Bibi Ferreira morre aos 96 anos no Rio de Janeiro

Foto: Reprodução/ TV Globo

A artista Bibi Ferreira, mais conhecidas pelos musicais brasileiros, morreu nesta quarta-feira (13), aos 96 anos, no Rio de Janeiro. A filha da atriz, Tina Ferreira, informou que a cantora faleceu no início da tarde em seu apartamento. A atriz teria acordado e pedido um copo d’água. Neste momento, a enfermeira que a acompanhava percebeu que o batimento cardíaco estava baixo, chamou um médico, mas não deu mais tempo para levá-la ao hospital. Tina acredita que Bibi morreu dormindo.

A atriz deve ser cremada, mas ainda não há informações sobre o velório ou possíveis homenagens. Abigail Izquierdo Ferreira nasceu em 1º de julho de 1922. Filha do ator carioca Procópio Ferreira e da bailarina espanhola Aída Izquierdo Ferreira, ela estreou no palco 24 dias depois de nascer.

Bibi construiu uma trajetória na carreira artística ao participar de grandes musicais internacionais como “My Fair Lady”, “O Homem de La Mancha”, “Alô, Dolly” e nacionais como “Goda d’Água”, além das homenagens que prestou a intérpretes como Edith Piaf, Amália Rodrigues e Frank Sinatra.

A artista continuou atuando mesmo após ter sofrido um infarto em maio de 2012, quando precisou fazer um cateterismo. Ferreira realizou nos últimos anos os espetáculos “Bibi Ferreira Canta Repertório Sinatra”, em que cantava músicas que se tornaram hits na voz de Sinatra, “Cheek to Cheek”, “Fly Me to the Moon” e “The Lady Is a Tramp”, e também “Bibi Ferreira – Por Toda a Minha Vida”, em que rememorava grandes sucessos da sua carreira e personalidades que fizeram parte da sua história.

Bahia Noticias

RECEBA NOTICIAS NO SEU CELULAR. ENTRE NA COMUNIDADE NO WHATSAPP

Notícias mais lidas:

Veja mais notícias:

Grupo de Percussão da UFBA leva o ritmo e a cultura da Bahia em sua primeira turnê internacional

Imagem de Southern California Brass Consortium da Pixabay

Pela primeira vez, o Grupo de Percussão da UFBA cruzará o Atlântico para uma turnê pela Alemanha. A comitiva, formada por oito integrantes, desembarca no país no dia 18 de novembro para uma série de concertos e workshops nas cidades de Krefeld e Colônia, entre os dias 20 e 25 de novembro. A turnê é um marco na trajetória do grupo, que leva na bagagem um repertório 100% baiano, com músicas autorais dos seus integrantes e arranjos do coordenador Aquim Sacramento para clássicos das bandas Baiana System e Ilê Aiyê.

A agenda na Alemanha inclui apresentações e atividades formativas. A primeira parada será na Musikschule der Stadt Krefeld (Escola de Música da Cidade de Krefeld), entre 20 e 22 de novembro, onde o grupo realizará workshops sobre a percussão e os ritmos baianos. Em 24 e 25 de novembro, as apresentações seguem para o-ton, um importante espaço cultural na cidade de Colônia.

Segundo o professor artístico e regente, Aquim Sacramento, a turnê representa a consolidação de um trabalho de pesquisa e criação musical. ‘Mais do que uma simples viagem, esta é uma missão de representatividade cultural. Vamos mostrar à Europa que a música baiana é um campo fértil de inovação e tradição, com uma linguagem rítmica complexa e contemporânea. Levar arranjos da Baiana System e a força dos tambores do Ilê Aiyê para salas de concerto europeias é afirmar a potência da nossa cultura como produto de excelência artística’, destaca Sacramento. (mais…)

Com investimento de R$ 21 milhões, Santo Antônio recebe novo colégio de tempo integral

Foto: Douglas Amaral

O município de Santo Antônio de Jesus recebeu, na manhã desta sexta-feira (14), o Colégio  Estadual de Tempo Integral Professor Clóvis Esequiel dos Santos, unidade escolar que atende a cerca de mil estudantes  do Ensino Médio e da Educação para Jovens e Adultos (EJA) Médio. Mais de R$ 21,4 milhões foram aplicados na construção que possui o novo padrão de edificação implementado pelo Governo da Bahia, permitindo a permanência qualificada dos estudantes nos dois turnos de ensino.

A nova unidade contemplou a construção de biblioteca, setor administrativo, restaurante estudantil com capacidade para 200 pessoas e teatro para 200 espectadores. O pacote incluiu, ainda, áreas de prática esportiva, como campo de futebol society com pista de atletismo. Já o novo bloco de salas possui 24 espaços climatizados para a realização das aulas.

Esta é a 97ª unidade entregue pelo Governo do Estado no novo padrão de escola por tempo integral. O espaço homenageia o professor Clóvis Esequiel dos Santos, profissional da Educação com forte atuação em Santo Antônio de Jesus, que faleceu em 2021, vítima da Covid-19. Ele chegou a dirigir o Núcleo Territorial de Educação do Recôncavo (NTE 21), onde conduziu projetos de fortalecimento da educação no Ensino Básico, na região do Recôncavo Baiano. (mais…)

Edital para construção de 3 mil casas rurais segue com inscrições até 21 de novembro

Imagem de mohamed Hassan por Pixabay

As organizações interessadas devem cadastrar suas propostas no endereço eletrônico data.car.ba.gov.br/smi. O edital integra o Programa Estadual de Habitação Rural Minha Casa Minha Vida – Bahia (MCMV-BA), criado em 2024 com o objetivo de ampliar o acesso à moradia digna para famílias do campo, reduzir o déficit habitacional, melhorar a qualidade de vida e fortalecer a permanência das comunidades em seus territórios tradicionais.

Os editais estão sendo disponibilizados pelo Governo do Estado por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

As organizações sociais interessadas devem cadastrar suas propostas no endereço eletrônico data.car.ba.gov.br/smi. O edital integra o Programa Estadual de Habitação Rural Minha Casa Minha Vida – Bahia (MCMV-BA), criado em 2024 com o objetivo de ampliar o acesso à moradia digna para famílias do campo, reduzir o déficit habitacional, melhorar a qualidade de vida e fortalecer a permanência das comunidades em seus territórios tradicionais. (mais…)

SAJ: Moradia Digna recebe Feira de Saúde organizada por estudantes da UFRB

Foto: Reprodução/ Vídeo

A comunidade Moradia Digna, em Santo Antônio de Jesus (BA), recebeu na última quinta-feira, dia 13, uma Feira de Saúde organizada por estudantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), dos cursos de Medicina, Psicologia, Enfermagem e Nutrição.

A ação, realizada em parceria com a Unidade de Saúde da Família (USF) São Paulo I, levou atendimentos gratuitos e orientação à população em situação de vulnerabilidade. Durante toda a manhã, foram disponibilizados serviços de vacinação, testagem rápida, aferição de sinais vitais e orientações sobre doenças infecciosas e saúde cardíaca. As equipes também promoveram rodas de conversa sobre saúde do homem, saúde mental e planejamento familiar.

Um espaço específico foi montado para crianças, com atividades educativas, orientações sobre saúde bucal e ações lúdicas. Houve ainda um momento de relaxamento com técnicas voltadas ao autocuidado dos moradores. (mais…)

Feriado da Consciência Negra dispara 70% na demanda por viagens de ônibus e supera Corpus Christi

Imagem ilustrativa de naeim a por Pixabay

No dia 20 de novembro de 2025, o Brasil celebra, pela segunda vez em escala nacional, o legado de Zumbi dos Palmares e a importância da cultura e história afro-brasileira. Segundo dados do governo federal, antes da lei nº 14.759 entrar em vigor, referente à nacionalização da efeméride, a data era tida como feriado em apenas seis estados e cerca de 1.200 municípios. Agora, o país inteiro pode desfrutar do Dia da Consciência Negra para descansar em casa ou até mesmo em viagem.

Essa expansão e o fato de ter caído em uma quinta-feira neste ano levaram a um reflexo direto no turismo rodoviário: a ClickBus, plataforma líder em vendas de passagens rodoviárias online, registrou um aumento de 70% na procura por viagens, comparado ao feriado de 2024. Este crescimento é tão significativo que as buscas atuais superam em 99% as registradas pelo feriado de Corpus Christi, em junho.

Esses números da travel tech confirmam o aquecimento da procura semanas antes da celebração e reiteram o interesse em conhecer ou visitar outras cidades. A análise destaca quais são os destinos preferidos para viajar no feriado. O ranking das dez cidades mais requisitadas é liderado por São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, refletindo a força das rotas regionais dos estados fronteiriços entre si. Curitiba, Foz do Iguaçu, Florianópolis e Brasília completam a lista, seguidos por Fortaleza, Campinas e, por fim, Salvador. (mais…)

Prefeito de Santo Antônio de Jesus anuncia novo pacote de obras durante visita do governador do Estado

Foto: Emanuelle Mota

O prefeito de Santo Antônio de Jesus, Genival Deolino, acompanhou o governador Jerônimo Rodrigues em visita oficial ao município nesta sexta-feira (14), ocasião em que foram discutidas ações conjuntas e apresentados novos investimentos para a cidade.

Durante o pool de entrevistas concedido à imprensa, o prefeito reforçou os avanços da gestão e destacou a importância da comunicação pública como instrumento de transparência e diálogo com a população. O gestor municipal anunciou um novo pacote de obras que atenderá áreas estratégicas da cidade.

Será assinada a ordem de serviço para a construção do novo Anexo de Farinha na Feira Livre, além da requalificação da Praça da Jaqueira, que será transformada na nova Praça da Bíblia, com ampliação da área verde, parque infantil e iluminação moderna. Entre as intervenções apresentadas, estão pavimentação e iluminação em LED na zona rural, contemplando os povoados de Fátima, Cocão e Boa Vista. (mais…)

Escala 6×1 rouba o seu tempo, sua saúde e o convívio familiar, afirma Éden Valadares

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O secretário de Comunicação Nacional do PT, Éden Valadares, criticou nesta sexta-feira (14), por meio de suas redes sociais, as escalas exaustivas a que são submetidos trabalhadores e trabalhadoras do país e defendeu a escala 6×1 com a redução da jornada de trabalho. O secretário acrescentou o empenho do presidente Lula e do Partido dos Trabalhadores e destacou que lutarão ao lado da população por jornadas de emprego dignas e justas.

‘Você percebeu que sua vida se resume a trabalhar e dormir e repetir isso todos os dias? Então, vamos falar da escala 6×1. Ela rouba seu tempo, saúde e o convívio com sua família. E por isso o presidente Lula e o PT lutam para mudar a realidade de quem acorda de madrugada, toma café às pressas e precisa correr para pegar o transporte com uma carga de seis dias seguidos. No entanto, a elite está passeando de iate, enquanto você pega sol quente na praia, vendendo picolé para ganhar o pão de cada dia e mal lembra o que é descansar’, realçou o secretário.

Éden usou como exemplo experiências da diminuição da carga de trabalho em outros países, destacando o aumento da produtividade e a diminuição de gastos para as empresas. ‘O mundo já provou que é possível ter jornadas muito mais humanas. Inúmeros países de grandes economias já adotam ou testam com sucesso jornadas muito mais justas com uma semana de quatro dias. Eles provaram que produtividade e dignidade caminham juntas’.

(mais…)

SAJ: Secretaria esclarece incidente envolvendo estudante que foi agredido em escola

Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay

A Secretaria Municipal da Educação, em Santo Antônio de Jesus, informa que, diante do incidente ocorrido na Escola Municipalizada Costa e Silva, envolvendo um estudante que foi agredido nas dependências da Escola Costa e Silva por outros estudantes, todas as medidas cabíveis estão sendo adotadas. A mãe do adolescente vítima foi acolhida tanto na referida secretaria quanto na escola.

A gestão está atuando em conjunto com a família e com a equipe escolar para o completo esclarecimento dos fatos, adotando as providências disciplinares, pedagógicas e administrativas pertinentes. O objetivo é garantir que a situação seja tratada com a seriedade necessária e que medidas preventivas sejam reforçadas.

A SME lamenta profundamente o ocorrido e reitera seu compromisso com a proteção, o cuidado e o bem-estar de todos os estudantes, reforçando que situações como esta são tratadas com absoluta responsabilidade. A prioridade é manter um ambiente escolar seguro, acolhedor e respeitoso para toda a comunidade.

Editado pelo Tribuna do Recôncavo | Informações: SECOM PMSAJ.

Secretaria da Educação mantém ações de apoio a estudantes que vão participar do segundo dia do ENEM

Imagem de jannoon028 no Freepik

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), principal forma de ingresso no Ensino Superior no Brasil, será concluído neste domingo (16), com a aplicação das provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e de Matemática e suas Tecnologias. Os portões dos locais das provas abrem às 12 horas, mas, bem antes disso, equipes da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) estarão a postos para acolher e apoiar os estudantes que enfrentarão uma nova maratona de cinco horas de provas.

Como no domingo anterior (7), os funcionários da SEC estarão na porta de escolas e universidades onde o exame será aplicado e em estações do metrô de Salvador e Lauro de Freitas, distribuindo kits com canetas, garrafas de água e barras de cereal, abraços e palavras de incentivo. A secretária da Educação Rowenna Brito vai recepcionar os alunos na porta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no Cabula. Na etapa anterior, ela esteve na porta do Colégio central, no bairro de Nazaré. ‘Todo mundo junto, de mãos dadas, para garantir um bom Enem na Bahia’, afirmou, na ocasião, completando que a distribuição dos kits foi pensada para acalmar os alunos e recepcioná-los antes da prova. ‘Muitos esquecem a caneta, ficam nervosos, e a gente está aqui para apoiar’, destacou.

As passagens de metrô e dos ônibus de Salvador serão gratuitas para quem vai fazer as provas. Para embarcar gratuitamente no metrô, os estudantes devem apresentar o comprovante de inscrição no ENEM e um documento oficial com foto nas catracas exclusivas das estações. O acesso gratuito aos ônibus se dá com o uso do Salvador Card Estudantil entre as 10 e 22h. (mais…)

DNIT realiza corte de árvores próximo ao entroncamento de Valença

Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Na manhã da última terça-feira (12) uma equipe do Departamento Nacional de Infraestrutura (DNIT) realizou uma derrubada preventiva de árvores na BR-101, na altura do entroncamento de Valença.

O objetivo é garantir a segurança e a visibilidade, remover vegetação que invada a pista e manter a sinalização visível. As atividades são executadas por equipes especializadas.

O serviço, que continua sendo realizado em outros trechos, pode causar interrupções temporárias no trânsito, com o esquema ‘Pare e Siga’.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Atualiza Bahia.

Diagnosticar arritmia cedo reduz risco de AVC e pode levar à cura

Imagem de Tumisu por Pixabay

Por Marianna Andrade – cardiologista.

De um coração que dispara sem aviso a um simples cansaço sem explicação, as arritmias cardíacas podem se manifestar de formas quase imperceptíveis ou nem dar sinal, mas escondem riscos que comprometem a vida. Com o envelhecimento populacional e a expansão das doenças crônicas, crescem no Brasil as internações e as mortes associadas a distúrbios do ritmo cardíaco. Reconhecer cedo o problema é decisivo para evitar complicações graves como Acidente Vascular Cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca.

Dados do sistema de informações hospitalares do DATASUS indicam que entre 2019 e 2023 foram registradas cerca de 283.970 internações por arritmia cardíaca no Brasil, sendo que em 2023 ocorreram 74.492 internações, com taxa de incidência de 36,7 casos por 100 mil habitantes. Estudos da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) apontam que a Fibrilação Atrial, tipo mais comum de arritmia, é cada vez mais frequente entre adultos.

