Os técnicos da Embasa e agentes do 24º Batalhão de Polícia Militar retiraram nesta segunda-feira, dia 9, cinco ligações clandestinas de água em Brumado, no sudoeste baiano. A operação identificou e desativou as tubulações ilegais que estavam desviando a água que é captada na barragem de Cristalândia.
Segundo a concessionária de saneamento básico na Bahia, foi verificada uma perda de vazão na adução de água bruta do sistema de abastecimento de Brumado, a partir da barragem de Cristalândia, que já chegou a 100 metros cúbicos por hora. A Embasa afirmou que a vazão ilegal estava causando prejuízos em algumas regiões do município.
O gerente regional da Embasa, Mateus Almeida explica que a operação ainda está em curso. “Ontem conseguimos encontrar e desativar essas cinco ligações e já verificamos um ganho na adução de água que vai para o tratamento. Fizemos o boletim de ocorrência na Delegacia de Brumado e um inquérito será aberto para se chegar aos autores desse crime. Vamos continuar essa operação até recuperar toda a vazão perdida com os furtos e, assim, garantir uma boa prestação do abastecimento de água para a população de Brumado”.
Bahia Noticias.