativa de naeim a por Pixabay
Crédito da foto: Jonas Souza
Image by Jean Pierre Llanos Garcia from Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Douglas Amaral
Foto: Reprodução/ Video
Imagem de Dariusz Sankowski por Pixabay
Imagem de juanjo tugores por Pixabay
Foto: Douglas Amaral
Foto: Adriana Ituassu/Ascom SPM
Foto: Fabiano Pereira 2025
Foto: Cleomário Alves- SJDHBA
Foto: Douglas Amaral
Image by Free stock photos from www.rupixen.com from Pixabay
Na foto, Ana Flávia | Arquivo Pessoal
Divulgação
Reprodução
Foto: Victor Ferreira/ EC Vitória
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Foto: Marcos Santos/ USP Imagens
Arquivo Pessoal
Imagem de MasterTux do Pixabay
Foto: Vitória Marinho
Ministro Frederico de Siqueira Filho (à esq.), FOTO: Peter Neylon/MCom
Foto: Reprodução/ Video
Imagem por Karolina Grabowska de Pixabay
Imagem de macrovector no Freepik
Imagem de Pexels por Pixabay
Foto: @amaral.d7
Imagem de Cindy Parks por Pixabay
Foto:
Luciano Almeida
Foto: Divulgação
Imagem ilustrativa de Hans Braxmeier do Pixabay
Imagem ilustrativa de Ray_Shrewsberry por Pixabay
Imagem de Alfred Derks por Pixabay
Image by Wokandapix from Pixabay
Imagem de Juraj Varga do Pixabay
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Video
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Maria das Neves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Reprodução/ Blog do Valente
Video
Foto: Renato Santana
Arquivo Pessoal
Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
Divulgação
Imagem ilustrativa de Quang Nguyen vinh por Pixabay
Divulgação
Foto: Video - G1
Video
Foto: Antônio Augusto/ Secom/ TSE
Crédito da foto: @daniloandrefilmes @workvisuals-17
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil 
O fundo opera como um seguro para investimentos e depósitos no sistema bancário brasileiro. Caso uma instituição financeira seja encerrada, ele garante até R$ 250 mil investido, por cliente, em cada entidade.
Arquivo Pessoal
Foto: Fred Pontes
Foto: Divulgação
Foto: Wuiga Rubini/Ascom GovBa
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil 
