Semelhante à dúvida do que vem depois da crise, vem quais serão as chances de estabilidade em breve. Neste post, vamos abordar profissões em alta para o mundo pós-Covid, e responder às perguntas acima. Baseados nas vantagens obtidas na adoção dos modelos de trabalho vigentes na pandemia, vamos trazer o que veio para ficar mesmo depois da crise. Seja você é empregado ou empregador, confira abaixo as principais tendências!
Como o mercado corporativo pós-covid vai reagir?
Devido às adaptações promovidas pela pandemia, o mundo corporativo foi obrigado a repensar seu modelo de negócios. Em entrevista à revista Exame, Joana Story, professora de gestão na Fundação Getúlio Vargas apontou:
“Estamos lidando com uma questão global que tem impacto nas pessoas, e é preciso entender que os modelos de gestão são diferentes. Não se pode priorizar o lucro neste momento: o gestor deve pensar de forma mais ampla sobre as consequências e impactos sociais para resolver a crise.”
Tendências iniciadas no covid permaneceram ativas:
#1 Home Office
A vantagem do home office está na possibilidade de escolher seu local de trabalho, seja em casa, viajando ou em Coworkings. No mundo pós-covid, as pessoas estão mais habituadas à disciplina de trabalhar sozinhas e a fazerem o seu próprio horário. Na prática, com a manutenção da produtividade ou até sua melhora, as empresas tendem a oferecer a possibilidade do home office.
#2 Horário Flexível
Não raro, enquetes no LinkedIn apontam a preferência dos trabalhadores home office pela manutenção do regime, porém de forma híbrida. Isso permitirá horários mais flexíveis, evitará faltas e estresse gerado em emergências.
#3 Entrevistas de emprego de forma online
Imagina poder participar de entrevistas de emprego sem passar pela frustração de gastar com deslocamento, quando geralmente não se tem renda? A necessidade de seleção remota trouxe vários benefícios tanto para quem participa quanto para quem promove.
A empresa entrevistadora economiza em aluguel de espaço, energia, tempo da sua equipe, além de passar a imagem de flexível em sua cultura, o que atrai mais possibilidade de contratar verdadeiros talentos. Logo, o envio de brindes corporativos podem ficar mais viáveis, a fim de fortalecer sua marca.
Já a pessoa entrevistada ganha pontos em saúde emocional por prestar a entrevista em um lugar a sua escolha, economia, somada a maior oportunidade de contratação ao poder participar de várias entrevistas num só dia, sem gastos financeiros.

Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
5 profissões em alta para o mundo pós-covid
As profissões em alta após a pandemia já existiam, mas ganharam maior projeção para os currículos lattes dos profissionais. Isso devido à necessidade das pessoas em ficar mais tempo em casa e buscar renda extra, algo além da influência de aplicativos que prometem dinheiro em troca de cumprir tarefas.
#1 Farmacêuticos e pesquisadores
Responsáveis pela produção da vacina durante a pandemia, pesquisadores e farmacêuticos foram muito procurados para contratação. Contudo, mesmo após o Covid, a atenção para área da saúde e pesquisa continue com viés preventivo, bem como se espera a valorização dessa e demais profissões da área.
#2 Especialistas em e-commerce
O período pandêmico trouxe o hábito das compras online e a diminuição de compras no varejo físico. Para acompanhar as exigências do mercado consumidor ao comprar na internet, quem deseja abrir um e-commerce ou se manter firme no ramo, deve se atualizar. Nada melhor do que deixar o seu negócio nas mãos de especialistas com conhecimento em logística, controle de estoque, gerenciamento na cadeia de suprimentos, marketing e estratégias na implementação do seu negócio.
#3 Produtores de conteúdo
Onde tem público sedento por entretenimento e informação, tem demanda por conteúdo. Com a pandemia, houve a explosão do consumo de lives no início da pandemia, aumento da contratação de serviços de ‘streaming’ e pesquisas sobre os mais diversos assuntos, de forma escrita ou em áudio. E os responsáveis pelo sucesso do conteúdo se une em um time composto por Redatores e Editores. Agora a exigência dos consumidores nos quesitos qualidade, novidade e rapidez de postagem ou lançamento permanece. Ou seja, mais procura de profissionais qualificados na produção de conteúdo.
#4 Especialistas em marketing digital e SEO
Em consequência da demanda por conteúdo online, o marketing digital ganhou mais importância. A área mescla produção de conteúdo e tecnologia, ligada ao engajamento e estratégias de maior visibilidade online, como o domínio do SEO (Search Engine Optimization) – uma estratégia responsável por facilitar o ranqueamento do seu conteúdo na web.
#5 Customer Success
O Customer Success (Sucesso de Cliente) representa outro exemplo de adaptação de cargos tradicionais presenciais e virtuais, tais como recepcionistas. A intenção é migrar o suporte ao cliente através do atendimento remoto, além de mantê-lo conectado aos serviços/produtos oferecidos pela empresa. As principais funções são:
- Atendimento ao cliente;
- Negociação;
- Planejamento e estratégias focados na jornada do cliente;
- Central de atendimento.
Agora você já sabe quais são as profissões em alta no mundo pós-covid e como toda profissão com possibilidade de se tornar remota tende a ser flexibilizada, aproveite esse período de transição para acrescentar no seu currículo, confira o que podemos oferecer para você no guia educação!
Matéria: Paula Moraes/ Redatora Freelancer


