Esta quinta-feira (16) foi um dia de festa para a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes) de Maragogipe, no Recôncavo baiano. Além da comemoração pelos 13 anos de atividades no município, a entidade assinou um Termo de Colaboração com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) para fortalecer ações voltadas às pessoas com deficiência da região. A solenidade contou com a presença do titular da SJDH, Felipe Freitas, a presidente Moana Meira (Federação das Apaes da Bahia), o presidente Edivan Andrade (Apae Maragogipe), e do prefeito, Valnício Armede.
A cooperação vai destinar R$ 80 mil à instituição para o fortalecimento de ações de apoio, promoção da diversidade e inclusão das pessoas com deficiência no município. Os recursos vão ser usados no reforço ao atendimento multidisciplinar prestado para mais 350 assistidos. A parceria entre as instituições tem vigência de um (1) ano e prevê a aquisição de equipamentos de tecnologia assistiva, a serem usados nas atividades da organização e a contratação de serviços para adequação de espaço físico.
O secretário da SJDH, Felipe Freitas, parabenizou os funcionários da Apae de Maragogipe, elogiando sua atuação profissional. “É preciso destacar a entrega desses profissionais, a militância, a solidariedade, o carinho. Nossa obrigação de servidor público é fazer pela comunidade e estar ao lado de instituições que servem à ela, transformando compromisso social em solidariedade”, afirmou ele.
A Apae é uma das 12 instituições contempladas no edital N° 001/2024 da SJDH, cujo objetivo foi selecionar Organizações da Sociedade Civil com linhas de ações de custeio e promoção dos direitos das pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade econômica no estado.
“Estamos muito felizes com essa cooperação. Somos uma rede com mais de 2 mil Apaes no Brasil, sendo 80 só na Bahia. Então, esses investimentos fortalecem nossas unidades e todos os serviços de atenção à saúde e qualidade de vidas direcionados aos nossos assistidos”, declarou Moana Meira, presidente da Federação das Apaes da Bahia
APAE Maragogipe
Fundada em 15 de maio de 2011, a Apae de Maragogipe é uma organização social sem fins lucrativos, formada por pais, amigos e pessoas com deficiência intelectual e múltipla. A instituição realiza diversas atividades voltadas à garantia dos direitos das pessoas com deficiência, com o objetivo de promover melhorias na qualidade de vida desse público. A instituição oferta serviços de saúde como fisioterapia de habilitação, reabilitação e estimulação precoce, avaliação com fonoaudiólogo e psicológica, voltadas para a saúde mental, visando estimular a autonomia e a independência dos assistidos.
“Em Salvador, fomos muito bem acolhidos pela SJDH e hoje, com essa assinatura, consolidamos uma cooperação importantíssima para o nosso trabalho. Agradecemos a porta que se abre, viabilizada, à época, pelo Luiz Alberto, conterrâneo solidário à causa e ao povo maragogipano. Esta é uma oportunidade fundamental para qualificar, ainda mais, o trabalho da nossa instituição”, afirmou Edivan Andrade, presidente da Apae Maragogipe.
Foto: Divulgação


Foto: José Cruz/ Agência Brasil
Imagem Ilustrativa de Jan Steiner por Pixabay
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Imagem de mohamed Hassan do Pixabay
Imagem ilustrativa de Pexels do Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Tiago Dantas Seagri BA
Imagem de Couleur por Pixabay
Imagem de juanjo tugores por Pixabay
Image by Silviarita from Pixabay
Arte: Divulgação
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Lula Marques/ Agência Brasil
Image by Free stock photos from www.rupixen.com from Pixabay
Foto: Laís Rocha Ascom SeturBA
Foto: Edilson Araújo – Ascom SEC
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação - PJ
Image by Tomwieden from Pixabay
Arquivo Pessoal
Foto ilustrativa: André Fofano
Imagem Ilustrativa de Emilian Danaila por Pixabay
Foto: Marco Barbosa/CAIXA
Foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil
Montagem: Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Uanderson Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Luciano Almeida
Foto: Reprodução/Instagram de Lucas Duarte
Arquivo Pessoal
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Marta Medeiros
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Imagem de Marie Sjödin por Pixabay
Imagem Ilustrativa de Pexels por Pixabay
Foto: Tribuna do Recôncavo
Foto: Viviane Macêdo
Imagem Ilustrativa de StockSnap por Pixabay
Imagem de Sambeet D por Pixabay
Foto: Tony Winston/ Agência Brasília
Arquivo Pessoal
Imagem ilustrativa de Couleur por Pixabay
Foto: Filipe Nascimento
Image by Debora Alves from Pixabay
Foto: Divulgação
Imagem de Simon Steinberger por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Tiago Dantas/ Seagri
Imagem de Free-Photos por Pixabay
Imagem Ilustrativa by Engin Akyurt from Pixabay
Imagem ilustrativa de Quang Nguyen vinh por Pixabay
Reprodução/ Video
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Imagem de Alfred Derks por Pixabay
Imagem ilustrativa de Tim Pritchard por Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Foto: Tribuna do Recôncavo
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem por Squirrel_photos de Pixabay
Foto: Juan Lapa
Foto: Marcelo Casal/ Agencia Brasil
Foto: Rebeca Falcão Seagri
Arte: Tribuna do Recôncavo
Imagem ilustartiva de Clker-Free-Vector-Images por Pixabay
Arquivo Pessoal
Image by Léo Bezerra from Pixabay
Foto: André Frutuôso
Imagem de Daniel Reche por Pixabay
Imagem Ilustrativa | Arquivo: Tribuna do Recôncavo
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Imagem ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Imagem editada de Qui Nguyen Khac por Pixabay
Imagem de Florante Valdez por Pixabay
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Foto: Eduardo Andrade - AscomSDE
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de Darwin Laganzon por Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Imagem de Anastasia Gepp por Pixabay
Imagem Ilustrativa | Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Image by Carolyn Booth from Pixabay
Foto tirada em 05/08/2022 | Crédito: Tribuna do Recôncavo