O Projeto Escolas Culturais apresenta em Nazaré-BA o segundo evento envolvendo a rede de proteção social do município. No mês de março deste ano o projeto realizou a ação (Mãos que se unem a favor da vida) que apresentou representantes de instituições, secretarias, e a comunidade proporcionando conhecer os equipamentos da rede.
A segunda ação com a rede de proteção será nesta segunda-feira, dia 12, às 09 horas, no Centro Espírita Luz e Caridade, no bairro da Conceição em Nazaré. O evento (Histórias de vida) será realizado em formato de roda de conversa com o tema direitos humanos. O objetivo do evento da Rede de Proteção Social é fortalecer a integração da rede socioassistencial com as escolas públicas de modo a favorecer e interlocução dos atores que compõem essa rede.
Na ocasião serão discutidos a respeito das minorias e sobre vulnerabilidade social na comunidade nazarena, promovendo o encontro entre a rede de proteção social do município com a comunidade.
O evento abordará questões relacionadas a saúde do público LGBT, em fala apresentada por Álisson Borges, militante LGBT e transgênero, representante do coletivo (Mães do Arco-Íris) que também mediará dúvidas entre público ouvinte e componentes da roda de conversa. Haverá também fala do psicólogo Derluh Dantas, que fará uma abordagem sobre saúde mental e relações sociais.
A secretaria municipal de saúde, representada por Francisleide Silva, coordenadora da atenção básica, apresentará o (Movimento Saúde) projeto onde realizam diversos atendimentos em vários bairros da cidade.
A voluntária Edite Ferreira, representando o Abrigo Paulo de Tarso, discutirá também a respeito do bem-estar e cuidados com o idoso, promovendo a autoestima e levando à população conhecimentos em assuntos ligados a essas temáticas e grupos. A comunidade está convidada a integrar a roda de conversa que promoverá a convivência, a fim de gerar momentos de debate, trocas de saberes sobre os assuntos abordados e construções de laços entre as instituições convidadas.
Haverá apresentação cultural de ciranda com o grupo de idosas do Projeto Família Feliz integrantes da (Oficina bem viver) para finalizar o evento que envolverá a rede de proteção social do município, representantes de associações comunitárias e o povo.
A coordenação do evento é de Eudaldo Monção Jr, e o Projeto Escolas Cultuais é uma ação do Governo do Estado da Bahia, desenvolvida por meio da iniciativa interinstitucional entre as Secretarias de Educação (SEC), Secretaria de Cultura (SECULT) e Secretaria de Justiça Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) com a participação na gestão do Instituto de Ação Social Pela Música – IASPM.
Serviço:
O que: Evento da Rede de Proteção Social (Histórias de Vida)
Data e Hora: 12/08/2019 às 09H
Local: Auditório Centro Espírita Luz e Caridade, Bairro Conceição, Nazaré-BA.
Evento Gratuito e aberto a comunidade
ASCOM-PMN