Sintomas e riscos – Segundo a cardiologista Marianna Andrade, coordenadora do serviço de cardiologia do Hospital Mater Dei Salvador (HMDS), as apresentações clínicas variam de palpitações e batimentos irregulares a tontura, falta de ar, fadiga e, não raro, nenhum sintoma. ‘Essa variação torna essencial a avaliação periódica. Muitos pacientes convivem com arritmias silenciosas que elevam o risco de complicações graves’, diz a especialista. (mais…)

Polícia cumpre mandados de prisão preventiva em Castro Alves

Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo.

A Polícia Civil de Castro Alves cumpriu na manhã da última quarta-feira (12) dois mandados de prisão preventiva no município.

Um dos homens responde por descumprimento de medida protetiva de urgência, enquanto o outro é investigado por tentativa de feminicídio que teria ocorrido na última semana.

Os crimes teriam sido praticados em Castro Alves. Ambos permanecem custodiados à disposição do Poder Judiciário, que definirá os próximos passos do processo.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Cruz na Tela.

14/11: Dia Mundial do Diabetes: como os exames ajudam a identificar a doença e prevenir complicações

Imagem de Steve Buissinne por Pixabay

Celebrado nesta sexta-feira, 14 de novembro, o Dia Mundial do Diabetes faz um importante alerta para a doença, que já acomete 10,2% dos brasileiros, de acordo com estimativa do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde. Esse percentual mostra que cerca de 20 milhões de pessoas no Brasil têm diabetes tipo 1 ou 2.

Para ajudar no diagnóstico precoce da enfermidade, é necessário fazer acompanhamento médico, principalmente se houver fatores de risco, como sobrepeso e obesidade, sedentarismo, histórico familiar, pressão alta, alterações no colesterol e triglicerídeos, e idade acima dos 45 anos. Este último está associado ao risco de diabetes tipo 2, uma vez que a incidência da doença aumenta com a idade.

Para isso, podem ser solicitados exames de sangue, como a glicemia em jejum, a hemoglobina glicada (HbA1c) e o teste de tolerância à glicose (TOTG). Thaisa Trujillo, médica endocrinologista do Sabin Diagnóstico e Saúde, explica que a glicemia em jejum é um teste rápido, amplamente disponível e requer somente um período de jejum, sendo um importante exame de triagem de diabetes na população geral. A HbA1c, por sua vez, reflete a média da glicemia dos últimos dois a três meses, não requer jejum e apresenta maior estabilidade pré-analítica. É especialmente útil para triagem populacional e diagnóstico, desde que o paciente não tenha condições que alterem a vida média dos eritrócitos, como anemias, hemoglobinopatias, insuficiência renal, entre outros. (mais…)

MORADOR DE SAJ MICHEL É MORTO EM FEIRA DE SANTANA

Foto: Arquivo Pessoal

Um morador de Santo Antônio de Jesus foi assassinado em Feira de Santana nesta quarta-feira, dia 12. Michel Soledade Andrade estava na Fazenda Escoval, no distrito de Humildes, quando foi surpreendido por homens armados que chegaram ao local em um carro de cor preta.

Michel tentou fugir e entrou em uma Mitsubishi Pajero, mas foi atingido por disparos de arma de fogo e morreu dentro do veículo. Ele morava no Loteamento Asa Branca, no bairro São Benedito, em Santo Antônio de Jesus.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Fonte: FALA GENEFAX via Blog do Valente.

5 curiosidades sobre a Espanha que só os moradores conhecem

Imagem de Dominick Vietor por Pixabay

Famosa pelas praias, gastronomia e cidades históricas, a Espanha guarda tradições e características pouco conhecidas por quem não vive na região. Mais do que um destino turístico, o local encanta com a cultura, levando muitas pessoas a optarem por uma mudança permanente. Segundo Renata Barbalho, CEO da Espanha Fácil, o país apresenta políticas migratórias menos burocráticas do que as demais nações da União Europeia, e isso tem atraído cada vez mais brasileiros.

‘Enquanto a maioria dos governos está aumentando o tempo mínimo de residência exigido para solicitar a nacionalidade, como é o caso de Portugal que passou do prazo de cinco para dez, como tempo mínimo de residência. Já a Espanha segue na contramão, permanecendo como um dos países mais rápidos e acessíveis nesse processo. Atualmente, é possível solicitar a cidadania por residência após dois anos para países ibero-americanos, como o Brasil. Além disso, o prazo para a concessão também é ágil, sendo oficialmente de até um ano, mas muitos estão sendo concluídos em menos tempo’, explica a especialista.

Esse cenário atrai cada vez mais estrangeiros interessados não apenas em oportunidades de regularização, mas também em conhecer melhor a região. Para descobrir desde hábitos cotidianos até fatos históricos e culturais, confira cinco curiosidades sobre a Espanha: (mais…)

Mutuípe: Morre aos 45 anos o empresário Kiko

Foto: Arquivo Pessoal

Faleceu aos 45 anos no fim da noite desta quarta-feira (12) o empresário mutuipense Augusto Carlos Moreira Filho.

‘Kiko’, como era conhecido, passou mal na última semana de outubro e foi levado ao Hospital Clélia Rebouças, onde seu estado de saúde se agravou, sendo necessária sedação e intubação.

‘Kiko’ era proprietário do restaurante Pit Stop, localizado ao lado do Banco do Brasil. Ele deixa um filho e a esposa Léia.

Redação: Tribuna do Recôncavo | Informações: Midia Bahia.

Obesidade impacta saúde reprodutiva de homens e mulheres e pode causar dificuldade para ter filhos

Imagem de mohamed Hassan por Pixabay

De acordo relatório do Atlas Mundial da Obesidade, 68% da população brasileira apresenta excesso de peso, sendo que, desse total, 31% tem obesidade e 37% tem sobrepeso. Para além de vários problemas de saúde associados à obesidade, como as doenças cardiovasculares, diabetes, problemas nas articulações e insuficiência respiratória, dentre outros, a condição também pode causar infertilidade.

‘O excesso de peso pode causar desequilíbrios hormonais que afetam a produção de espermatozoides e a ovulação, comprometendo a fertilidade de homens e de mulheres’, afirma a médica Valentina Cotrim, especialista em medicina reprodutiva da equipe da Huntington Cenafert, clínica que integra um dos principais grupos de Reprodução Assistida do Brasil.

Nas mulheres, o excesso de peso pode causar ciclos menstruais irregulares e redução de ciclos ovulatórios. ‘Mulheres com obesidade ou sobrepeso devem buscar ajuda com médico e nutricionista para reduzir o peso antes de tentarem engravidar espontaneamente ou iniciarem um tratamento de Fertilização in Vitro (FIV)’, recomenda a especialista. ‘A perda de peso é importante não apenas para aumentar as chances de uma gravidez, mas também para a segurança da própria gestação’, acrescenta. (mais…)

Itatim se prepara para sediar final do Campeonato Baiano de Corrida de Aventura

Imagem de Daniel Reche por Pixabay

A cidade de Itatim se prepara para sediar a final do Campeonato Baiano de Corrida de Aventura, que promete unir esporte, natureza e muita adrenalina entre 5 e 7 de dezembro. A cidade será o palco de uma competição desafiadora que combina corrida, pedal, canoagem e escalada em uma única prova.

A final do campeonato oferecerá diferentes categorias para atender a diversos perfis de atletas:

Categoria Pro: Destinada a atletas de alto nível técnico que já vêm disputando as etapas anteriores do campeonato e buscam a vitória. A prova terá um percurso de 150km e incluirá corrida, mountain bike, canoagem e rapel, sendo disputada em quartetos.

Categoria Open: Com um nível mais acessível, mas ainda exigindo boa disposição, esta categoria consiste em 40 km de prova para duplas. Participantes que buscam o pódio do campeonato e novos aventureiros são bem-vindos.

Trekking: Uma opção mais leve e contemplativa, com 12 km de caminhada e/ou corrida. Ideal para quem deseja curtir as paisagens inesquecíveis da região em um ritmo mais tranquilo.

As inscrições para o Campeonato Baiano de Corrida de Aventura estão abertas e podem ser feitas no site www.ticketsports.com.br

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: i75.com.br

IBGE revela os nomes e sobrenomes mais comuns do Brasil

Image by elvtimemaster from Pixabay

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, no início deste mês, a lista dos nomes e sobrenomes mais populares do Brasil. Entre as mulheres, Maria, Ana e Francisca são os nomes mais comuns, respectivamente. Já entre os homens, José, João e Antônio formam o top três. Por fim, na lista dos sobrenomes mais populares, Silva lidera com mais de 34 milhões de brasileiros que o possuem, seguido de Santos, com 21,3 milhões, Oliveira, com 11,7 milhões, e, ainda, Souza, com mais de 9 milhões.

Para Eduardo Batista, coordenador de Sociologia da EAD UniCesumar, o que chama a atenção nos sobrenomes mais populares é a origem histórica, cultural e religiosa deles. ‘O sobrenome Silva tem origem latina, que significa ‘floresta’. Era um sobrenome comum em Portugal, e foi trazido pelos colonizadores para o Brasil. Já ‘Santos’ e ‘Oliveira’ têm forte ligação religiosa: ‘Santos’ remete a todos os santos da Igreja Católica, e ‘Oliveira’ faz alusão ao monte das Oliveiras, local sagrado na tradição cristã’, pontua o sociólogo.

Relação com o período da escravatura

Batista lembra que é muito comum sobrenomes no Brasil virem acompanhados de preposições, como ‘da’, ‘de’ ou ‘dos’, formando ‘da Silva’, por exemplo. Segundo ele, essa origem está diretamente ligada com o período da escravatura no país. ‘Nos séculos XVIII e XIX, pessoas escravizadas libertas frequentemente recebiam ou adotavam sobrenomes como ‘da Silva’ ou ‘dos Santos’. A preposição indicava pertença ou origem, funcionando quase como uma identificação territorial ou religiosa, ou seja, ‘dos Santos’ é pertencente aos Santos. Com o tempo, esses sobrenomes se popularizaram e perderam o estigma social, tornando-se parte da identidade nacional brasileira’, explica. (mais…)

Colisão entre motos e animais deixa feridos em Laje

Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Dois homens ficaram feridos após a motocicleta que estavam colidir com dois cavalos soltos na BR-420, no trecho de Laje, na noite de terça-feira (11).

O Acidente ocorreu pouco depois das 18h no bairro Areimen. As vitimas foram socorridas e levadas pelo SAMU para o Hospital Ranulfo José de Almeida em Laje.

O jovem identificado pelo apelido de Gim sofreu ferimentos leves, foi medicado e recebeu alta médica. Já Yan, conhecido como ‘Biola’, teve traumatismo craniano e precisou ser regulado para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Fone: Lider FM via Atualiza Bahia.

14/11: Dia Nacional da Alfabetização – Pessoas com deficiência ainda enfrentam barreiras na alfabetização

Image by Sabine GENET from Pixabay

Na próxima sexta-feira (14) celebramos o Dia Nacional da Alfabetização e o defensor público federal André Naves chama atenção para um tema ainda pouco discutido: a exclusão educacional das Pessoas com Deficiência (PCDs) no processo de alfabetização.

De acordo com o IBGE, quase 10 milhões de brasileiros com 15 anos ou mais ainda não sabem ler e escrever. Entre as pessoas com deficiência, o cenário é ainda mais preocupante: o Censo 2022 mostra que o percentual de analfabetismo entre PCDs é quase o dobro da média nacional.

‘A alfabetização é o primeiro passo para o exercício pleno da cidadania. Quando negamos esse direito a pessoas com deficiência, negamos também sua autonomia, sua voz e sua possibilidade de participar da vida em sociedade’, afirma Naves. (mais…)

Feira Literária e Cultural chega a Muniz Ferreira com histórias, oficinas, coral, sarau e livros que emocionam

Arte: Divulgação

Teve início nesta quinta-feira (13) na cidade de Muniz Ferreira a Feira Literária e Cultural com a feira de livros e uma programação gratuita dedicada à literatura, arte e cultura popular.

A FliMuniz, que segue até sábado, dia 15, vai disponibilizar diversas obras para os leitores de todas as idades: poesia, histórias, homenagens, exposições, oficinas literárias, sarau, tradições e coral. Serão três dias dedicados à literatura, à arte, à cultura e às raízes da cidade, em uma celebração que valoriza a ancestralidade e o poder das histórias que nos conectam.

São diversas opções para vivenciar na Casa de Cultura Rio Fundo, nos colégios, no píer da orla e no Centro de Treinamento. A realização é da Prefeitura de Muniz Ferreira, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em parceria com a Bahia Literatura, Fundação Pedro Calmon e Governo do Estado da Bahia, com apoio cultural da Educadora FM e TVE.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: ASCOM.

Salvador é o 2º destino mais buscado por brasileiros para as festas de fim de ano

Imagem de Pexels por Pixabay

O KAYAK acaba de divulgar no relatório Check-in para sua Viagem: Natal e Ano Novo 2025, as principais tendências de viagem para as festas de final de ano. A análise, que considerou o período de viagem entre 20 de dezembro e 10 de janeiro, destacou que entre os 10 destinos mais buscados pelos brasileiros, seis estão no Nordeste.

Salvador ocupa a segunda posição no ranking com mais buscas no KAYAK para este período, seguido por Maceió e São Paulo. O relatório ainda traz o top 10 destinos em alta, tanto domésticos como internacionais, recomendações de datas para efetuar reservas, dicas para fugir dos voos atrasados e mais.

Beatriz Peloche.

Governador Jerônimo Rodrigues visita Santo Antônio de Jesus nesta sexta-feira

Foto: Reprodução/ Video

O governador Jerônimo Rodrigues cumpre agenda em Santo Antônio de Jesus nesta sexta-feira (14), onde realizará uma série de inaugurações e entregas em áreas estratégicas como educação, saúde e segurança pública.

Entre os compromissos, o governador inaugura o Novo Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Clóvis Ezequiel dos Santos, obra executada pela Secretaria da Educação (SEC) em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). A unidade faz parte do programa de expansão das escolas em tempo integral, voltadas à formação completa e multidisciplinar dos estudantes.

Ainda na área da educação, Jerônimo entrega a modernização do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) Recôncavo, que recebeu investimentos para aprimorar infraestrutura e ampliar a oferta de cursos técnicos voltados ao desenvolvimento regional. (mais…)

COP30: CAIXA INTEGRA CAMPANHA FOME NÃO TIRA FÉRIAS

Foto: Kamila Canhedo/CAIXA

A CAIXA participou nesta quarta-feira (12) durante painel na COP30, em Belém (PA), do lançamento internacional da campanha Fome Não Tira Férias, que visa fornecer assistência alimentar a crianças em situação de vulnerabilidade durante as férias escolares.

A ação será realizada por meio da distribuição de cartões pré-pagos da CAIXA Cartões, com apoio da bandeira Elo, destinados exclusivamente à compra de alimentos.

A campanha é promovida pela ONG Fome de Tudo, com apoio de diversos parceiros institucionais. A previsão é beneficiar até mil crianças, selecionadas pela entidade, com créditos mensais de R$ 335 em dezembro 2025, janeiro e fevereiro de 2026. (mais…)

Sobe para 9 número de integrantes de facções mortos em São Félix, Cachoeira e Muritiba

Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Subiu para nove o número de pessoas mortas em operações policiais contra suspeitos de integrar facções criminosas nas cidades de São Félix, Cachoeira e Muritiba, no Recôncavo da Bahia.

