O Padre Antonio Aparecido Alves, doutor em teologia e mestre em Ciências Sociais, concedeu uma entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira, dia 29, no Salão Paroquial da Paróquia Santo Antônio, em Santo Antônio de Jesus-BA, para abordar alguns assuntos que estão sendo discutidos no Fórum Diocesano Doutrina Social da Igreja, tais como: a Importância dos movimentos sociais, a preocupação da igreja com as questões ambientais, a importância da participação popular nos conselhos municipais e sessões das câmaras de vereadores, entre outros assuntos.
O Fórum começou na tarde desta quinta-feira (29) e segue até o final desta sexta-feira (30) no auditório do Hotel Pena Branca, em Santo Antônio de Jesus. Em entrevista ao Tribuna do Recôncavo, Padre Antônio destacou a importância do Fórum, pois o mesmo promove a doutrina social e desperta as pessoas para o conhecimento dela.
“Claro que não é com um dia e meio que iremos esgotar esse conteúdo, mas ao menos se desperta para ele e se começa um processo de aproximação desse ensinamento que orienta a vida social e política de todas as pessoas, mas especialmente de nós católicos”, disse.
Padre Toninho, como é conhecido, escreveu o texto base da campanha da fraternidade desse ano, que tem como tema: POLÍTICAS PÚBLICAS. Para ele, foi uma honra poder colaborar para que essa temática tão importante pudesse chegar até as pessoas com um olhar da doutrina social da igreja.
Em entrevista a Clube FM, padre Nelson Franca, pároco da paróquia Santo Antônio, avaliou como positiva a qualidade das perguntas feitas pelos profissionais de imprensa ao padre Toninho. Falou também que todos os assuntos abordados durante a entrevista foram discutidos com mais profundidade no Fórum, “mas com uma clareza, de maneira que todos pudessem penetrar na essência do que significa a doutrina social da igreja”.
Redação: Jéssica Santos | Revisão: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo