A Assembleia Legislativa vai promover uma sessão especial em homenagem ao Dia Nacional do Cigano nesta quinta-feira (16). A sessão tem como objetivo homenagear e aproximar a comunidade cigana da população baiana. A data é celebrada no dia 24 de maio.
Entre as demandas do povo cigano que devem ser apresentadas na Casa Legislativa está o reconhecimento como etnia, já que sua identidade é definida pela cultura, tradições e territórios, desta forma, atitudes discriminatórias e preconceituosas contra ciganos poderão ser punidas.
Outro ponto é a atualização dos dados sobre a comunidade cigana no Brasil, o último levantamento foi realizado em 2014 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e registrou a existência de acampamentos ciganos em 22 estados brasileiros, onde vivem de 600 a 800 mil ciganos.
“Vamos solicitar ao Governo do Estado que seja criada, por meio da Secretaria de Promoção da igualdade (Sepromi), uma comissão para atender as demandas do povo cigano, assim como são atendidas as de outras minorias sociais”, afirmou o deputado estadual Niltinho (PP).
Bahia Noticias


Foto: Mateus Pereira/ GOVBA








Imagem Ilustrativa | Foto: Alberto Coutinho/ AGECOM




Imagem de Kai Pilger por Pixabay


Imagem de hansmarkutt por Pixabay









Imagem de Free-Photos por Pixabay





















Image by GraphicMama-team from Pixabay




























Imagem de Jan Mallander por Pixabay

Image by Steve Buissinne from Pixabay



Imagem ilustrativa de Егор Камелев por Pixabay








Imagem de PayPal.me/FelixMittermeier por Pixabay