O 9º Encontro Estadual de Mulheres Rurais da Bahia começou nesta terça-feira, dia 10, reunindo cerca de 250 mulheres dos 27 Territórios de Identidade do Estado. Com o tema ‘Saúde das Mulheres Rurais para o Bem Viver’, o evento promove debates sobre as vivências, desafios e conquistas das mulheres do campo. O encontro segue até quinta-feira, 12 de dezembro, e integra a programação da 15ª Feira Baiana de Agricultura Familiar e Economia Solidária.
Além de oferecer um espaço de formação e troca de saberes, haverá momentos de reflexão sobre as conquistas e desafios enfrentados no campo. Os participantes contarão com oficinas temáticas, prática integrativas, distribuição de materiais e realização de procedimentos, como aferição de pressão e de glicemia. O 9º Encontro Estadual de Mulheres Rurais da Bahia está sendo realizado em Salvador no Real Classic Bahia Hotel.
Em sua culminância, uma carta de intenções é apresentada ao Governo do Estado com as principais demandas das mulheres rurais. Para Lara Sena, da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), um dos momentos mais importantes do evento é a plenária para a elaboração da carta, pois, ‘é nesse momento que as mulheres apresentam as demandas de todos os territórios de identidade do Estado e essas demandas serão utilizadas para a construção de políticas públicas para o ano de 2025’, disse.
Edição: tribuna do Recôncavo | Informações: SDR.