Neste sábado, dia 7 de janeiro, será o lançamento do primeiro álbum do grupo de Samba Mirim “Os Filhos de Maria”. O encontro acontecerá às 19h, na sede da Associação Sociocultural de Matarandiba (ASCOMAT).

Tudo começou em 2011, a partir do desejo das crianças que acompanhavam as apresentações do grupo “Voa Voa Maria”, o já conhecido samba de roda da comunidade de Matarandiba, pequena vila de pescadores e marisqueiras da cidade de Vera Cruz-BA. Vendo seus pais e avós sambarem, os pequenos pediram um samba só para eles. Daí nasceu “Os Filhos de Maria”, grupo formado por crianças e adolescentes que mantêm viva a cultura do samba de roda entre as novas gerações.

Este primeiro álbum dos mirins é fruto do projeto “1, 2, 3 Gravando! Samba de Roda Mirim os Filhos de Maria”, contemplado pelo Edital Setorial de Música 2019 e com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia. O projeto foi coordenado pelo educador e músico Marcelo Pinho, que também faz a direção musical do disco. A equipe contou também com Mylane Mutti, como oficineira e assistente de Direção, Maura Santana, na função de mobilizadora cultural, Iago Itã, na produção executiva, além de de outros profissionais e de toda a equipe de agentes da Associação Sociocultural de Matarandiba, que foi a realizadora.

Ao longo do projeto, que se desenvolveu durante o ano de 2022, foram realizadas oficinas de elementos percussivos, identitários e vocais do Samba de Roda. Um estúdio foi montado na sede da Associação Sociocultural de Matarandiba, onde os pequenos gravaram as músicas que compõem o álbum. Além disso, foram feitos dois videoclipes e um mini documentário, que serão publicados nas redes sociais do Grupo.

Após o lançamento deste sábado, todas as músicas do primeiro álbum dos Os Filhos de Maria estarão disponíveis nas principais plataformas digitais de áudio. Para saber mais e ter acesso aos demais produtos, acompanhe as redes sociais do grupo (@osfilhosdemariaoficial) e da Ascomat (@ascomat.ba).

Serviço

O que: Lançamento do 1º Álbum do Samba de Roda Mirim Os Filhos de Maria

Quando: Dia 7 de janeiro de 2023, às 19h

Onde: Na Sede da ASCOMAT, em Matarandiba. Vera Cruz-BA

Quanto: Gratuito

Texto: Equipe ITES