O confronto mais recente ocorreu na tarde desta quarta-feira (12), quando forças policiais montaram um cerco contra os suspeitos em uma região de mata que liga os três municípios. Cinco mortes foram confirmadas nesse último confronto. Outros três homens morreram na madrugada de terça-feira (11) também em confronto com a polícia. Na ocasião, cinco suspeitos foram presos e um está ferido. A 9ª morte foi confirmada na manhã desta quinta-feira (13) pelo DPT de Santo Antônio de Jesus.

As forças de segurança informaram que iniciaram a operação para intervir na disputa entre facções criminosas. Ainda na terça, antes de os agentes reforçarem o policiamento no local, grupos rivais trocaram tiros na região. A situação assustou moradores das cidades e provocou a suspensão temporária de serviços públicos. (mais…)

Adab capacita profissionais para atuação em eventos pecuários

Foto: Internauta do Tribuna do Recôncavo

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) realizou, nesta semana, mais um treinamento de médicos-veterinários autônomos para atuarem como Responsáveis Técnicos em eventos pecuários de aglomeração (vaquejadas, exposições, leilões) no estado. As aulas aconteceram na sede do órgão em Salvador.

A capacitação visa garantir a sanidade e bem-estar dos rebanhos participantes e padronizar procedimentos em defesa sanitária animal. Durante o treinamento foram apresentados formulários, legislações, manuais e também discutidos temas importantes como ética e cidadania na profissão.

‘Durante a abordagem teórica, discutimos as exigências sanitárias para o ingresso de animais nos eventos pecuários, a importância e emissão da Guia de Trânsito Animal – GTA, além da notificação obrigatória de doenças no site da ADAB’, detalha o fiscal estadual agropecuário, que ministrou o curso, Marcos Prinz. (mais…)

Kelvin Diniz dá aulas gratuitas de sanfona para crianças de escolas públicas em Capim Grosso

Foto: Kelvin Diniz

O legado da sanfona – e consequentemente do forró – vem sendo passado adiante no município de Capim Grosso, a cerca de 277 km de Salvador. É que o sanfoneiro e professor de música, Kelvin Diniz, vem coordenando, através da Prefeitura Municipal, parte de um projeto inovador em três escolas do município baiano: Centro Municipal de Educação Integral (CMEI); Tarcília Evangelista de Andrade e Edivaldo Machado Boaventura. Trata-se das aulas com o acordeon, que têm impactado alunos do sexto e sétimo ano, proporcionando cultura e musicalidade – além de manter a chama dessas raízes mais acesa do que nunca.

Atualmente cerca de 50 alunos recebem aulas gratuitas de sanfona pelo projeto, que teve início no ano passado. Segundo Kelvin, quase todos os alunos estão sendo musicalizados através da sanfona. ‘Atualmente contamos com um repertório de dez músicas, dentre Luiz Gonzaga, Alceu Valença e Dominguinhos, além de algumas diversas para apresentações gerais como Heitor Villa-Lobos, A turma do Balão Mágico e Toy Story – fora trechos de músicas avulsas que eles vão pesquisando e estudando com supervisão’, conta.

As aulas de sanfona estão inseridas na grade do projeto Escola de Música, da Prefeitura de Capim Grosso, e funciona como parte do sistema de ensino integral das escolas públicas do município – tendo uma organização que pensa no futuro dos alunos na música, indo além de uma atividade recreativa. Além de inseri-los no contexto musical, a iniciativa se torna essencial para apresentar a sanfona e outros instrumentos para os jovens, ‘renovando’ a geração do forró e passando esse legado adiante. ‘É muito gratificante trazer a musicalidade e a importância da sanfona para essa geração. Fico feliz em ver os alunos interessados pelo instrumento e aprendendo canções que marcaram diferentes épocas. Com certeza teremos bons frutos no futuro e ainda muito forró tocando’, ressalta Kelvin. (mais…)

Número de fumantes volta a subir no Brasil após quase duas décadas

Image by PDPhotos from Pixabay

Pela primeira vez desde 2007, o consumo de cigarro tradicional voltou a crescer no Brasil. De acordo com levantamento do Ministério da Saúde, houve um aumento de 25% no número de adultos fumantes nas capitais brasileiras no período de apenas um ano, saltando de 9,3% em 2023 para 11,6 em 2024.

‘Infelizmente, esse cenário traduz um enorme retrocesso das conquistas que o Brasil alcançou através de políticas públicas que fizeram o país se tornar referência mundial no controle do tabagismo’, afirma a oncologista Clarissa Mathias, líder do Câncer Center HSI Oncoclínicas. ‘Esses números acendem um alerta para a importância de reforçar as campanhas de conscientização sobre os riscos do cigarro, principal fator de risco para o câncer de pulmão’, acrescenta a médica.

A febre dos cigarros eletrônicos nos centros urbanos é um dos fatores responsáveis pelo aumento do consumo de cigarro convencional. ‘O vape é um caminho rápido e fácil para o cigarro convencional e representa uma ameaça às conquistas da luta antibaco’, reforça a oncologista Larissa Moura, da Oncoclínicas. (mais…)

SAJ: Ladeira do Benfica é interditada para serviços de manutenção

Imagem ilustrativa de Joyce Campos por Pixabay

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus interditou nesta quarta-feira, dia 12, a Ladeira do Benfica. O bloqueio é total  nos dois sentidos até o dia 17.

Nesse período a empresa JN Terraplanagens, responsável pela pavimentação asfáltica, realizará serviços de manutenção na referida ladeira. Durante a execução dos trabalhos, haverá interdição total do acesso ao Benfica pela BA-046, nos dois sentidos. A medida é necessária para garantir a segurança dos trabalhadores e a qualidade dos serviços.

A SMTT orienta motoristas e moradores da região a utilizarem rotas alternativas, evitando transtornos e contribuindo para o bom andamento das obras. A Prefeitura reforça que a intervenção faz parte do compromisso com a melhoria da infraestrutura viária e a mobilidade urbana.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: SECOM PMSAJ.

SEC convoca mais 28 candidatos aprovados no concurso para professor da Educação Profissional

Imagem de PublicDomainPictures de Pixabay

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) publica, nesta quarta-feira (12), a convocação de 28 novos candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado/ REDA, regido pelo Edital SEC/SUDEPE n. º 03/2025, para função de professor da Educação Profissional.

Os candidatos convocados devem entregar os documentos listados no item 1 do edital do concurso digitalizados, até o 26 de novembro, através do correio eletrônico [email protected], para análise preliminar a ser realizada pela Coordenação de Provimento e Movimentação da SEC.

Os aprovados ligados ao Núcleo Territorial de Educação – Salvador e Região Metropolitana (NTE 26) deverão comparecer na Secretaria da Educação do Estado da Bahia, situada na Avenida Luiz Viana Filho, nº 550, 5ª Avenida, Centro Administrativo da Bahia – CAB, 1º andar, sala 117, munido da documentação em original e fotocópia, até o  próximo dia 26, no horário das 8h30 às 11h e das 14h às 17h. (mais…)

Lojas Maçônicas de Mutuípe e do Recôncavo Baiano aderem a campanha ‘Maçonaria unida pela prevenção. Novembro Azul’

Foto: Loja Maçônica Força e União Vale do Jiquiriçá

Com o apoio da Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia-GLEB, as Lojas Maçônicas do Vale do Jiquiriçá e Recôncavo Baiano aderiram a campanha: ‘Maçonaria unida pela prevenção Novembro Azul’.

Por meio de plotagens dos veículos, divulgação em redes sociais, iluminação de praças, outdoor as margens das rodovias, parceria com clinicas e realização de palestra, os maçons se uniram para divulgar a importância do diagnóstico precoce e da prevenção, além de incentivar os homens a manterem o cuidado com a saúde em dia.

A palestra aberta a população com Dr. Luciano Peixoto, irá acontecer nesta quinta-feira 13/11, a partir das 19:30h, na Loja Maçônica de Amargosa visa tratar do assunto e tirar as dúvidas existentes. (mais…)

Presidente Lula assina decreto que moderniza o Programa de Alimentação do Trabalhador

Foto: José Cruz/ Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta terça-feira, 11 de novembro, o decreto que moderniza o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), com o objetivo de garantir mais transparência, concorrência e integridade ao sistema de vale-alimentação e vale-refeição.

» Perguntas e respostas sobre o novo decreto

As mudanças beneficiam diretamente mais de 22 milhões de trabalhadores, que terão mais liberdade de escolha e melhor aceitação dos cartões. O decreto também traz equilíbrio e previsibilidade para empresas e estabelecimentos, ao assegurar que os recursos sejam usados exclusivamente para a alimentação.

O PAT é a mais antiga política pública do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e vai completar 50 anos em 2026. Atualmente, o programa conta com 327.736 empresas beneficiárias cadastradas e alcança 22,1 milhões de trabalhadores em todo o país.

Regras mais claras e equilíbrio para todos

O decreto define limites de taxas, prazos de repasse, abertura de arranjos de pagamento e interoperabilidade entre bandeiras, atualizando o funcionamento do sistema e fortalecendo a governança do programa.

Entre as principais mudanças:

  • Limites máximos para as taxas cobradas pelas operadoras:
  • A taxa cobrada dos estabelecimentos (MDR) não poderá ultrapassar 3,6%;
  • A tarifa de intercâmbio terá teto de 2%, sendo vedada qualquer cobrança adicional.
  • As empresas terão 90 dias para se adequar a essas regras.

Em até 360 dias, qualquer cartão do programa deverá funcionar em qualquer maquininha de pagamento, com a implantação da interoperabilidade plena entre bandeiras. Essa medida amplia a liberdade de escolha de empresas, trabalhadores e estabelecimentos.

Redução do prazo de repasse financeiro aos estabelecimentos, que deverá ocorrer em até 15 dias corridos após a transação — norma que entra em vigor em até 90 dias. Atualmente, restaurantes e similares recebem os valores depois de 30 dias após as transações.

Abertura dos arranjos de pagamento: sistemas com mais de 500 mil trabalhadores deverão ser abertos em até 180 dias, de maneira que quaisquer facilitadoras que observarem as regras da bandeira poderão participar do arranjo. Isso amplia a concorrência e reduz a concentração de mercado, uma vez que, no arranjo fechado, as funções de instituidor, emissor e credenciador podem ser exercidas pela mesma empresa.

Proibição de práticas comerciais abusivas, como deságios, descontos, benefícios indiretos, prazos incompatíveis com repasses pré-pagos e vantagens financeiras não relacionadas à alimentação. Essas regras têm vigência imediata, assim como a obrigação das empresas beneficiárias de orientar os trabalhadores e cumprir todas as normas do programa.

O Comitê Gestor Interministerial do PAT será responsável por definir parâmetros técnicos, disciplinar regras e regulamentar o funcionamento do sistema de pagamento.

IMPACTOS E BENEFÍCIOS – Com regras mais claras e mecanismos de controle aprimorados, o novo decreto fortalece a fiscalização do PAT, evita distorções contratuais e garante que os recursos sejam usados exclusivamente para a alimentação dos trabalhadores, promovendo equilíbrio de mercado e segurança para empregadores, estabelecimentos e beneficiários.

As mudanças devem gerar impactos positivos para todos os envolvidos:

Para os trabalhadores:

  • Maior liberdade de escolha e melhor aceitação dos cartões e benefícios;
  • Manutenção integral do valor do benefício;
  • Garantia de uso exclusivo para alimentação, vedando o uso para outras finalidades, como academias, farmácias, planos de saúde ou cursos.

Para os estabelecimentos:

  • Melhor fluxo de recebimentos, com repasse financeiro em até 15 dias corridos;
  • Maior previsibilidade e ampliação da rede de aceitação;

Contratos mais equilibrados e regras uniformes para todos os participantes do sistema.

Para as empresas beneficiárias:

  • Nenhum aumento de custos e sem necessidade de alterar o valor dos benefícios;
  • Responsabilidades bem definidas e segurança jurídica reforçada;
  • Previsibilidade e redução de distorções de mercado com os limites de taxas.

No mercado em geral, espera-se maior concorrência, estímulo à inovação tecnológica e ambiente mais justo e equilibrado.

PARA TRABALHADORES – Para quem recebe vale-refeição ou vale-alimentação, por meio do PAT, o novo decreto garante mais liberdade e segurança. A interoperabilidade entre bandeiras, que permitirá o uso de qualquer cartão em qualquer maquininha, será implementada em até 360 dias, ampliando a rede de aceitação. O valor do benefício não será alterado, e o PAT continuará sendo exclusivo para alimentação, vedando o uso dos recursos para outras finalidades.

Com essas mudanças, o governo busca fortalecer o Programa de Alimentação do Trabalhador, garantindo que o benefício cumpra seu papel original: promover saúde e bem-estar, estimular a economia e fortalecer o setor de alimentação no país.

PARA EMPREENDIMENTOS – As empresas que concedem vale-refeição ou vale-alimentação, por meio do PAT, não terão aumento de custos nem precisarão alterar o valor dos benefícios. As operadoras passam a ter limites de taxas, o que deve trazer mais previsibilidade e reduzir distorções de mercado. A interoperabilidade entre sistemas, ou seja, o funcionamento de diferentes cartões em diversos estabelecimentos, será obrigatória em até 360 dias.

Os arranjos de rede fechada continuam permitidos apenas para operadoras que atendam até 500 mil trabalhadores. Acima desse limite, os sistemas deverão ser abertos em até 180 dias, garantindo maior liberdade de escolha e competitividade. Contratos em desacordo com as novas regras não poderão ser prorrogados, e as empresas terão prazos de transição de 90,180 e 360 dias, conforme o tema, para adequar contratos e sistemas.

O decreto também proíbe vantagens indevidas entre empregadores e operadoras, como cashback, descontos, bonificações, patrocínios ou ações de marketing, e acaba com exclusividades entre bandeiras em arranjos abertos. Outra mudança importante é o prazo máximo de 15 dias corridos para o repasse financeiro aos estabelecimentos após as transações, medida que melhora o fluxo de recebimentos e amplia a rede de aceitação. O decreto também reforça a responsabilidade dos empregadores em orientar os trabalhadores sobre o uso correto do benefício.

O QUE É O PAT – Coordenado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o PAT é uma política pública que alia segurança alimentar, desenvolvimento econômico e responsabilidade social. O programa promove o acesso regular a refeições equilibradas, com custo subsidiado ou gratuito, por meio de vales, cestas de alimentos ou refeições no local de trabalho.

Por lei, a empresa arca com no mínimo 80% do valor do benefício, enquanto o trabalhador contribui com até 20%, ampliando o poder de compra e incentivando hábitos alimentares saudáveis. o valor do benefício não integra o salário, o que isenta empresa e trabalhador de encargos como INSS e FGTS.

Empresas tributadas com base no lucro real podem deduzir parte das despesas com o PAT no Imposto de Renda, assegurando que o valor chegue integralmente aos trabalhadores. O programa atende trabalhadores formais, terceirizados, temporários, estagiários e aprendizes. Em algumas situações, o benefício pode ser mantido por até seis meses mesmo durante férias, licenças ou desligamento.

Com foco na equidade, o PAT prioriza trabalhadores de baixa renda e exige igualdade de valores entre os beneficiários, garantindo tratamento justo no ambiente de trabalho.

