O prefeito de Salvador, ACM Neto, vai oferecer que a ONU mantenha a realização da Semana do Clima na capital baiana, entre os dias 19 e 23 de agosto, mesmo sem apoio do governo federal. O gestor pediu que o secretário municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), André Fraga, colocasse a cidade à disposição para que a “Climate Week” continue sendo realizada após o presidente Jair Bolsonaro determinar o cancelamento do evento no país.
A prefeitura já iniciou conversas com representantes da ONU para que a Climate Week acontece na capital baiana. De acordo com o secretário André Fraga, ACM Neto garantiu as condições políticas para que a Organização das Nações Unidas mantenha o evento. Em comunicado à representante da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, Fraga informou que o prefeito declarou que poderia sediar o painel independente do posicionamento do governo federal.
O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, afirmou que o mote do evento não está no escopo da agenda atual da pasta. “Nós não aceitamos receber o evento porque é uma ação na esteira da COP25. Não faz sentido receber um evento da Conferência do Clima, se não vamos fazer a conferência”, disse. “Vou manter um encontro que vai preparar um outro, que não vai acontecer mais no Brasil, por quê? Não faz o menor sentido, vai para o Chile! Vou fazer uma reunião para a turma ter oportunidade de fazer turismo em Salvador? Comer acarajé?”, afirmou Salles.
Bahia Noticias
Deixe seu comentário