Com certeza você já viu grupos de pessoas praticando futevôlei na orla de alguma praia brasileira. O esporte, que é uma mistura de vôlei e futebol, é divertido, traz diversos benefícios para a saúde física e mental e definitivamente caiu nas graças do povo! O futevôlei não apenas se tornou uma modalidade queridinha, como também foi reconhecido como uma atividade física que promove muitos benefícios.

A lista de vantagens da prática do futevôlei traz a melhora do condicionamento físico e dos sistemas cardiovascular e muscular. Além disso, por ser praticado ao ar livre, auxilia na manutenção da vitamina D. “O futevôlei promove melhorias visíveis na saúde, qualidade de vida e bem estar. Além disso, a modalidade ajuda a diminuir o estresse do dia a dia, e ainda promove a interação com os outros jogadores. Ou seja, não é uma atividade solitária”, explica Leandro Dias, Coordenador Técnico da Arena Alpha, da Rede Alpha Fitness.

Dentro da quadra, os movimentos do jogo se baseiam em corridas, saltos e circulações na areia, o que ajudam na melhora da resistência física e aceleram o metabolismo. Sem contar que em uma hora de prática, é possível queimar 600 calorias. Além de tudo, o futevôlei auxilia no fortalecimento da musculatura de abdômen, glúteos, coxas e panturrilhas, definindo melhor o corpo. “As atividades físicas ao ar livre são indicadas tanto para a saúde física quanto para a mental. Praticar um esporte reduz os níveis de estresse, ajuda a melhorar a concentração e a habilidade de raciocínio. No caso do futevôlei, você também nota melhorias na coordenação motora”, finaliza Leandro.

Vale lembrar que, antes de começar a praticar, é interessante buscar um espaço com professores capacitados para iniciar no futevôlei. Assim, a pessoa vai aprender as técnicas e reduzir o risco de sofrer lesões causadas por movimentos inadequados.

ASCOM