Criado em 1976 pela Lei nº 6.321, o PAT foi aperfeiçoado ao longo das décadas e, nos últimos anos, passou por importantes atualizações, como o uso dos cartões em qualquer estabelecimento credenciado, a eliminação de barreiras operacionais e o reforço na promoção da alimentação adequada. O programa é regulamentado pelo Decreto nº 10.854/2021, pelas Portarias MTP nº 672/2021 e MTE nº 1.707/2024, e pela Instrução Normativa MTP nº 2/2021.

De adesão voluntária, o PAT concede incentivos fiscais às empresas participantes, com o objetivo de promover alimentação saudável, melhorar a saúde do trabalhador e impulsionar a produtividade e a economia.

VANTAGENS PARA EMPRESAS – Restaurantes, padarias, mercados e outros estabelecimentos também se beneficiam ao se credenciarem no PAT. A aceitação de vales e cartões amplia o fluxo de clientes, fortalece o setor e gera previsibilidade financeira. Os pagamentos eletrônicos reduzem o risco de inadimplência e, com a interoperabilidade, qualquer cartão passa a ser aceito em qualquer estabelecimento habilitado, independentemente da bandeira, o que estimula a livre concorrência. Esses locais também devem seguir as normas sanitárias da RDC nº 216/2004 da Anvisa, garantindo boas práticas de manipulação e higiene, o que eleva o padrão de qualidade e protege a saúde dos consumidores.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Prefeitura de SAJ realiza nesta quarta (12) audiência pública para apresentação da LOA 2026

Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus realiza nesta sexta-feira (14), às 9h, uma audiência pública para apresentação e discussão da Proposta da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2026. A iniciativa atende aos princípios da transparência e publicidade que regem a administração pública, conforme previsto no artigo 48 e parágrafo único da Lei Complementar nº 101/2000.

O encontro será realizado de forma virtual (online) e transmitido ao vivo pela plataforma Zoom, garantindo ampla participação da população. Para acompanhar, basta acessar o link: https://us06web.zoom.us/j/86395299742?pwd=EVkv8l9iSSFT6XE2nz8kH6KYCmkDW3.1

A audiência pública é um momento fundamental para garantir a transparência na gestão dos recursos públicos e permitir que a sociedade participe ativamente da construção do orçamento municipal. A Prefeitura reforça o convite para que todos os cidadãos acompanhem e contribuam com sugestões.

SECOM PMSAJ

Pavilhões Brasil são inaugurados na COP30 com foco em iniciativas do país para combater mudança do clima

Foto: Fernando Donasci/MMA

Os pavilhões Brasil nas Zonas Azul e Verde da COP30 foram inaugurados na segunda-feira, 10 de novembro, em Belém (PA). Os espaços sediarão, ao todo, 286 painéis – 144 na Zona Azul e 142 da Zona Verde – voltados à apresentação e discussão sobre ações de enfrentamento à mudança do clima no país, com a participação de representantes de governos, setor privado, academia, sociedade civil e movimentos sociais. A programação ocorre até 21 de novembro.

Coordenados pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e concebidos como espaços de convergência da comunidade brasileira e internacional, os Pavilhões Brasil promoverão discussões sobre os 30 objetivos estratégicos da Agenda de Ação Climática, a Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) e o Plano Clima – instrumentos centrais da estratégia nacional de combate à crise climática.

Na inauguração do pavilhão da Zona Azul, onde ocorrem as negociações climáticas, estiveram presentes as ministras do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara; a secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior; o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues; o presidente da COP30, André Corrêa do Lago. (mais…)

São Bento Lighting Solutions vence licitação para operar Iluminação Pública de SAJ

Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus realizou na tarde de segunda-feira (10), na sede da B3, Bolsa de Valores de São Paulo, a sessão pública do leilão da Parceria Público-Privada (PPP) de Iluminação Pública do município.

O processo contou com a participação de quatro empresas interessadas e, após a análise das propostas, a São Bento Lighting Solutions foi declarada vencedora da licitação, apresentando o maior deságio sobre o valor de contraprestação mensal, equivalente a 40,10%.

O contrato, com duração de 16 anos, prevê investimentos de aproximadamente R$ 46 milhões para a modernização, operação e manutenção de todo o parque de iluminação pública do município, que soma mais de 13,5 mil pontos de luz. Ao final da concessão, os ativos serão devolvidos à Prefeitura totalmente modernizados e em pleno funcionamento. (mais…)

INSS amplia até fevereiro prazo para contestar descontos indevidos

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

O Governo do Brasil prorrogou por mais três meses o prazo para aposentados e pensionistas contestarem descontos indevidos nos benefícios do INSS. A data limite, que antes se encerraria em 14 de novembro, foi estendida até 14 de fevereiro de 2026. Quem ainda não contestou os descontos terá agora até fevereiro para fazê-lo pelo aplicativo Meu INSS  ou em uma agência dos Correios.

‘Outra novidade é que vamos devolver os valores cobrados sem autorização, inclusive quando houver documentos que indicavam falsamente o consentimento do beneficiário’, destacou o ministro da Previdência, Wolney Queiroz, nas redes sociais.

CANAIS — A contestação pode ser feita por três diferentes canais de forma simples:

Meu INSS (aplicativo ou site): serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”;

Central 135: ligação gratuita, de segunda a sábado, das 7h às 22h;

Correios: mais de 5 mil agências oferecem atendimento assistido e gratuito. (mais…)

Prefeitura de SAJ divulga programação especial voltada para o Novembro Negro

Imagem de José Eugênio Costa jecosta por Pixabay

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus preparou uma programação especial para celebrar o Novembro Negro, reforçando a valorização da identidade, a cultura afro-brasileira e a promoção da igualdade racial. O evento acontecerá na quarta-feira, 19 de novembro, na Praça da Biblioteca, com atividades que unem arte, música, debate e gastronomia.

A programação começa às 9h com a abertura oficial, que contará com a participação de autoridades, representantes da Secretaria Municipal de Cultura, do Conselho Municipal de Igualdade Racial e da FENACAB. Em seguida, às 9h30, haverá palestra com o professor Carlos Alberto (UFRB) sobre o tema ‘População Negra e Seu Espaço de Poder’. Às 10h, será realizada uma roda de conversa com o psicólogo Joseval Borges, abordando ‘Saúde da População Negra’, seguida de apresentação musical da banda ABC Afro às 10h30.

Durante a tarde, a programação inclui apresentações culturais, oficinas e intercâmbios. Às 14h, a banda Olorum se apresenta com participação especial de Sinho Bernardo. Às 15h, haverá fala institucional do 14º Batalhão, com a Major Isa, sobre ‘Segurança Pública e Proteção da População Negra’. Em seguida, às 15h30, ocorre o intercâmbio cultural com o Grupo Multicultural de Conceição do Almeida. Às 16h, será realizada a oficina gastronômica com a baiana Patrícia Bahiense, com o tema ‘A rotina de uma baiana, o fazer do acarajé e distribuição dos acarajés produzidos’. Às 16h30, apresentação do grupo Pérolas Negras, e às 17h, mostra cultural das escolas estaduais. O encerramento será às 19h, com uma grande roda de capoeira. (mais…)

Vice-Governador Geraldo Júnior destaca protagonismo da Bahia ao sediar a Aramuss 2025

Foto: Carlos Alberto

Representando o governador Jerônimo Rodrigues, o vice-governador Geraldo Júnior participou, nesta terça-feira (11), da abertura oficial do Aratu Maritime Unmanned Systems Simulation (ARAMUSS 2025), realizado na Base Naval de Aratu. O evento, promovido pelo Comando do 2° Distrito Naval, reúne até o dia 14 pesquisadores, profissionais, estudantes, instituições acadêmicas e empresas referência em tecnologias de sistemas autônomos marítimos.

Geraldo Júnior ressaltou o papel estratégico da Bahia no avanço tecnológico da defesa nacional e reforçou o compromisso do Governo do Estado na cooperação com as Forças Armadas, especialmente em iniciativas de inovação e desenvolvimento científico. ‘A ARAMUSS 2025 não apenas demonstra o que há de mais avançado em veículos não tripulados e inteligência artificial, mas reafirma a importância da Bahia como polo de inovação e como parceira estratégica da Marinha do Brasil. Aqui, estamos conectando ciência, tecnologia e soberania nacional’, afirmou o vice-governador.

A abertura contou com exposição de projetos, demonstrações de drones marítimos e aéreos, além de workshops com especialistas em IA, robótica, legislação e segurança. Entre os destaques apresentados estavam soluções de deep learning para detecção de objetos subaquáticos, projetos de veículos submarinos autônomos do CIMATEC e demonstrações de sistemas não tripulados da EMBRAER. Estudantes de universidades da Bahia também apresentaram projetos de pesquisa, entre eles o Robô de Serviço Bill, desenvolvido pelo Centro de Pesquisa em Arquitetura de Computadores, Sistemas Inteligentes e Robótica (Acso) da UNEB. O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, Marcius Gomes, também participou da abertura do evento. (mais…)

Vereadora de São Francisco do Conde denuncia ameaças de morte após pedir CPI

Foto: Reprodução/ Vídeo

A sessão da última terça-feira (11) na Câmara Municipal de São Francisco do Conde, na Região Metropolitana de Salvador, foi marcada por tensão e denúncias. Isso porque uma vereadora, Lígia Costa Rosa (Republicanos), afirmou ter recebido ameaças de morte após iniciar a coleta de assinaturas para a criação de uma CPI [Comissão Parlamentar de Inquérito].

A intenção seria investigar possíveis irregularidades na Secretaria Municipal de Saúde, atualmente comandada pela vereadora licenciada Greice Tanferi (PSDB). Segundo o Jornal Candeias, Lígia Costa Rosa relatou que as mensagens foram enviadas a um número de celular, acompanhadas de uma foto dela e do esposo, o advogado Allan Abbehusen, com frases intimidatórias.

A vereadora contou que as ameaças ocorreram logo após a leitura do requerimento da CPI na sessão. Mesmo diante do ataque, ela afirmou que não vai recuar. Lígia e o esposo afirmaram que irão acionar a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) para registrar boletim de ocorrência, solicitar investigação e pedir proteção policial.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Bahia Noticias.

Bahia é destaque na COP30 com case de sucesso da agricultura familiar sustentável da Caatinga

Foto: Reprodução/ Vídeo

A força e a inovação da agricultura familiar baiana ganharam destaque no cenário mundial nesta segunda-feira (10), durante a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), realizada em Belém (PA).

A Cooperativa Ser do Sertão, de Pintadas, representou a Bahia como exemplo de sustentabilidade, tecnologia social e protagonismo feminino no enfrentamento às mudanças climáticas, um marco que reflete o impacto dos investimentos do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), no fortalecimento da agricultura familiar.

Formada majoritariamente por mulheres negras e jovens, a Cooperativa Ser do Sertão (Coopsertão) apresentou seu modelo inovador de produção de polpas de frutas 100% naturais, elaboradas sem uso de água nem aditivos químicos, aliado à recuperação de áreas degradadas da Caatinga por meio de sistemas agroflorestais. (mais…)

Justiça cassa mandatos de prefeito e vice de Piatã por abuso de poder político

Imagem de succo por Pixabay

A Justiça Eleitoral determinou a cassação do prefeito e do vice de Piatã, na Chapada Diamantina, Marcos Paulo (PSD) e Ronaldo de Souza (Avante), respectivamente. Ambos também ficam inelegíveis por oito anos. Segundo o Achei Sudoeste, parceiro do Bahia Notícias, a sentença foi proferida pela juíza Camila Sousa Pinto de Abreu, da 105ª Zona Eleitoral, na última terça-feira (11). Cabe recurso à decisão.

A medida atendeu uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) movida pela coligação Transparência e Trabalho do Povo para o Povo, do candidato Thiago Dultra (PSB). Na eleição de 2024, Marcos Paulo venceu Thiago Dultra pela diferença de 126 votos.

Conforme a determinação, as provas mostram que houve uso da máquina pública para favorecer a campanha de reeleição da chapa. A magistrada apontou aumento considerado injustificado em diversos gastos municipais durante o período eleitoral. Entre as irregularidades estão 72% de alta nas despesas com combustíveis; 542% de aumento em gastos com festas e eventos públicos; 53% de crescimento em contratações terceirizadas, especialmente em limpeza e apoio à educação. (mais…)

SEC convoca mais 41 novos professores para Educação Indígena

Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) publicou o edital da quarta convocação do Processo Seletivo Simplificado para a função de professor indígena. Desta vez, foram convocados mais 41 candidatos selecionados através do Edital SEC/Sudepe nº 03/2025, destinado à contratação temporária sob o Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), em caráter emergencial. Com esta convocação, já são 311 educadores indígenas convocados através deste edital. A homologação do resultado final da seleção pública se deu no último 12 de junho e foi publicada no Portal da Educação (https://www.ba.gov.br/educacao).

Os candidatos, convocados por ordem de classificação, deverão entregar os documentos digitalizados até 18 de novembro, através do correio eletrônico [email protected], para análise preliminar a ser realizada pela Coordenação de Provimento e Movimentação da SEC. Os candidatos aprovados para o interior do Estado deverão comparecer nas sedes dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE), munidos da documentação em original e fotocópia listada no item 1 deste edital e já remetida ao endereço eletrônico mencionado, também até o dia 18 deste mês, no horário das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h. O candidato que não atender a presente convocação, na forma e no prazo determinados, seja qual for o motivo alegado, perderá o direito ao ingresso na referida função temporária.

Entre os documentos solicitados estão o diploma registrado do curso de Licenciatura Plena, expedido por Instituição de Ensino Superior em situação regular no cadastro do Ministério da Educação (MEC), para ingresso na Classe 1, nível A; o diploma registrado do curso de Licenciatura Plena Intercultural em Educação Indígena, expedido por instituição de Ensino Superior em situação regular no cadastro do MEC, para ingresso na Classe 2, nível A; e titulação de nível médio com formação em Magistério Indígena ou formação em nível médio na modalidade normal ou equivalente para ingresso na Classe A, nível 1. (mais…)

Morre Dona Augusta, líder de Centro Espírita em Mutuípe

Foto: Arquivo Pessoal

Faleceu em Mutuípe na manhã desta segunda-feira, dia 10, Maria Augusta dos Santos, a qual passou mal em casa e foi levada para o Hospital Clélia Rebouças, onde morreu pouco tempo depois.

Ela enfrentava problemas cardíacos e havia realizado um cateterismo recentemente.

Dona Augusta era líder do Centro Espírita Deus e a Luz do Meu Caminho, localizado no Alto da Cajazeira. O corpo será velado em sua residência na rua Jequié e em seguida será cremado. Augusta tinha 65 anos.

Redação: Tribuna do Recôncavo | Informações: Mídia Bahia.

Mercados estaduais terão fechamento antecipado e a Ceasa opera normalmente no feriado

Imagem ilustrativa de Dominik e Frederike Schneider do Pixabay

Devido ao feriado da Proclamação da República, comemorado no sábado (15), os equipamentos administrados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) terão alterações no funcionamento. Os mercados estaduais terão horário de fechamento antecipado. Já a Central de Abastecimento de Salvador (Ceasa) e o Museu Geológico da Bahia terão funcionamento normal. Confira abaixo os horários:

 

CEASA

15/11 – FUNCIONAMENTO NORMAL

Abertura: 5h

Fechamento: 13h

 

MERCADO OGUNJÁ

15/11 – FECHAMENTO ANTECIPADO

Abertura: 6h

Fechamento: 13h (mais…)

Elaine morre vítima de acidente em Jiquiriça

Foto: Arquivo Pessoal

Uma mulher morreu vítima de acidente na zona rural de Jiquiriçá no último domingo, dia 9. Elaine Cristina dos Santos conduzia um Chevrolet Prisma na região do Bom Jesus, quando ao chegar no fim da subida da ladeira de Lourival o carro capotou.

