A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) assina nesta sexta-feira, dia 25, com a Envirometals Participações S.A, o contrato de pesquisa complementar para exploração de ouro no município de Iramaia, no Centro Sul baiano, região das serras da Chapada Diamantina, a 400 quilômetros de Salvador.
Declarada vencedora de licitação ocorrida no último 26 de setembro, a Envirometals passa agora para a etapa de pesquisa complementar, em que serão investidos pelo menos R$ 4 milhões pela empresa em novos estudos que vão detalhar a extensão das jazidas de ouro na região. Quando estiver em operação, a mina deverá render cerca de R$ 5 milhões por ano ao estado em royalties, além dos impostos para o município de Iramaia.
Segundo Igor Elias, diretor executivo da Envirometals, a Bahia apresenta um potencial muito grande no tangente a ouro e metais estratégicos e sua empresa vem para o estado focada em implantar um projeto de alto impacto social, ambiental e econômico. A Bahia possui é um importante produtor nacional do minério e Iramaia se une aos municipios de Jacobina, Teofilândia e Santa Luz, nos quais há exploração de ouro por empresas.
Esta é a segunda licitação bem-sucedida da CBPM neste ano. Em agosto, a empresa estadual fechou contrato com a Pedra Cinza Mineração, que vai explorar fosfatos, chumbo e zinco em Irecê. Além destas, a empresa abriu no início de setembro uma concorrência para exploração de minério de ferro em Ibipitanga, centro-oeste baiano. O recebimento das propostas ocorrerá no dia 10 de dezembro.
Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: Ascom/CBPM

Crédito: Pixabay
























Imagem Ilustrativa de Fernando Zhiminaicela por Pixabay






Imagem de Peggy und Marco Lachmann-Anke por Pixabay




























Imagem de Sabine van Erp do Pixabay





Imagem da Companhia de Produção de Animação 3D da Pixabay




Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Na foto, um homem falando de frente para outro homem | Imagem de Gerd Altmann por Pixabay






















