A Índia anunciou nesta quarta-feira (27), a conclusão de um teste bem sucedido de uma nova tecnologia balística e se autoproclamou como a “quarta superpotência espacial”, atrás de Estados Unidos, Rússia e China.
O primeiro-ministro Narendra Modi confirmou que o armamento foi usado para abater um satélite ativo na órbita baixa da Terra, no âmbito de uma operação chamada “Shakti” (“Força”, em tradução livre). “A partir de hoje somos a quarta superpotência no mundo dotada de um sistema de defesa espacial, um objetivo que se deve à capacidade da comunidade científica indiana”, disse o premier, em uma mensagem à nação.
“Esse novo passo, impensável até poucos anos atrás, nos torna mais seguros, confiantes no futuro, e nos coloca no mesmo nível dos grandes da Terra”, acrescentou. Segundo Modi, o satélite estava a 300 quilômetros de altura e foi abatido em três minutos. O anúncio chega a duas semanas do início das eleições no país, quando o primeiro-ministro tentará se manter no cargo.
ANSA


Foto: Pixabay


















Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil




Imagem de Michal Jarmoluk por Pixabay



































Imagem de Amber Clay por Pixabay

















Imagem Ilustrativa de Manfred Richter por Pixabay






Image by StartupStockPhotos from Pixabay











Imagem de Gerd Altmann por Pixabay