O carona conhecido como ‘Ximbica’, teve ferimentos e foi levado para o Hospital Improvisado de Jiquiriçá, depois ele foi transferido para o Hospital Clélia Rebouças, em Mutuípe.

A vitima fatal, Elaine, que residia no Entroncamento de Jaguaquara, morreu no local do acidente.

Redação: Tribuna do Recôncavo | Informações: Mídia Bahia.

UCS e Senac iniciam parceria de capacitações para servidores no COI

Foto: Jeferson Silva/ Ascom SSP

A Universidade Corporativa da Segurança Pública (UCS) e o Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAC) uniram forças para capacitar servidores da Segurança Pública, nesta segunda-feira (10), no Centro de Operações e Inteligência (COI). O curso de abertura da parceria é sobre a ferramenta Excel básico para 90 colaboradores da SSP.

Serão três cursos da área de Tecnologia da Informação e Comunicação durante a parceria: Excel básico e intermediário, além de Inteligência Artificial para os mesmos 90 servidores contemplados com o curso. Os alunos foram distribuídos entre as Polícias Militar, Civil, Técnica e Corpo de Bombeiros.

A coordenadora da UCS, sargento PM Vanessa Oliveira, enfatizou a relevância das parcerias com instituições de ensino para o aprimoramento dos servidores da SSP. ‘Essas capacitações, além de trazerem conhecimento para os servidores, servem para a melhoria do trabalho cotidiano. As parcerias com instituições como o SENAC refletem a relevância que a SSP coloca no aprendizado dos nossos servidores’, finalizou.

SECOM.

Especialista ensina como virar o jogo na carreira antes do fim do ano

Imagem de Gerd Altmann do Pixabay

À medida que novembro avança, a sensação de urgência cresce: o ano está acabando e muitas metas ainda parecem distantes. Para muita gente, a reação é tentar compensar o tempo perdido com uma maratona de trabalho — o que costuma terminar em exaustão e frustração.

Mas há uma alternativa. O gestor de carreiras Virgilio Marques dos Santos, sócio-fundador da FM2S Educação e Consultoria, propõe uma estratégia chamada ‘curto prazo inteligente’: um método para canalizar a energia da reta final do ano em ações pontuais, de alto impacto e com resultados reais antes do recesso.

‘Em vez de tentar fazer tudo, o segredo é focar em uma ou duas ações que realmente podem mudar o jogo para sua carreira. É aplicar o princípio de Pareto — 20% de esforço para 80% de resultado — ao desenvolvimento profissional’, explica Santos.

(mais…)

Leilão define concessionária para modernizar e operar parque de iluminação pública em SAJ

Imagem ilustrativa de Andreas Breitling por Pixabay

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus, em parceria com a B3 e a CAIXA, realiza nesta segunda-feira (10), o leilão que definirá a concessionária responsável pela modernização e operação do parque de iluminação pública do município. A iniciativa, em modelo de Parceria Público-Privada (PPP), marca um passo decisivo para a eficiência energética e a modernização urbana.

Com investimentos superiores a R$ 46 milhões ao longo dos 16 anos de contrato, o projeto contempla a modernização, eficientização, manutenção e operação de todo o sistema de iluminação pública, garantindo mais segurança, economia e sustentabilidade para a cidade. O evento, que contará com a presença do prefeito, Genival Deolino, será transmitido pela TV B3, a partir das 15h, direto da sede da Bolsa de Valores em São Paulo.

A concessão prevê a substituição das luminárias convencionais por LEDs de alta eficiência, além da implantação de um Sistema de Monitoramento Remoto em tempo real nas principais vias do município. Essa tecnologia permitirá identificar falhas, realizar ajustes imediatos e acompanhar o desempenho do sistema com base em dados reais, promovendo uma gestão pública mais transparente e eficiente. (mais…)

Baianos podem concorrer a programa de intercâmbio em Madri voltado à formação de jovens líderes do Santander

Imagem de StartupStockPhotos por Pixabay

O Santander está com inscrições abertas para o Innovation & AI Experience, programa intensivo e presencial de duas semanas em Madri, realizado na IE University, referência europeia em inovação, empreendedorismo e liderança. A iniciativa proporciona uma jornada de aprendizagem prática e experimental, que estimula a mentalidade empreendedora e inovadora dos participantes em um ambiente multicultural. As despesas com passagens, hospedagem e atividades culturais serão custeadas pelo Banco.

O programa será realizado em julho de 2026, com atividades conduzidas em inglês e espanhol. Os interessados podem se inscrever até 25/12/2025 pelo link: app.santanderopenacademy.com

Conhecida por sua abordagem prática e multicultural, a IE University recebe estudantes de mais de 140 países e é referência em programas que conectam a educação acadêmica a desafios reais do mercado e da sociedade. As inscrições estão abertas para jovens de 21 a 35 anos, residentes na Alemanha, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, México, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido ou Uruguai. As candidaturas devem ser feitas pela plataforma Santander Open Academy.

Texto: Kauê Diniz.

Governo da Bahia entrega viaturas em Itaberaba; 51 cidades da Chapada serão contempladas

Foto: Alberto Maraux/SSP

O Governo da Bahia entrega na manhã desta terça-feira (11), em Itaberaba (Praça Josenildo Miguel de Brito (Centro), novas viaturas para 51 municípios da Chapada Diamantina. Pouco mais de meio milhão de reais foram investidos na renovação e ampliação do patrulhamento naquela região.

O subsecretário da Segurança Pública, Marcel de Oliveira, o comandante-geral da Polícia Militar, Antônio Carlos Silva Magalhães, prefeitos e vereadores da Chapada Diamantina participarão da solenidade.

Em pouco mais de dois anos e dez meses, cerca de 6.400 novas viaturas foram distribuídas para as Polícias Militar, Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros.

SECOM.

Estudantes baianos desenvolvem Whey Protein para cães e gatos

Foto: Gabriel Pinheiro - Secti BA

O cuidado com a alimentação adequada de cães e gatos tem crescido entre tutores. Prova disso é que, segundo a Associação Brasileira de Empresas do Setor de Animais de Estimação (Abempet), o faturamento do setor no Brasil atingiu R$ 75,4 bilhões em 2024. Esse potencial chamou a atenção dos estudantes Pedro Emanoel e Débora Emes, do Colégio Estadual de Tempo Integral de Boquira, que, orientados pela professora Cássia Nascimento, desenvolveram um tipo de Whey Protein exclusivo para pets.

Embora tenha inspiração no suplemento utilizado por humanos para ganho de massa muscular, o produto é pensado com os cuidados necessários à saúde animal. ‘O Whey tradicional humano não era adequado para pets devido à presença de açúcares (como lactose) e adoçantes artificiais, que podem ser tóxicos para eles. Assim, pensamos na versão especial de Whey Pet, sem lactose, sem aditivos prejudiciais e com aminoácidos balanceados para o metabolismo animal’, explica a estudante Débora Emes.

De acordo com a equipe, os estudos acadêmicos e a pesquisa de mercado para o desenvolvimento do Whey Protein Pet mostraram que, atualmente, não há produto similar no mercado. Com apoio da Secretaria da Educação (Sec), a iniciativa tem parceria com o veterinário Caio Lucas, proprietário de uma clínica na região, e com o setor de vigilância sanitária da Prefeitura Municipal, responsável pelo canil público local.

ASCOM SECTI.

SAJ arrecada 43 toneladas de alimentos durante a Exposaj Bahia

Foto: Luciano Almeida

A Exposaj Bahia, que aconteceu entre 23 e 26 de outubro em Santo Antônio de Jesus, foi um exemplo de solidariedade.

Além de ser a maior feira de negócios do interior, o evento arrecadou 43 mil quilos de alimentos, que já foram entregues a 53 associações e entidades responsáveis pela distribuição às famílias que mais precisam.

O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal em parceria com empresas e sociedade civil.

Redação: Tribuna do Recôncavo | Informações: SECOM PMSAJ.

Carreira e Sucesso em 2026: descubra o que o novo ano reserva para cada signo

Image by Devanath from Pixabay

O ano de 2026 promete uma virada importante na forma como cada pessoa se relaciona com o trabalho, o dinheiro e o propósito.  De acordo com o Guia Astrológico de 2026, do Astrolink, sob o encontro de Saturno e Netuno em Áries, o céu inaugura um tempo em que a disciplina se une à inspiração: não basta mais apenas sonhar, é hora de construir com sentido.

Enquanto Plutão em Aquário transforma estruturas e redefine poder nas empresas e instituições, Urano em Gêmeos acelera a inovação e estimula novas formas de comunicação, aprendizado e trabalho. Já Júpiter, que passa por Câncer e Leão, amplia as oportunidades e o reconhecimento, especialmente para quem coloca o coração no que faz.

O resultado é um ano de recomeços profissionais, novos talentos em destaque e grandes mudanças no mundo do trabalho. Quer saber o que isso significa para o seu signo?

A seguir, um resumo do que cada signo pode esperar na vida profissional em 2026: (mais…)

Riachão do Jacuípe: Jerônimo realiza entregas e anuncia pacote obras para fortalecer desenvolvimento do município

Foto: Matheus Landim /GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues inaugurou obras e anunciou investimentos na tarde de sábado (8) em Riachão do Jacuípe. São ações de infraestrutura, saneamento básico, educação, saúde e desenvolvimento rural que somam cerca de R$ 200 milhões.

‘Guardarei esse momento com muito carinho. É a nossa missão garantir que o desenvolvimento chegue a todas as regiões. Estamos falando de investimentos que transformam a vida das pessoas, seja no campo, nas escolas, na saúde ou na infraestrutura urbana. Essas ações fortalecem a economia local e abrem novas oportunidades para a população’, afirmou Jerônimo Rodrigues.

Foram distribuídas 375 caixas d’água de 1.000 litros, quatro máquinas forrageiras, tanque pipa de 4 mil litros, 30 barracas de feira livre e um trator com implementos agrícolas para a Associação de Vila Aparecida. Através da Embasa, foram entregues três novas redes de abastecimento de água, beneficiando quase 700 moradores das comunidades de Mandaçaia I, Região das Virgens, Corredor de Pelé, Corredor de Raimara, Vila Guimarães e Jardim. Também foi autorizada a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Riachão do Jacuípe, com investimento de R$ 75,6 milhões. A obra elevará a cobertura de esgoto de 2,17% para 58,21%, beneficiando mais de 24 mil moradores. A previsão de conclusão é julho de 2028. (mais…)

Governador da Bahia autoriza construção de Delegacia e Companhia da PM em Conceição do Coité

Imagem ilustrativa by Free-Photos from Pixabay

A construção da nova Delegacia Territorial da Polícia Civil e da Companhia da Polícia Militar na cidade de Conceição do Coité foi iniciada na manhã de sábado (8), após o governador Jerônimo Rodrigues assinar a Ordem de Serviço. As unidades, responsáveis pelo patrulhamento ostensivo e pelas ações de inteligência, ficarão localizadas às margens da BA-409.

‘Cerca de R$ 4 milhões serão investidos pelo Governo do Estado em estruturas que proporcionarão melhores condições de trabalho para os policiais militares e civis, garantindo a qualificação do serviço prestado para a população’, destacou o subsecretário da Segurança Pública, Marcel de Oliveira.

Acrescentou ainda que 227 novas estruturas foram entregues pelo Governo do Estado em dois anos e dez meses, beneficiando todas as regiões do estado.

Fonte: Alberto Maraux / Ascom SSP.

Sob a liderança de Lula, o Brasil passa a ser exemplo para os EUA, afirma secretário de Comunicação do PT

Foto: Ricardo Stuckert

O secretário de Comunicação Nacional do PT, Éden Valadares, comentou, nesta segunda-feira (10), por meio de suas redes sociais, o triunfo das políticas públicas implementadas pelo presidente Lula que se transformaram em exemplo e referência para o mundo por promover mais dignidade e uma vida melhor para os brasileiros, por meio de transferência direta de renda para os contemplados. Superada a fase de animosidade entre os Estados Unidos e o Brasil, o presidente Donald Trump anunciou a criação do Bolsa Família em seu país.

‘Sob a liderança de Lula, o Brasil que era tido como adversário passa a ser exemplo para os EUA. Garantir uma renda mínima para combater a fome e a extrema pobreza deve ser uma política adotada não só lá, como em todos os países que queiram assegurar dignidade aos seus cidadãos’, ressaltou o secretário de Comunicação Nacional do PT.

Éden elogiou a conduta do presidente brasileiro como um grande líder mundial, com sua grande capacidade de aglutinação, conciliação e seu notável preparo como articulador político. ‘Lula se consolida não apenas como a principal voz mundial em defesa da democracia e do multilateralismo, mas também do desenvolvimento social, econômico e ambientalmente sustentável. Uma liderança internacional que orgulha o país e o povo brasileiro’. (mais…)

Como o calor afeta o sono e o papel do colchão na qualidade do descanso

Image by Olya Adamovich from Pixabay

As noites quentes, comuns nos meses de primavera e verão, têm influência direta sobre a qualidade do sono. De acordo com pesquisa publicada no International Journal of Environmental Research and Public Health (MDPI, 2019), quando a temperatura ultrapassa os 32 °C, há uma redução significativa no tempo e na profundidade do sono, o que compromete o descanso e o equilíbrio físico e mental. Mas o que muitos não sabem é que o tipo de colchão e os cuidados com ele têm papel essencial nesse equilíbrio entre repouso e bem-estar.

Em períodos quentes, o corpo transpira até três vezes mais durante o sono, o que pode gerar acúmulo de umidade, células mortas e micro-organismos no colchão. De acordo com Jeziel Rodrigues, especialista do sono da Anjos Colchões & Sofás, esse é o ambiente perfeito para proliferação de ácaros e fungos. ‘Esses agentes interferem diretamente na respiração e prejudicam a profundidade do sono, além de intensificarem sintomas de alergia e estresse físico. Um colchão que não possui ventilação interna pode elevar a temperatura corporal e reduzir o tempo de repouso profundo, fase em que o corpo realmente se recupera. Isso gera cansaço mental e irritabilidade durante o dia’, explica o especialista. (mais…)

Últimos dias para se inscrever no Programa de Trainee 2026 da Bracell e MS Florestal; aprovados terão salário de R$ 7.500,00

Image by Free stock photos from www.rupixen.com from Pixabay

As inscrições para o Programa de Trainee 2026 da Bracell e MS Florestal – empresas do grupo RGE (Royal Golden Eagle) no Brasil – encerram-se nesta quinta-feira, 13 de novembro. Pode se candidatar quem concluiu a graduação entre dezembro de 2023 e dezembro de 2025. A remuneração oferecida é de R$ 7.500,00. Os interessados devem se inscrever no site oficial https://www.bracell.com/carreiras/programachegajunto/trainee/.

Os trainees selecionados poderão passar por diversas áreas das empresas nos estados da Bahia, nas unidades de Camaçari, Alagoinhas, Feira de Santana e Entre Rios; Pernambuco (Pombos);  São Paulo (São Paulo, Lençóis Paulista e Santos); e Mato Grosso do Sul (Água Clara e Bataguassu).

