Salvador é a cidade com o menor percentual de fumantes no país, com incidência de 4,8% da população acima de 18 anos. O dado é da Pesquisa do sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) feita em 2018.

A queda do número de fumantes vem sendo um padrão no Brasil. Nos últimos 12 anos, também de acordo com a Vigitel, a população do país diminuiu em 40% o consumo de tabaco (veja aqui). Em 2018, 9,3% dos brasileiros afirmaram ter o hábito de fumar.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) atribuiu o baixo índice da capital ao Programa Municipal de Controle do Tabagismo. O programa oferece tratamento gratuito em 45 pontos de referência oferecidos pela estratégia.

Para ter acesso, o interessado deve comparece a um desses pontos munido do cartão SUS de Salvador e documento oficial de identificação com foto para realização da inscrição. Na oportunidade, o paciente passará por uma entrevista para avaliar o grau de dependência, para depois participar de uma reunião em grupo com os demais participantes do Programa.

Bahia Noticias