Image by Mohamed Hassan from Pixabay


Imagem ilustrativa de Hans Braxmeier do Pixabay 
Imagem ilustrativa de Ray_Shrewsberry por Pixabay
Imagem de Alfred Derks por Pixabay
Image by Wokandapix from Pixabay
Imagem de Juraj Varga do Pixabay
Imagem de Radoan Tanvir do Pixabay
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Video
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Maria das Neves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem Ilustrativa de 4711018 por Pixabay
Foto: Reprodução/ Blog do Valente
Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia
Video
Foto: Renato Santana
Arquivo Pessoal
Foto: Victor Ferreira / EC Vitória
Divulgação
Imagem ilustrativa de Quang Nguyen vinh por Pixabay
Divulgação
Foto: Video - G1
Video
Foto: Antônio Augusto/ Secom/ TSE
Crédito da foto: @daniloandrefilmes @workvisuals-17
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil 
O fundo opera como um seguro para investimentos e depósitos no sistema bancário brasileiro. Caso uma instituição financeira seja encerrada, ele garante até R$ 250 mil investido, por cliente, em cada entidade.
Arquivo Pessoal
Foto: Fred Pontes
Foto: Divulgação
Foto: Wuiga Rubini/Ascom GovBa
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil 

Foto: Fred Pontes
Arquivo Pessoal
Internauta do Tribuna do Tribuna do Recôncavo
Video
Imagem de x3 por Pixabay
Imagem de Susanne Jutzeler, Schweiz, da Pixabay
Foto: Lucas Rosário/Ascom SecultBA
Foto: Reprodução/ Video
Foto: PC
Foto: Carolina Passo
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Otávio Santos
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Foto: Hillary Fonseca - Ascom CES-BA
Imagem de ExplorerBob por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de slightly_different por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: PC
Foto: Tatiana Azeviche Ascom SeturBA
Foto: PC
Foto: Fred Pontes
Imagem ilustrativa de jessicauchoas por Pixabay
Foto: Reprodução/ Video
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Bianca Fraga
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Imagem de
Foto: Luciano Almeida
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Gabriel Cunha
Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay
Imagem de Dariusz Sankowski por Pixabay
Imagem ilustrativa de naeim a por Pixabay
Eliene e Ditinho | Foto: Divulgação
Foto: Carol Sebastião
Foto: Tribuna do Recôncavo
Imagem de David Stephanus por Pixabay
Foto: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo
Foto: Luciano Almeida
Reprodução: Youtube Macaco Gordo
Imagem ilustrativa de Danny See Chuan Seng por Pixabay
Imagem de Elf-Moondance por Pixabay
Foto: Luciano Almeida
Image by Hilary Clark from Pixabay
Foto: Geraldo Carvalho
Imagem de Peter Kraayvanger por Pixabay
Foto: Claudio Lima
Foto: Fred Pontes
Foto: Cleomário Alves