A primeira etapa do processo seletivo será online e as demais poderão ser presenciais, dependendo da fase. A seleção inclui, entre outras exigências, testes de aptidão e de inglês (nível avançado),  dinâmica de grupo,  entrevista individual e, finalmente, a contratação. O início das atividades está previsto para março de 2026. (mais…)

Caravana de Natal da Coca-Cola volta a percorrer estradas da Bahia em dezembro

Foto: Reprodução/ Youtube Wagner dco

A tradicional Caravana de Natal da Coca-Cola voltará a circular por estradas baianas neste fim de ano. A partir do dia 2 de dezembro, os caminhões iluminados e temáticos da marca farão um tour por cinco cidades da Bahia: Feira de Santana, Vitória da Conquista, Lauro de Freitas, Simões Filho e Salvador.

O percurso começa em Feira de Santana, no dia 2, segue para Vitória da Conquista, no dia 5, passa por Lauro de Freitas, no dia 9, e por Simões Filho, no dia 11. A programação será encerrada em Salvador, no dia 12 de dezembro, a partir das 18h. Na capital, o cortejo natalino deve percorrer locais como o Salvador Shopping, o Assaí Atacadista da Avenida Paralela e o Shopping Bela Vista.

Além da caravana, outras atrações natalinas estão programadas para o estado. Em Salvador, o Shopping Paralela lançou neste sábado (8) sua decoração de Natal de 2025, inspirada no universo de Harry Potter. A ambientação recria a atmosfera da escola de magia Hogwarts e marca a estreia da decoração oficial e licenciada da marca na Bahia.

Bahia Noticias.

JESSICA MORRE VITIMA DE ACIDENTE EM SAJ

Foto: Arquivo Pessoal

Uma mulher de 33 anos morreu vítima de acidente de trânsito em Santo Antônio de Jesus na noite do último sábado, dia 8.

Jessica Souza Silva estava na carona de uma motocicleta na BR-101, quando ao passar nas imediações do Posto Uirapuru, foi atingida na traseira por outra motocicleta em alta velocidade.

A moto era conduzida pelo filho da vítima, o qual foi socorrido e levado para o Hospital Regional. Jéssica chegou a ser levada para o hospital mas não resistiu. Ela morava no Bairro Santa Madalena, em SAJ

Redação: Tribuna do Recôncavo | Informações: Clube FM.

Vitória empata com Botafogo no Campeonato Brasileiro

Imagem Ilustrativa: Victor Ferreira/EC Vitória

Vitória e Botafogo se enfrentaram na tarde deste domingo (9) no Barradão, em jogo válido pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em um jogo truncado, as equipes empataram em 0 a 0. Alexander Barboza, pelos cariocas, e Renzo López, pelo lado Rubro-Negro, tiveram as melhores chances do jogo, mas perderam as oportunidades.

Com o resultado, o Leão permanece na 16ª colocação, mas agora com 35 pontos. Mesmo somando mais um, o Vitória vai ter de secar o Santos, 17º na tabela e com 33 pontos, que enfrenta o Flamengo ainda hoje no Maracanã. Caso os santistas vençam, o Rubro-Negro volta a figurar o Z-4.

Agora o time comandado por Jair Ventura muda de página e foca na recuperação e preparação para as próximas partidas. O Vitória só volta a jogar no dia 19 de novembro (quarta-feira), após a Data Fifa, contra o Palmeiras, no Allianz Parque, em confronto adiantado da 37ª rodada.

Bahia Noticias.

Valença: Homem é assassinado próximo a Serra Grande

Foto: Arquivo Pessoal

Um jovem foi assassinado próximo a Serra Grande em Valença na madrugada deste domingo, dia 9. Ricardo de Jesus Santos estava na região do Comum, quando foi atingido por disparos de arma de fogo. Ele residia na região do Cariri de Narcísio.

A Polícia Militar e o SAMU foram acionados mas ao chegarem ao local Ricardo já não apresentava sinais vitais. A autoria e motivação ainda são desconhecidas.

Redação: Tribuna do |Recôncavo | Informações: Midia Bahia.

Professora Sidinéia Azevedo faz análise do tema da redação do ENEM

Imagem ilustrativa de Free-Photos por Pixabay

Segue abaixo o comentário do tema da Redação do Enem 2025, feito pela professora de Redação e Língua Portuguesa do Bernoulli Educação, Sidinéia Azevedo.

Pois é, o INEP nos apresentou como tema de redação 2025, perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira. Observem bem que os corretores e a banca esperam que os estudantes analisem o problema. É que problema é esse? São as dificuldades que os idosos enfrentam na atual sociedade brasileira, mas não basta apenas que se pensem nesses problemas, diante desses problemas, o que é possível fazer para minimizá-los ou para acabar com essas dificuldades.

Então é um tema que era esperado. Afinal de contas o INEP sempre trabalha com uma minoria e nós estamos vivenciando vários episódios que dizem respeito aos idosos. A gente tem hoje uma perspectiva da economia prateada, que é uma economia voltada especificamente para as demandas desses idosos. Observem que hoje nós temos empresas de turismo especializadas, a gente tem programas de farmácia que visam beneficiar esses idosos.

Então, a gente sabe o quanto foi importante e é importante uma medida para minimizar esse problema. O que é que a gente pode pensar? Primeiro, o tema etarismo. O que é etarismo? Preconceito etário. Preconceito em relação a idosos. E quem é que é hoje idoso no Brasil? Pessoas com 60 anos mais. Mas nós não podemos perder de vista o seguinte: a longevidade está aí. Segundo o IBGE, Organização Mundial de Saúde, a perspectiva do brasileiro viver é mais de 87 anos. Então, é preciso viver mais e viver com qualidade. E, já que tem isso, é preciso criar medidas, mecanismos capazes de dar qualidade de vida a esse grupo etário. Então nesse sentido vamos pensar no problema para além do etarismo. (mais…)

Prêmio Montezuma será dia 03 de dezembro no auditório da UFRB de Cachoeira

Foto: Nice Santana/ Tribuna do Recôncavo

A décima primeira edição do Prêmio Montezuma foi remarcada para o dia 03 de dezembro, às 14h, no auditório da UFRB de Cachoeira, no quarteirão Leite Alves, por motivos de força maior. O Prêmio Montezuma é um evento realizado pelos alunos da universidade e visa premiar alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo por seus respectivos trabalhos.

Poderão se inscrever, no período de 22 de setembro de 2025 a 17 de novembro de 2025, os estudantes regularmente matriculados nos cursos de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Serão aceitos produtos feitos como atividades práticas de componentes curriculares dos cursos de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo, devidamente elaborados entre 2 de setembro de 2024 e 14 de novembro de 2025 e divulgados em seus veículos laboratoriais, portais eletrônicos e demais instrumentos pedagógicos – podendo ainda ser inscritos, como exceção, os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes do segundo semestre de Publicidade e Propaganda de 2024.1, pois não puderam inscrever trabalhos no X Prêmio Francisco Montezuma de Comunicação, já que no período estavam produzindo o referido evento. (mais…)

R$ 48 milhões para projetos de eficiência energética: veja como participar da seleção da Neoenergia Coelba

Illustrative Image by Gerd Altmann from Pixabay

A Neoenergia Coelba lançou a Chamada Pública de Projetos SEE 001/2025 para a seleção de projetos que contemplem a melhoria das instalações elétricas, a geração com fonte incentivada (solar fotovoltaica) e o armazenamento de energia (BESS) para as tipologias: Residencial (condomínios), Industrial, Rural, Comércio e Serviços, Poder Público, Serviços Públicos e Iluminação Pública.

Por meio desse instrumento, os interessados poderão apresentar propostas de projetos, seguindo os critérios técnicos e comerciais definidos no edital da chamada, disponível na página da Neoenergia (www.neoenergia.com). Para essa chamada, foram disponibilizados valores das seguintes ordens, de acordo com a sua tipologia:

  • Industrial/Rural: R$ 25 milhões
  • Poder Público: R$ 5 milhões
  • Comércio & Serviços: R$ 5 milhões
  • Serviços Públicos: R$ 5 milhões (apenas SAEE)
  • Residencial (condomínios): R$ 5 milhões
  • Iluminação Pública: R$ 3 milhões (mais…)

Renato da Catiara e Caíque Barbosa se reúnem para trocar experiências e fortalecer integração entre SAJ e Amargosa

Fotos: Reprodução/ Vídeo

Na manhã desta sexta-feira, o presidente da Câmara Municipal de Amargosa, vereador Renato da Catiara, recebeu em seu gabinete o presidente da Câmara Municipal de Santo Antônio de Jesus, vereador Caíque Barbosa. O encontro foi marcado por um diálogo produtivo e uma importante troca de experiências sobre o funcionamento do legislativo municipal, gestão pública e aproximação entre as duas Casas Legislativas.

Segundo Renato da Catiara, o momento representa mais do que uma visita institucional é um passo em direção à construção de um relacionamento sólido entre cidades vizinhas que compartilham desafios e objetivos comuns. ‘Essas trocas fortalecem a política local e ajudam a construir soluções conjuntas para o bem da nossa população. Seguimos trabalhando com responsabilidade e compromisso pelo bem da nossa gente’, destacou o presidente da Câmara de Amargosa.

Durante a reunião, os parlamentares conversaram sobre transparência, inovação na gestão legislativa e projetos voltados à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. A visita reforça o espírito de cooperação entre os municípios do recôncavo baiano e simboliza o compromisso de ambos os legislativos com o fortalecimento institucional. (mais…)

ESTUDANTES DO PÉ-DE-MEIA PODERÃO ESCOLHER COMO INVESTIR O INCENTIVO DE R$ 1.000 PELO APP CAIXA TEM

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

A CAIXA vai disponibilizar aos estudantes do Programa Pé-de-Meia opções de investimento da parcela de R$ 1.000 referente ao incentivo pela conclusão do ensino médio, conforme a Portaria Interministerial MEC/MF nº 9, de 6 de outubro de 2025. A jornada de investimento será feita exclusivamente pelo aplicativo CAIXA Tem. Nele, os estudantes poderão optar por manter o valor na Poupança ou aplicá-lo no Tesouro SELIC, conforme as regras do programa.

As opções estarão disponíveis para quem já recebeu as parcelas de incentivo referentes à conclusão do 1º e 2º ano do ensino médio. Para estudantes menores de idade que desejarem migrar da Poupança para o Tesouro SELIC, será necessária nova autorização do responsável legal, diretamente pelo aplicativo.

Após a confirmação da conclusão do ensino médio pelo Ministério da Educação, os estudantes poderão manter os recursos investidos ou movimentá-los livremente. Como agente financeiro do programa, a CAIXA disponibilizará orientações e suporte para garantir escolhas seguras e acompanhamento da rentabilidade da opção selecionada. Mais informações em: Link.

Castro Alves vence Tucano nas quartas de final do Intermunicipal

Foto: Leandro Alves / Bahia10

O Estádio Municipal Américo Barreto, em Castro Alves, foi palco de uma verdadeira festa do futebol na tarde deste domingo (09). Com as arquibancadas completamente lotadas, a seleção castroalvense fez bonito diante de sua torcida e venceu a equipe de Tucano por 3 a 2, garantindo a classificação para a semifinal do Campeonato Intermunicipal Ednaldo Rodrigues 2025.

A partida, válida pelas quartas de final, foi marcada por muita disputa, emoção e equilíbrio. A seleção de Tucano até saiu na frente no segundo tempo, mas Castro Alves empatou e marcou mais dois gols selando a vitória.

Para o técnico da seleção de Castro Alves, Zé Carijé, esse resultado é fruto de muito trabalho e união. Com o triunfo por 3 a 2, Castro Alves segue firme na competição e mantém vivo o sonho do título do Intermunicipal. A equipe agora aguarda a definição do próximo adversário pela Federação Bahiana de Futebol (FBF).

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Bahia 10.

SEC abre ciclo adicional de avaliações do Regime de Progressão Parcial

Imagem de Сергей Игнацевич por Pixabay

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) divulgou nesta sexta-feira (7) a abertura de um ciclo adicional de aplicação de avaliações do Regime de Progressão Parcial (RPP), que acontecerá de 10 a 21 de novembro. A avaliação adicional busca oferecer a todos os estudantes a oportunidade de recomposição da aprendizagem no ano letivo de 2025, visando a aprovação das pendências em RPP e a conclusão das etapas Ensino Fundamental, para os estudantes do 9º ano, e Ensino Médio, para os estudantes da 3ª série.

A superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Helaine Souza, ressaltou a importância da realização das avaliações de RPP. ‘O foco central é o sucesso da trajetória dos estudantes da rede estadual. O Governo do Estado reafirma o compromisso com a garantia do direito à aprendizagem e à conclusão da etapa de ensino de todos os estudantes. É muito importante que cada escola priorize as aplicações deste ciclo e realize busca ativa dos estudantes, dando as condições necessárias para fazerem a avaliação adicional’.

A avaliação é realizada de forma on-line, na própria escola, através da Plataforma Plurall. O acesso do estudante é feito utilizando o seu e-mail Enova e a data de nascimento. (mais…)

Amargosa: Zé do Radiador morre vitima de acidente

Foto: Arquivo Pessoal

A vítima do trágico acidente ocorrido no final da tarde desta quinta-feira (06) na BA-026, no trecho de Elísio Medrado, foi José Edson Silva de Souza, conhecido por Zé do Radiador, morador da cidade de Amargosa.

O acidente aconteceu quando José bateu o veículo contra um paredão em uma curva e foi arremessado para fora do carro. A equipe do SAMU e a Polícia Militar foram acionados, mas infelizmente não deu tempo para socorrer Zé.

O corpo foi encaminhado para o IML de Santo Antônio de Jesus. Zé tinha 58 anos e estava retornando de Santo Antônio de Jesus.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Recôncavo no AR.

Vai usar o 13º salário para reformar sua casa? Confira as dicas de segurança

Foto: Tribuna do Recôncavo

Com a chegada do 13º salário no final deste mês, muitas famílias aproveitam o recurso extra para realizar aquela sonhada reforma ou construção. Mas antes de começar a obra, é importante redobrar os cuidados com a rede elétrica. Acidentes durante reformas ainda estão entre as principais causas de ocorrências graves envolvendo eletricidade na Bahia, e podem ser evitados com medidas simples.

Confira as dicas da Coelba para garantir a segurança de quem vai reformar, seja o morador, o pedreiro ou o empreiteiro responsável pela obra:

Respeite a distância da rede elétrica: paredes, janelas e sacadas devem ser erguidas a pelo menos 2,5 metros de distância dos cabos. O mesmo vale para escadas e andaimes, que jamais devem tocar ou se aproximar dos fios.

Jamais mexa na fiação: se precisar afastar cabos ou ajustar a rede durante a obra, entre em contato com a Neoenergia Coelba pelo 116. Apenas equipes autorizadas podem fazer esse tipo de serviço. (mais…)

Casa pega fogo em Cruz das Almas

Foto: Reprodução/ Vídeo

Um incêndio atingiu uma residência em Cruz das Almas, no Recôncavo da Bahia, na manhã desta sexta-feira (7), na Rua da Estação. Uma mulher e seu filho, que estavam no imóvel, foram resgatados pela equipe do Corpo de Bombeiros Militar.

Os vizinhos viveram momentos de tensão até a chegada dos bombeiros. Ainda não há confirmação se as vítimas sofreram ferimentos, mas há suspeita de que possam ter inalado fumaça. As causas do incêndio estão sendo apuradas.

Edição: Tribuna do Recôncavo | Informações: Forte na Notícia via Mídia Bahia.

