Por Angelo Donaton – CEO da Lavô

Muitas pessoas têm medo de lavar suas roupas delicadas na máquina, pois temem que elas possam encolher, desbotar ou sofrer outros danos. No entanto, com algumas precauções simples e o uso dos produtos certos, é possível lavar roupas delicadas na máquina com segurança e eficiência. Angelo Donaton, CEO da Lavô, maior rede de lavanderias self-service do país, listou algumas dicas essenciais para esse processo.

Atenção ao tecido-  Antes de tudo, é importante ler as etiquetas de cuidado das roupas. Elas geralmente indicam se a peça pode ser lavada na máquina ou se precisa ser lavada à mão. Seguir as instruções de cuidado é essencial para evitar danos.

Temperatura da água- Ao lavar roupas delicadas na máquina, é importante usar água fria. “A água quente pode causar encolhimento e desbotamento das roupas, especialmente se elas são feitas de seda, lã ou outros tecidos sensíveis”, explica o CEO.

Produto correto- Sempre prefira produtos neutros para lavar roupas delicadas. “Produtos caseiros ou destinados a outros fins, como o sabonete, por exemplo, não são os mais indicados para cuidar de tecidos finos e conservar peças bordadas. Por isso, escolha um sabão próprio para este fim, pois os detergentes normais podem ser duros e danificar as peças”, afirma Angelo.

Acessórios de lavagem- Outra precaução importante é colocar as peças em saco de lavagem. Isso ajudará a protegê-las de outras roupas e da agitação da máquina, evitando danos.

Cuidado ao secar- É importante evitar secagem em temperatura alta. “O calor da secadora pode causar encolhimento e desbotamento das roupas, por isso coloque na temperatura mais baixa”, completa Donaton.

Fonte: Lavô