Referência do turismo religioso na Bahia, a cidade de Bom Jesus da Lapa, deve receber cerca de 650 mil visitantes para a sua romaria de número 328. O novenário teve início no domingo (28) e movimenta a cidade até segunda-feira (05). O auge das comemorações será na terça-feira (06), quando acontece a Festa do Senhor Bom Jesus.
Para o dia 6 a programação prevê missa solene a partir das 7 horas. A celebração prossegue até 17 horas e inclui procissão. Viajantes de todo Brasil participam da romaria e aquecem a atividade turística da cidade, situada às margens do Rio São Francisco.
O padre João Batista Alves, reitor do Santuário do Bom Jesus da Lapa, informa que o público é constituído por pessoas vindas de todos os estados brasileiros, com predominância das cidades da Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Tocantins.
Ainda de acordo com ele, tanto a cidade quanto o Santuário escrevem as linhas da história do turismo religioso no país.
“É um espaço consolidado há mais de 300 anos no Brasil. Temos uma grande responsabilidade em sistematizar e organizar a história secular do povo brasileiro”, disse Alves.
Segundo a Secretaria do Turismo de Bom Jesus da Lapa, a média de turistas na cidade aumentou em 15% nos últimos três anos. O turismo religioso representa 70% da renda da cidade.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Reportagem: Amanda Souza/ Ascom – Setur