ASSOCIAÇÃO BAIANA DE DEFICIENTES FÍSICOS ABRE INSCRIÇÕES PARA O CONCURSO DE REI E RAINHA DO BLOCO ME DEIXE À VONTADE 2026

Na foto, um cadeirante e uma cega com bengala | Imagem de HANSUAN FABREGAS do Pixabay

Estão abertas as inscrições para o concurso de rei e rainha do bloco “Me Deixe à Vontade”, uma iniciativa promovida pela Associação Baiana de Deficientes Físicos (ABADEF) no Carnaval de Salvador, para garantir a inclusão e a acessibilidade das pessoas com deficiência física no evento.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 25 de novembro, de forma presencial na sede da ABADEF, localizada na Av. Sete de Setembro, em Salvador, ou de forma online. A divulgação das duplas confirmadas para participarem do concurso será realizada no dia 28 de novembro.

O concurso é em dupla e será destinado às pessoas com deficiência física e aos associados (as) da ABADEF. A dupla vencedora deverá participar do desfile do bloco ‘Me Deixe à Vontade’ no dia 14 de fevereiro de 2026, no Carnaval de Salvador, além de representar a associação com postura e respeito durante todos os eventos. (mais…)

Câmara de Sapeaçu reprova projeto que reduziria dívida previdenciária

Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Por 6 votos a 5, a Câmara de Vereadores de Sapeaçu rejeitou o projeto de lei encaminhado pelo Poder Executivo que previa o reparcelamento especial da dívida da CAPASERVIS, responsável pela Previdência Municipal. O projeto seguia o que determinam os artigos 116 e 116-A do ADCT, criados para ajudar municípios a quitar dívidas com redução de juros e multas.

A proposta permitiria reduzir o valor mensal pago pelo município de R$ 202.776,78 para R$ 113.487,63, além de garantir 40% de desconto em multas e 80% em juros, representando uma economia superior a R$ 80 mil por mês.

Quase toda a dívida, de R$ 28,3 milhões, foi herdada de gestões anteriores. Ainda assim, os vereadores de oposição Édipo, Luana, Cesar, Maísa, Léo e Beto votaram contra o projeto, mesmo diante dos benefícios que ele traria para o município e para os servidores públicos.

Segundo a gestão municipal, a maioria desses vereadores votou favoravelmente a este mesmo tipo de parcelamento em outras oportunidades, durante a gestão do ex-prefeito Dr. George.

Reinaldo Oliveira.

Setur-BA reforça ações para incremento do turismo comunitário em territórios indígenas

Foto: Laís Rocha/ Ascom SeturBA

Para fazer uma atualização das potencialidades das atividades turísticas de base comunitária em aldeias e ouvir demandas, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) participou da 7ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL), promovido pelo Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba), na área verde da Assembleia Legislativa (Alba), em Salvador.

O evento trouxe o tema ‘Clima e Território: duas lutas, um direito’ e foi encerrado na quinta-feira (6), após cinco dias de atividades culturais, feira de artesanato e debates, reunindo mais de dois mil indígenas de 55 municípios baianos. O encontro teve o apoio do Governo do Estado, que também autorizou R$ 500 milhões em investimentos, destinados a serviços essenciais para os povos originários.

Equipes da Setur-BA se reuniram com lideranças de diversas etnias e ouviram sugestões para fortalecer o turismo em aldeias que já recebem visitantes, principalmente, na Costa do Descobrimento. A pasta ainda identificou outras regiões indígenas do estado com potencial para atrair turistas, que precisam ser estruturadas. (mais…)

Ditinho Lemos amplia diálogo político e sela parceria com João Batista, liderança de Poções

Foto: Divulgação

O encontro entre Ditinho Lemos e João Batista reforça o compromisso com o diálogo, o trabalho coletivo e o desenvolvimento de uma Bahia mais justa e unida.

Nesta sexta (7), Ditinho Lemos anunciou uma nova parceria com João Batista, reconhecida liderança política do município de Poções. A aliança simboliza a união de forças em torno de um mesmo propósito: trabalhar por uma Bahia mais justa, participativa e desenvolvida.

‘Com muita alegria, firmamos essa parceria com João Batista, que compartilha o mesmo compromisso de lutar por uma Bahia melhor para todos. Quando pessoas com propósito se unem, o resultado é sempre positivo’, destacou Ditinho Lemos.

(mais…)

Prazo para aposentados e pensionistas contestarem descontos indevidos termina em 14 de novembro

Imagem de Bryan Santos do Pixabayv

Aposentados e pensionistas têm até o dia 14 de novembro para contestar descontos indevidos em benefícios previdenciários. Desde a abertura do sistema, em maio, 5,9 milhões de contestações já foram registradas por beneficiários que não reconheceram os descontos feitos pelas entidades associativas.

Para garantir a devolução dos valores descontados, o primeiro passo é contestar. O processo é simples e pode ser feito por três canais: Meu INSS (aplicativo ou site): serviço Consultar Descontos de Entidades Associativas; Central 135: ligação gratuita, de segunda a sábado, das 7h às 22h; Correios: mais de 5 mil agências oferecem atendimento assistido e gratuito.

No aplicativo, ao clicar em ‘Não autorizei o desconto’, o beneficiário registra a contestação, e a entidade tem até 15 dias úteis para responder. Caso não apresente uma resposta, o sistema abre automaticamente a opção para os aposentados e pensionistas fazerem a adesão ao acordo de ressarcimento.

Secom da Presidência da República.

MORADOR DE AMARGOSA MORRE VITIMA DE ACIDENTE NA BA-026

Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Um morador de Amargosa morreu na tarde desta quinta-feira, dia 6, na BA-026. José Edson Silva de Souza conduzia um veículo Fiat Pálio, quando ao passar nas imediações do Entroncamento de Elísio Medrado perdeu o controle da direção e bateu em um barranco. José tinha 58 anos e estava retornando de Santo Antônio de Jesus. Ele foi projetado para fora do carro. Nossas condolências a família.

Redação: Tribuna do Recôncavo | Informações: Criativa.

Desmatamento da Amazônia pode acelerar aquecimento global e gerar um ponto de não-retorno climático

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

A Amazônia pode estar se aproximando de um ponto crítico em que a destruição da floresta provocaria mudanças climáticas irreversíveis, alerta a Climatempo. Às vésperas do início da COP30, que acontece este mês em Belém do Pará, se reacende o alerta sobre o papel decisivo da Amazônia na regulação do clima global. O avanço do desmatamento pode levar o bioma a um ponto crítico, a partir do qual a floresta não conseguiria mais se regenerar –desencadeando um ponto de não-retorno climático.

No passado, estudos de modelagem apontavam que o tipping point (ponto de não-retorno) da Amazônia era atingir o limite de 40% de desmatamento. Pesquisas mais recentes, no entanto, indicam que o efeito combinado de desmatamento, das mudanças climáticas e do grande uso de fogo na floresta pode levar a um limiar bem mais baixo, entre 20% e 25%.

Para Pedro Regoto, especialista em Clima e Mudanças Climáticas da Climatempo, um desmatamento acima desse patamar nos coloca cada vez mais perto de atingir um limite irreversível de degradação, o que pode levar a floresta a se transformar em savana e causar impactos diretos e irreversíveis sobre o clima global’, disse.

Climatempo.

SAJ: Gestão Municipal inaugura Quadra Poliesportiva em escola do Alto do Morro

Foto: Luciano Almeida

A Gestão Municipal de Santo Antônio de Jesus inaugurou na última quarta-feira (05) a nova quadra poliesportiva da Escola Municipal Antônio Mateus dos Santos, na localidade rural do Alto do Morro.

O espaço foi projetado para oferecer mais aprendizado, lazer e qualidade de vida aos estudantes.

A nova estrutura poderá ser utilizada para práticas esportivas, atividades recreativas e eventos escolares, fortalecendo a integração entre ensino e cidadania.

SECOM PMSAJ.

Educação baiana celebra o Novembro Negro com ações em todo o Estado

Imagem ilustrativa de Wokandapix por Pixabay

As escolas estaduais da Bahia promovem, ao longo de novembro, uma série de atividades voltadas à valorização da identidade e da cultura afro-brasileira, em celebração ao Novembro Negro. A programação faz referência ao Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, e inclui palestras, seminários, oficinas, desfiles, mostras de vídeos e apresentações culturais. As ações reforçam o compromisso da Secretaria da Educação do Estado (SEC) com a promoção da igualdade racial e com a educação antirracista.

Em Salvador, as comemorações começaram na segunda-feira (3) com o desfile ‘Ocupa SEC: Novembro Negro’, protagonizado por estudantes do Colégio Estadual Clarisse Santiago dos Santos, do bairro do Arenoso. A sede da SEC, no Centro Administrativo da Bahia, foi tomada por cores, ritmos e expressões que exaltaram a ancestralidade e força da cultura afro-brasileira. A atividade marcou o início de uma agenda que envolve dezenas de escolas da capital e do interior com ações educativas e artísticas, durante todo o mês.

Entre os destaques da programação está a participação dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Estadual Ministro Aliomar Baleeiro, em Pernambués, na segunda-feira (10), de um ciclo de palestras sobre identidade negra e igualdade racial. O projeto contará com a presença de palestrantes que abordarão a trajetória da mulher negra na educação e na sociedade contemporânea. Para a diretora da unidade, Andréa Passos, a iniciativa visa inspirar os alunos e mostrar que a cor da pele não impõe limites. (mais…)

Caçadores desaparecem na zona rural de Xique-Xique

Imagem de Cristiano Cardoso por Pixabay

Dois homens estão desaparecidos há 11 dias na zona rural de Xique-Xique, no centro-norte baiano. Os caçadores Antônio dos Reis Araújo, de 60 anos, conhecido como Tonhão, e Ocimar Marques dos Santos, de 58 anos, conhecido como Benedito, saíram para caçar no dia 28 de outubro.

Para os parentes, a situação é ‘estranha’ e ‘atípica’, pois nada similar havia ocorrido antes com Tonhão e Benedito, os quais possuem muita experiência na prática da caça. Os familiares solicitam a colaboração de caçadores locais bem como de moradores da região de Irecê.

O último local em que ambos foram vistos foi na área distrital de Várzea Grande, próximo à Fazenda Aroeiras. Evidências encontradas na região sugerem que os caçadores permaneceram na mata por algum tempo. Foram encontrados no local uma cartela de remédio; restos de biscoito; e um tatu armadilho pendurado. (mais…)

SDE participa da abertura do Congresso ‘Trabalho com Propósito’ e reforça integração entre desenvolvimento humano e econômico

Foto: Eduardo Andrade/ Ascom SDE

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE) marcou presença nesta quinta-feira (6) na abertura do Congresso ‘Trabalho com Propósito: Reconectando Pessoas, Empresas e Futuro’, realizado no Centro de Convenções de Feira de Santana. Promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional Bahia (ABRH Bahia), por meio do seu Núcleo Feira de Santana, o evento reuniu lideranças empresariais, especialistas e profissionais de diversas áreas para debater os novos rumos da gestão de pessoas e o papel das organizações no futuro do trabalho.

Representando o governador Jerônimo Rodrigues, o secretário Angelo Almeida ressaltou a importância de reconectar o desenvolvimento econômico ao propósito humano. ‘Vivemos um tempo em que o trabalho está sendo realimentado. As antigas certezas já não bastam. As pessoas buscam mais do que um emprego, buscam sentido, pertencimento e impacto. Trabalhar com propósito não é apenas fazer o que se ama, é compreender o porquê do que fazemos e como nossas ações contribuem para algo maior’, afirmou o secretário.

O congresso, que tem o apoio do Governo do Estado, contou também com a presença do prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, do gerente da unidade regional do Sebrae em Feira de Santana, Isailton Reis, da superintendente do IEL, Edneide Lima, do gerente executivo da TV Subaé, Angelo Chaves, e da diretora do Núcleo Feira de Santana da ABRH Bahia, Jaqueline El Chami, além de outras lideranças.

Ascom/SDE.

Porto de Salvador deve dobrar capacidade com financiamento

Foto: Vosmar Rosa/MPor

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou o financiamento de R$ 848 milhões para ampliar e modernizar o terminal de contêineres do Porto de Salvador. O financiamento permitirá a expansão do pátio de armazenagem, a aquisição de novos equipamentos e a execução de obras de infraestrutura e modernização tecnológica, reforçando a eficiência e a sustentabilidade das operações portuárias.

Com as melhorias, o terminal terá capacidade dobrada de movimentação, passando dos atuais 553 mil para mais de 1 milhão de TEUs por ano (unidade equivalente a um contêiner padrão). O número de movimentos de carga no cais também deve crescer, saltando de 70 para mais de 100 contêineres por hora. Os investimentos consolidam o Porto de Salvador como um dos principais terminais de contêineres do Nordeste, com impacto direto na geração de emprego e renda na Bahia e no fortalecimento da competitividade do comércio exterior brasileiro.

Segundo o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, ‘a expansão do terminal de Salvador contribuirá para reduzir gargalos logísticos, fortalecer a integração comercial entre Estados das Regiões Nordeste, Centro-Oeste e parte do Sudeste e do Norte, sobretudo Bahia, Minas Gerais, Goiás e Tocantins, e os mercados externos, além de ampliar a competitividade das exportações nacionais’.

Fonte: Ascom MPOR

MP-BA e Caturama firmam acordo para readequar concurso público e regularizar quadros administrativos

Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) e o município de Caturama celebraram um acordo na última sexta-feira, 31 de outubro, para regularizar os quadros administrativos municipais e readequar o concurso público instituído pelo Edital n.º 01/2025.

A pactuação, intermediada pelo Centro de Apoio à Autocomposição (Compor), contou com as assinaturas dos promotores de Justiça Victor de Araújo Fagundes e Rita Tourinho, coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção à Moralidade Administrativa (Caopam), além do prefeito Antônio Leão Bonfim (PSD), do procurador do município Isaque Galdino e do assessor jurídico Diego Pablo Santos.

Como parte do ajuste, o município se comprometeu a enviar à Câmara de Vereadores, no prazo de 30 dias, um novo Projeto de Lei para reformular a Lei Municipal n.º 177/2025. A proposta legislativa deverá estabelecer a estrutura de cargos, atribuições e número de vagas compatíveis com a demanda dos serviços públicos, eliminando a previsão de “cadastro de reserva” e incorporando um estudo técnico de impacto orçamentário-financeiro. A medida tem como finalidade assegurar que as futuras contratações e investiduras observem as normas constitucionais. O acordo também determina a readequação dos atos referentes ao concurso público, garantindo que o certame atenda às reais necessidades da administração municipal.

Bahia Noticias.

Ditinho Lemos destaca importância da educação e da sustentabilidade durante Semana Científica da FAZAG

Foto: Tribuna do Recôncavo

O empresário e pré-candidato a deputado estadual marcou presença na Semana de Iniciação Científica da Faculdade Zacarias de Góes (FAZAG), reforçando seu apoio à educação e às ações em defesa do meio ambiente.

Na última semana, Ditinho Lemos, empresário e pré-candidato a deputado estadual, participou da Semana de Iniciação Científica da Faculdade Zacarias de Góes (FAZAG), em Valença. O evento, que reuniu estudantes, professores e pesquisadores, trouxe o tema ‘Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território’, promovendo reflexões profundas sobre os desafios ambientais atuais.

Como apoiador da iniciativa, Ditinho destacou a importância de espaços que valorizam o conhecimento científico e incentivam o engajamento dos jovens em causas que impactam diretamente o futuro da sociedade. ‘Fico muito feliz em contribuir para ações que fortalecem a educação, a pesquisa e o compromisso com o futuro do nosso planeta’, afirmou. (mais…)

Aulão Prepara Enem em Salvador ganha nova surpresa musical para animar estudantes

Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil

O Aulão Prepara Enem ganhou um reforço de última hora para animar ainda mais os estudantes da 3ª série do Ensino Médio nesta quinta-feira (6). O cantor Buja Ferreira, voz marcante da Timbalada, se junta a Rapha Chagas como atração musical do evento, prometendo levar energia e ritmo ao público entre uma aula e outra, garantindo momentos de descontração e animação. O evento acontece nesta quinta (6), a partir das 14 horas, na Arena A Tarde, em Salvador, e será transmitido em tempo real pelo canal da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=wRf1XcVQRnU.

