O presidente Jair Bolsonaro recebeu nesta quinta-feira, dia 14, no Palácio do Planalto, os presidentes da Rússia e da África do Sul, Vladimir Putin e Cyril Ramaphosa, respectivamente. O encontro bilateral ocorreu após a realização da 11ª Reunião de Cúpula do Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Mais cedo, os chefes de Estado dos cinco países anunciaram acordos para fortalecer o bloco e emitiram uma declaração conjunta. Putin chegou ao Palácio do Planalto pela entrada leste por volta das 16h45. O encontro com Bolsonaro, fechado à imprensa, durou cerca de 50 minutos, e Putin deixou o prédio às 16h35.

Pouco antes das 18h, foi a vez de Cyril Ramaphosa se reunir com Bolsonaro. O encontro durou cerca de 20 minutos.  “Estamos prontos para conversar e colaborar”, disse Bolsonaro ao presidente sul-africano, segundo publicação no perfil oficial do Palácio do Planalto no Twitter. Na quarta, dia 13, Bolsonaro também manteve encontros bilaterais com o presidente da China, Xi Jinping, e o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.

Bahia.Ba