Os estudantes terão aulas com Noslen Borges, referência em Língua Portuguesa; Vina Queiroz, especialista em Redação; Wagner Aguiar, mestre em Matemática pela UFBA, e Éric Barreto, das áreas de Química e Matemática, pós-graduado em Ensino de Química e em Ensino Lúdico. O evento ainda inclui o relato inspirador de Matheus Moreira, estudante de Medicina da UEFS, que compartilhará suas estratégias de estudo e superação.

O Aulão Prepara Enem é mais uma iniciativa da SEC voltada à preparação dos estudantes que vão participar do Enem, a principal forma de ingresso no ensino superior do país. A ele se somam ações como aulas de reforço, caravanas, rodas de conversas e o concurso Redação Nota 1000.

ASCOM Secretaria da Educação Bahia.

Sérgio Gordo do Mutum reassume mandato na Câmara Municipal após novo afastamento de Morão

Foto: Cláudio Lima

A Câmara Municipal deu posse na última segunda-feira (3), durante a sessão ordinária, ao suplente Mário Sérgio Santos Rocha, conhecido como Sérgio Gordo do Mutum, que assume o mandato pela segunda vez em 2025, após novo afastamento do vereador Edivan de Jesus Santos (Morão).

A convocação de Sérgio Gordo foi realizada na semana passada, depois que o Plenário da Câmara, por unanimidade, aprovou o afastamento de Morão. De acordo com o Regimento Interno, o suplente teria até quinze dias para ser empossado, mas a posse ocorreu já na primeira sessão após a convocação, demonstrando agilidade do Legislativo.

Sérgio Gordo chegou à sede da Câmara acompanhado de familiares e amigos, sendo recebido com aplausos e cumprimentos dos colegas parlamentares. O presidente da Casa, vereador Caíque Barbosa, conduziu o ato de posse, convidando o suplente a prestar o juramento e assumir o compromisso de exercer o mandato conforme as prerrogativas do cargo. (mais…)

SPM discute políticas públicas e garantia de diretos das mulheres indígenas durante o 7º Acampamento Terra Livre da Bahia

Foto: Ane Novo / Ascom SPM

A Secretaria das Mulheres do Estado (SPM) participou, nesta terça-feira (5), de uma plenária com lideranças femininas indígenas durante o 7º Acampamento Terra Livre da Bahia (ATL-BA), que acontece entre os dias 2 e 6 de novembro, na área verde da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em Salvador.

Com o tema ‘Clima e Território: duas lutas, um direito’, o evento, promovido pelo Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba), reúne mais de 1.800 indígenas de diferentes etnias.

Durante o acampamento, a secretária estadual das Mulheres, Neusa Cadore, participou da Plenária de Políticas Públicas Voltadas às Mulheres, que reuniu lideranças femininas indígenas e representantes do governo estadual para discutir propostas de proteção, empoderamento e liderança feminina indígena. (mais…)

Estudante de Elísio Medrado participa de intercâmbio em Portugal

Foto: Arquivo Pessoal

O adolescente Welber Henrique de Jesus Santos, de 14 anos, está entre os estudantes selecionados para um intercâmbio em Portugal. Welber é natural de Elísio Medrado e reside em Camaçari.

Welber e mais 23 estudantes foram selecionados pelo projeto ‘Era Uma Vez… Brasil’. Eles e 4 professores embarcaram rumo à Europa nesta quarta-feira (5) e, durante o intercâmbio cultural, terão contato com estudantes portugueses e com os registros da história afro-indígena e brasileira presentes no país estrangeiro.

O roteiro inclui visitas ao centro histórico de Lisboa, palácios e museus ligados à colonização, como o Palácio da Ajuda e a Torre de Belém, além de encontros com lideranças comunitárias e estudantes portugueses. A proposta é estimular reflexões críticas sobre o passado colonial e suas influências na atualidade.

Redação: Tribuna do Recôncavo | Informações: Recôncavo no AR.

Faber-Castell e Faculdade Anhanguera distribuem 60 mil canetas gratuitas aos participantes do Enem

Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil

A Faber-Castell e a Faculdade Anhanguera lançam uma mobilização nacional para apoiar estudantes na reta final do ENEM. A ação inclui a distribuição gratuita de 60 mil canetas esferográficas pretas, item obrigatório para o exame, em locais estratégicos de prova nas cidades de São Paulo e Salvador.

Além da distribuição, as marcas promovem aulões gratuitos e simultâneos nas unidades da Anhanguera nos dias 6 e 13 de novembro, com revisões de redação, linguagens, humanas, matemática, biológicas e outras.

As aulas serão conduzidas pelas professoras-influenciadoras Pamba (@pambrandaoo) e Gabi Mello (@ameninadamatematica), reconhecidas nas redes sociais por conteúdos educacionais, e outros professores renomados. Para participar, os interessados podem procurar a Faculdade Anhanguera mais próxima e consultar a disponibilidade para ter acesso ao conteúdo.

Bianca Lodi Rieg.

Vereador suspeito de crime sexual em Terra Nova é preso no município de Santo Amaro

Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay

A Polícia Civil da Bahia deteve um vereador de 55 anos na manhã de terça-feira (4), acusado de praticar o delito de estupro de vulnerável na cidade de Terra Nova. O suspeito foi localizado por equipes da Delegacia Territorial de Santo Amaro e conduzido à unidade policial, onde permanece custodiado à disposição da Justiça.

As apurações indicaram que, na manhã do dia 22 de outubro, em um condomínio residencial situado em Terra Nova, o indivíduo se dirigiu à residência da família da vítima, alegando que levaria uma cesta de alimentos. Ele solicitou à jovem que o acompanhasse para buscar o benefício. Quando retornou, a moça exibiu comportamento atípico e reclamou de dores abdominais. Durante a noite, ela comunicou à mãe que foi vítima de abuso sexual pelo indivíduo suspeito.

A ocorrência foi registrada no dia 27 de outubro, quando a vítima retornou a sentir dores e foi encaminhada ao Hospital Municipal. Lá, uma médica, ao identificar sinais de abuso sexual, instruiu a pessoa responsável a procurar a delegacia e conduzir os exames periciais. (mais…)

Conselhos Probahia e Desenvolve aprovam mais de R$ 1,6 bilhão em investimentos para o estado

Imagem de Сергей Игнацевич por Pixabay

Novas implantações, ampliações e modernizações industriais seguem impulsionando a economia baiana, gerando emprego, renda e fortalecendo o processo de interiorização do desenvolvimento. Os Conselhos Deliberativos dos Programas ProBahia e Desenvolve, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) aprovou, nessa terça-feira (4), 43 novos projetos que somam mais de R$ 1,6 bilhão em investimentos e estimam a geração de 1.241 postos de trabalho diretos em diferentes regiões do estado.

O secretário da pasta e presidente do colegiado, Angelo Almeida, destacou a importância das novas aprovações para o fortalecimento da atividade produtiva e a atração de negócios para o estado. ‘A Bahia vive um novo ciclo de atração de investimentos. Persisto afirmando que somos um ambiente propício para novos empreendimentos, e o número de projetos em ampliação demonstra o nosso potencial. Reafirmamos o compromisso do Governo do Estado, sob a liderança do governador Jerônimo Rodrigues, com uma política econômica descentralizada, moderna e sustentável. Esses projetos refletem a confiança dos investidores na nossa gestão, na segurança jurídica e no ambiente favorável que a Bahia oferece a quem acredita no nosso potencial produtivo’, afirmou.

Com os investimentos aprovados, 22 municípios serão diretamente contemplados, tanto no interior do estado, quanto na Região Metropolitana de Salvador (RMS), com projetos de implantação, ampliação, modernização e aquisição de ativos fixos em diferentes segmentos produtivos. A maior parte dos empreendimentos está concentrada no setor agroindustrial, com destaque também para iniciativas nas áreas de mineração, energias renováveis, indústria química e de transformação.

ASCOM/SDE

Vice-governador Geraldo Júnior participa do Dia D da Operação que resultou na apreensão de 2.181 celulares e 26 prisões em flagrante

Foto: Reprodução/ Vídeo - Metrópole

O vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, participou, na manhã desta quarta-feira (5), do Dia D das devoluções da 7ª edição da Operação Móbile 360°, realizada no Centro de Operações e Inteligência de Segurança (COI), no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. A ação, coordenada pela Polícia Civil da Bahia, marca mais uma etapa do trabalho integrado entre órgãos estaduais e federais de segurança e fiscalização, com foco no combate ao furto, roubo, receptação e comércio irregular de celulares.

Entre os dias 13 de agosto e 15 de outubro, a sétima edição da operação resultou na apreensão de 2.181 aparelhos celulares e na prisão em flagrante de 26 pessoas, além da lavratura de 115 procedimentos policiais e do cumprimento de 25 mandados de busca e apreensão. Do total de celulares recuperados, 1.531 já foram devolvidos aos proprietários, e outros 650 estão disponíveis para retirada a partir de hoje.

‘Essa operação representa o compromisso do nosso governo com a proteção do cidadão e com o fortalecimento da atuação integrada do Estado. O COI é um exemplo disso: um espaço que reúne forças policiais e instituições parceiras, garantindo mais eficiência no monitoramento, na investigação e nas ações de resposta rápida em todo o território baiano’, destacou Geraldo Júnior.

(mais…)

Investimento superior a R$ 22 milhões reforça Educação Escolar Indígena na Bahia

Foto: Douglas Amaral

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) realizou, na manhã desta quarta-feira (5), um encontro com representantes do Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (MUPOIBA) para dialogar sobre as ações e anúncios da Educação que estão sendo apresentados durante o Acampamento Terra Livre Bahia 2025, que segue até sexta-feira (7), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

A secretária da Educação, Rowenna Brito, destacou que o momento simboliza o compromisso do Governo do Estado com uma escuta ativa e o fortalecimento da Educação Escolar Indígena. ‘Esse diálogo é essencial para que a Educação continue avançando de forma efetiva nas comunidades indígenas. O Governo da Bahia tem o compromisso de ouvir, compreender e agir com base nas demandas apresentadas pelas lideranças, garantindo que nossas ações sejam resultado da escuta e do respeito à diversidade dos povos’, afirmou.

Durante o encontro, foram discutidos os principais anúncios do Governo da Bahia e do Novo Programa de Aceleração do Crescimento Indígena (Novo PAC Indígena) voltados à Educação Escolar Indígena. Entre as iniciativas estão a construção de novas unidades escolares e a ampliação de colégios estaduais indígenas pelo Novo PAC Indígena, além da autorização de obras com licitação já programada pelo Governo do Estado, que totalizam mais de R$ 22,5 milhões em investimentos. (mais…)

Ex-secretária em São Felipe assume Secretaria de Administração em Sapeaçu

Foto: Arquivo Pessoal

A Prefeitura de Sapeaçu anunciou a nomeação de Ana Rita Macêdo da Silva como nova secretária de Administração, Planejamento e Finanças do município. Conhecida como Ritinha, ela chega em um momento delicado, após a ruptura política entre o prefeito Ramon de Sena e o ex-prefeito Dr. George, além do cenário de dificuldades financeiras que atinge não apenas Sapeaçu, mas diversas prefeituras da região.

A nomeação de Ana Rita é vista como uma tentativa de reorganizar a gestão administrativa e recuperar o equilíbrio das contas públicas em Sapé. Ela já teve uma experiência semelhante no município de São Felipe, onde também enfrentou uma situação financeira desafiadora e conseguiu contribuir para o reajuste e a estabilização das finanças locais.

Com perfil técnico e reconhecida capacidade de articulação, Ana Rita assume novamente a missão de “arrumar a casa”, fortalecendo a equipe administrativa e buscando devolver à Prefeitura de Sapeaçu controle e transparência na aplicação dos recursos públicos. A expectativa é que sua chegada marque uma nova fase na administração do prefeito Ramon de Sena, que aposta na experiência da nova secretária para retomar a estabilidade política e financeira do município.

Fonte Léo do Blog.

SAC realiza atendimento exclusivo a idosos neste sábado (8)

Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

O SAC realiza um atendimento exclusivo para idosos neste sábado (8) pela manhã. O serviço oferecido é somente a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A ação faz parte da primeira edição do Projeto Cidadão 60+, que acontece em postos fixos da rede na capital e no interior, incluindo o SAC Móvel. O atendimento será por agendamento prévio, que deve ser feito pelo call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo). No SAC Móvel o atendimento é por ordem de chegada nas cidades de Santa Luzia e Santa Maria da Vitória.

Na capital e Região Metropolitana (RMS), 15 postos participam da ação. No interior são 20 unidades e ainda mais 27 Pontos SAC. No total, a primeira edição do Projeto Cidadão 60+ vai contemplar 49 municípios baianos, incluindo Salvador. A ação, que será realizada durante um sábado por mês, é exclusiva a idosos a partir de 60 anos de idade, conforme estabelecido pelo Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003). O intuito é oferecer um atendimento especializado e acolhedor a esse público.

A primeira via da CIN é gratuita e terá o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para fazer o documento é necessário apresentar a certidão original em mãos de acordo com o estado civil. Caso a certidão esteja plastificada é preciso levar também uma cópia. Vale destacar que a CIN permite incluir também condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual; e até informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão. (mais…)

SAJ: Município realizará Dia D do Novembro Azul, reforçando cuidados com a saúde do homem

Imagem de valelopardo por Pixabay

A Secretaria Municipal de Saúde, em Santo Antônio de Jesus (BA), realizará no dia 29 de novembro, das 08h às 15h, o Dia D do Novembro Azul, uma ação voltada para a promoção da saúde do homem. Todas as unidades de saúde da zona urbana estarão de portas abertas oferecendo serviços gratuitos de prevenção e cuidado.

Durante o evento, serão disponibilizados exames preventivos: solicitação de exames laboratoriais, atendimentos médicos e de enfermagem, atualização da caderneta vacinal, consultas odontológicas, orientações sobre saúde e autocuidado, além de serviços multiprofissionais.

A iniciativa reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, garantindo mais qualidade de vida para a população masculina. A Prefeitura convida todos os homens a participarem e cuidarem da sua saúde.

SECOM PMSAJ.

SEC divulga homologação do resultado final do processo seletivo para professor da Educação Básica

Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) divulgou, no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (5), a homologação do resultado final do processo seletivo para a função de professor da Educação Básica, sob o Regime Especial Direito Administrativo (REDA). O certame contou com 1.906 vagas imediatas e obteve 22.510 inscritos.

Os candidatos devem ficar atentos às publicações dos editais de convocação, que serão realizadas dentro do prazo estabelecido no edital do processo seletivo. O resultado pode ser conferido no Portal da Educação, através do endereço https://www.ba.gov.br/educacao/selecoes-e-concursos.

Pela primeira vez, foram ofertadas vagas específicas para a Educação do Campo, no total de 23 vagas imediatas, com aceitação de qualquer ênfase das licenciaturas do Campo para futura contratação. Esta configuração busca atender à implementação da matriz curricular da Educação do Campo e, conforme ampliação da oferta em novos municípios e em maior número de turmas, novas vagas poderão ser abertas com base no cadastro reserva a ser formado. (mais…)